A colheita de café 2024-2025 está ganhando ritmo no Brasil com seu pico previsto para junho e julho. Tanto o café robusta quanto o café arábica são importa
A colheita de café 2024-2025 está ganhando ritmo no Brasil com seu pico previsto para junho e julho. Tanto o café robusta quanto o café arábica são importantes produtos de exportação do país e o rendimento desta safra tem impacto direto na economia.
Neste ano, diversas variáveis impactaram as plantações de café nos principais estados produtores. Por isso, Laleska Moda, analista de Inteligência de Mercado da Hedgepoint, contou mais sobre as perspectivas de colheita e estimativas de exportação para esse ano.
Confira o que a profissional fala sobre a safra em andamento. Boa leitura!
O Brasil é um importante exportador de café no mundo, sendo o primeiro em café arábica e o segundo em robusta, conhecido localmente como conilon. Existem mais de 104 variações do grão no mundo, mas essas são as duas mais consumidas globalmente.
O estado de Minas Gerais é o maior produtor do café arábica, seguido por São Paulo e Espírito Santo. Já a produção do café robusta é liderada pelo estado do Espírito Santo, seguido pela Bahia. Entre os principais destinos internacionais desses grãos estão:
Nos últimos anos, houve um novo aumento na procura pelo café brasileiro. A analista de Inteligência de Mercado da Hedgepoint, Laleska Moda, conta que um déficit na produção do café robusta no Vietnã e na Indonésia, dois grandes nomes da exportação, trouxe uma nova demanda para o Brasil. Segundo ela, o primeiro teve uma redução significativa na área cultivada e o segundo sofreu com fenômenos climáticos que impactaram seu rendimento produtivo.
Esses fatores têm influenciado os valores do café no mercado. No final de 2023 e início de 2024, os preços dos produtos subiram devido à redução de oferta. Contudo, isso se mostrou como uma nova perspectiva para a exportação das safras brasileiras.
“Hoje o mercado externo é muito dependente dos cafés brasileiros. Porém, a oferta pode não acompanhar essa demanda tão alta”, comenta Laleska.
Essas informações podem ser verificadas também nos últimos dados levantados pela Hedgepoint sobre a oferta e a demanda dos cafés brasileiros:
Oferta & Demanda – Arábica – Brasil (M scs)
Oferta & Demanda – Conilon – Brasil (M scs)
Leia também:
A colheita brasileira de café 24/25 ainda está em andamento. Conforme afirma Moda, algumas variáveis naturais impactaram a safra brasileira deste ano, mas ainda é cedo para dados mais completos sobre seu rendimento.
O café robusta passou por um período climático conturbado nos últimos meses de 2023. As altas temperaturas no Espírito Santo levaram a uma grande seca na região. Contudo, o maior índice de chuvas em 2024 gerou uma recuperação parcial e melhorou as previsões para a safra.
“Por isso, ainda espera-se uma produção dentro da média para o café conilon, tanto no Espírito Santo quanto para a Bahia. Porém, é necessário atenção! Houve recentemente uma nova redução no rendimento das lavouras, especialmente no Espírito Santo, devido às chuvas irregulares nos últimos meses”, afirma Laleska.
Já para o café arábica, o clima não teve a mesma recuperação. As precipitações também foram abaixo do esperado durante o enchimento dos grãos em partes de Minas Gerais e São Paulo. Isso também pode comprometer o rendimento deste grão de café no país.
Fenômenos climáticos sempre tiveram efeito na produção de qualquer plantação agrícola. O La Niña é um exemplo disso. De acordo com Moda, a previsão é que esse evento tenha seus efeitos no café, mas não para essa temporada de produção.
Segundo a profissional, as mudanças no clima são esperadas apenas para o terceiro trimestre do ano, quando a colheita brasileira já estiver finalizada. Em países como o Vietnã, o El Niño ainda vai exercer influência nas plantações atuais, reduzindo as chuvas esperadas pelos produtores.
No Brasil, a expectativa é que os dias continuem mais quentes e secos durante o final da safra 24/25, mas também há o risco de que estas condições persistam até o início da temporada 25/26. Segundo Laleska, o tempo seco vai manter a qualidade do grão e o rendimento da colheita em andamento. Porém, também pode afetar negativamente o início da próxima temporada e o desenvolvimento dos próximos grãos.
Leia também:
Com a redução da produção do Vietnã e da Indonésia, o Brasil já tem exportado mais café do que antes. Em 2023, o país atingiu níveis recordes e as previsões para 2024 são ainda melhores. No último mês de abril o Brasil registrou um aumento de 53,3% na exportação do café se comparado com o mesmo período do ano passado.
Abaixo, também é possível verificar os índices de exportação de cada café brasileiro nos últimos meses. Os gráficos levantados pela Hedgepoint mostram um crescimento considerável, principalmente no café robusta:
Exportações de Conilon Verde – Brasil (‘000 scs)
Exportações de Arábica Verde – Brasil (M scs)
“Nesta temporada, os primeiros dados já indicam uma estimativa elevada de exportação, principalmente para o café robusta. Esse grão vai prover parte da demanda que não será suprida pelos dois países asiáticos”, confirma a analista de Inteligência de Mercado da Hedgepoint.
Conforme indicado por Moda, os números esperados são otimistas. Para o café arábica, é estimada uma exportação de 35.2 milhões de sacas com a safra 24/25. Já o café robusta pode gerar em torno de 10.5 milhões de sacas exportadas – um número que já supera o ano anterior.
A safra de café deste ano é delicada em relação à oferta e à demanda, principalmente no café robusta. Assim, espera-se que os preços continuem sustentáveis.
O Brasil continua como um grande player mundial nesta temporada. Por isso, é importante acompanhar todas as informações sobre o desenvolvimento da colheita para uma previsão segura dos preços do café.
Na Hedgepoint HUB, você acessa uma plataforma completa com cursos e conteúdos produzidos por quem trabalha com o hedge em café. Confira mais e tome decisões baseadas em dados e relatórios importantes para o seu negócio.
Este documento foi preparado pela Hedgepoint Global Markets LLC e suas afiliadas (“HPGM”) exclusivamente com fins informativos e instrucionais, não tendo o propósito de estabelecer obrigações ou compromissos à terceiros, nem a intenção de promover uma oferta, ou solicitação de oferta de compra ou venda de quaisquer valores mobiliários, futuros, opções, moedas e swap ou produtos de investimento. A Hedgepoint Commodities LLC (“HPC”), uma entidade de propriedade integral do HPGM, é uma Introducing Broker e um membro registrado do National Futures Association. A negociação de futuros, opções, moedas e swap envolve riscos significativos de perdas e pode não ser adequado para todos os investidores. Performance anterior não é necessariamente indicativo de resultados no futuro. Os clientes da Hedgepoint devem confiar em seu próprio julgamento independente e em consultores externos antes de entrar em qualquer transação que seja introduzida pela empresa. A HPGM e seus associados expressamente não se responsabiliza por qualquer uso das informações contidas neste documento que resulte direta ou indiretamente em danos ou prejuízos de qualquer tipo. Em caso de questionamentos não resolvidos por nossa equipe de atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), contate nosso canal de ombudsman interno (ombudsman@hedgepointglobal.com) ou 0800-878 8408/ouvidoria@hedgepointglobal.com (somente para clientes no Brasil).
Rua Funchal, 418, 18º andar - Vila Olímpia São Paulo, SP, Brasil
Contato
(00) 99999-8888 example@mail.com
Section
Home
O que Fazemos
Mercado
Quem Somos
HUB
Blog
Esta página foi preparada pela Hedgepoint Schweiz AG e suas afiliadas (“Hedgepoint”) exclusivamente para fins informativos e instrutivos, sem o objetivo de estabelecer obrigações ou compromissos com terceiros, nem de promover uma oferta ou solicitação de oferta de venda ou compra de quaisquer valores mobiliários, commodity interests ou produtos de investimento.
A Hedgepoint e suas associadas renunciam expressamente a qualquer uso das informações contidas neste documento que direta ou indiretamente resulte em danos ou prejuízos de qualquer natureza. As informações são obtidas de fontes que acreditamos serem confiáveis, mas não garantimos a atualidade ou precisão dessas informações.
O trading de commodity interests, como futuros, opções e swaps, envolve um risco substancial de perda e pode não ser adequado para todos os investidores. Você deve considerar cuidadosamente se esse tipo de negociação é adequado para você, levando em conta sua situação financeira. O desempenho passado não é necessariamente indicativo de resultados futuros. Os clientes devem confiar em seu próprio julgamento independente e/ou consultores antes de realizar qualquer transação.
A Hedgepoint não fornece consultoria jurídica, tributária ou contábil, sendo de sua responsabilidade buscar essas orientações separadamente.
A Hedgepoint Schweiz AG está organizada, constituída e existente sob as leis da Suíça, é afiliada à ARIF, a Associação Romande des Intermédiaires Financiers, que é uma Organização de Autorregulação autorizada pela FINMA. A Hedgepoint Commodities LLC está organizada, constituída e existente sob as leis dos Estados Unidos, sendo autorizada e regulada pela Commodity Futures Trading Commission (CFTC) e é membro da National Futures Association (NFA), atuando como Introducing Broker e Commodity Trading Advisor. A Hedgepoint Global Markets Limited é regulada pela Dubai Financial Services Authority. O conteúdo é direcionado a Clientes Profissionais e não a Clientes de Varejo. A Hedgepoint Global Markets PTE. Ltd está organizada, constituída e existente sob as leis de Singapura, isenta de obter uma licença de serviços financeiros conforme o Segundo Anexo do Securities and Futures (Licensing and Conduct of Business) Act, pela Monetary Authority of Singapore (MAS). A Hedgepoint Global Markets DTVM Ltda. é autorizada e regulada no Brasil pelo Banco Central do Brasil (BCB) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Hedgepoint Serviços Ltda. está organizada, constituída e existente sob as leis do Brasil. A Hedgepoint Global Markets S.A. está organizada, constituída e existente sob as leis do Uruguai.
Em caso de dúvidas não resolvidas no primeiro contato com o atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com o canal de ouvidoria interna (ombudsman@hedgepointglobal.com – global ou ouvidoria@hedgepointglobal.com – apenas Brasil) ou ligue para 0800-8788408 (apenas Brasil).
Integridade, ética e transparência são valores que guiam nossa cultura. Para fortalecer ainda mais nossas práticas, a Hedgepoint possui um canal de denúncias para colaboradores e terceiros via e-mail ethicline@hedgepointglobal.com ou pelo formulário Ethic Line – Hedgepoint Global Markets.
Nota de segurança: Todos os contatos com clientes e parceiros são realizados exclusivamente por meio do nosso domínio @hedgepointglobal.com. Não aceite informações, boletos, extratos ou solicitações de outros domínios e preste atenção especial a variações em letras ou grafias, pois podem indicar uma situação fraudulenta.
“Hedgepoint” e o logotipo “Hedgepoint” são marcas de uso exclusivo da Hedgepoint e/ou de suas afiliadas. O uso ou reprodução é proibido, a menos que expressamente autorizado pela HedgePoint.
Além disso, o uso de outras marcas neste documento foi autorizado apenas para fins de identificação. Isso, portanto, não implica quaisquer direitos da HedgePoint sobre essas marcas ou implica endosso, associação ou aprovação pelos proprietários dessas marcas com a Hedgepoint ou suas afiliadas.
aA Hedgepoint Global Markets é correspondente cambial do Ebury Banco de Câmbio, de acordo com a resolução CMN Nº 4.935, DE 29 DE JULHO DE 2021, Artigo 14 do Banco Central do Brasil (BACEN).
Para mais informações sobre nosso parceiro, serviços disponíveis, atendimento e ouvidoria, acesse o link a seguir: https://br.ebury.com/