O algodão é uma das culturas mais importantes do mundo, principalmente para a indústria da moda, produção de roupas e outros bens manufaturados. Por sua ad
O algodão é uma das culturas mais importantes do mundo, principalmente para a indústria da moda, produção de roupas e outros bens manufaturados. Por sua adaptabilidade, ele pode ser cultivado em diversas regiões, sendo responsável por uma grande quantidade de empregos em todo o mundo.
A produção da commodity é um sistema complexo que envolve muitos estágios, desde o plantio até a colheita e processamento do produto final. Esse método gera empregos em todas as etapas, desde os agricultores até os fabricantes de roupas.
O algodão é cultivado em mais de 100 países em todo o mundo e é uma cultura de exportação em muitos deles. Com uma produção global anual superior a 25 milhões de toneladas, em média, o mercado de algodão gera milhões de dólares em receita anualmente, o que mostra a sua importância para o mercado financeiro global.
Nesse post, falaremos um pouco mais sobre o cenário atual do mercado de algodão e suas perspectivas para o futuro.
O principal diferencial do algodão em relação a outras commodities agrícolas é não ser um alimento. Enquanto os grãos, açúcar, café e outros cultivados na terra são utilizados majoritariamente na indústria alimentícia, o algodão tem como principal destino a indústria têxtil e farmacêutica.
O algodão é considerado uma soft commodity junto com café, açúcar, cacau e FCOJ, mas ao contrário das outras soft commodities, é uma cultura em linha. Na maioria das áreas onde ele é cultivado, compete anualmente por área com milho, trigo, soja e outros.
A semente do algodão pode ser consumida por alguns animais como proteína e transformada em óleo usado para fritar alimentos. O caroço da planta é o subproduto do processo de descaroçamento, no qual o fiapo/fibra é separado do caroço.
O principal produto desse processo, no entanto, é o fiapo, que é consumido na indústria global de fiação. Depois que o algodão é transformado em fio, ele é tricotado ou vira tecido. Da indústria têxtil, saem cortados e costurados em roupas ou peças têxteis para o lar (lençóis, fronhas, cortinas, material para sofás e etc).
Assim, o algodão é um produto agrícola que é utilizado industrialmente. Dentro da cadeia têxtil global, ele compete principalmente com fibras artificiais, como poliéster ou náilon.
Os principais players mundiais de algodão são a China, a Índia, os Estados Unidos e o Brasil. Os Estados Unidos desempenham um papel muito significativo no mercado global de algodão, pois abrigam o contrato futuro de referência, conhecido como ICE #2.
Ao contrário de algumas outras soft commodities, como café e açúcar, o contrato ICE #2 é apenas um contrato de entrega de algodão nos EUA. Isso significa que a convergência do contrato ICE #2 é o preço dos EUA. A China e a Índia também adotaram esse formato de contratos futuros, mas são utilizados apenas localmente.
Tanto a China quanto a Índia são grandes produtores e consumidores de algodão cru. Enquanto outros países produzem algodão, mas possuem indústrias têxteis que consomem parte ou toda a sua produção local e acabam ficando a parte do mercado global.
Já como exportadores, podemos destacar o Brasil e Estados Unidos, que também são consumidores. Outros, são quase exclusivamente exportadores: são eles Austrália, Grécia, Espanha, Argentina e Paraguai.
Além disso, existem vários condados na África Ocidental que produzem e exportam algodão. Eles são referidos como WAF e incluem Benin, Burkina Faso, Camarões, República Centro-Africana, Chade, Costa do Marfim, Mali, Níger, Senegal e Togo.
Após um ano muito volátil para o mercado de algodão, em 2022, os preços recentemente estão bastante fracos. O mercado está parado desde o final de outubro de 2022. No entanto, com um balanço comercial muito apertado nos EUA, o potencial para outro movimento de alta é real. Recentemente, na metade do ano comercial de 22/23, os suprimentos dos Estados Unidos estavam cerca de 90% comprometidos.
Para além dos números, é importante atentar que este mercado precisa estar atento a novas práticas sustentáveis e aos produtos sintéticos que surgem para suprir a demanda e buscando alternativas para preservar o meio ambiente.
Com tantos aspectos influenciando diretamente no mercado de algodão, é imprescindível contar com um planejamento que dê segurança e mais previsibilidade para o futuro dos negócios.
Utilizar a estratégia de hedge é uma ótima opção disponível para evitar surpresas desagradáveis na programação financeira de quem trabalha na cadeia de commodities.
A hEDGEpoint alia o conhecimento de especialistas, que entendem o campo e suas inúmeras variáveis, com produtos de gestão de risco por meio de tecnologias e atendimento personalizado para oferecer sempre a melhor experiência em operações de futuros.
Entre em contato comigo ou com o nosso time de especialistas clicando aqui.
Rua Funchal, 418, 18º andar - Vila Olímpia São Paulo, SP, Brasil
Contato
(00) 99999-8888 example@mail.com
Section
Home
O que Fazemos
Mercado
Quem Somos
HUB
Blog
Esta página foi preparada pela Hedgepoint Schweiz AG e suas afiliadas (“Hedgepoint”) exclusivamente para fins informativos e instrutivos, sem o objetivo de estabelecer obrigações ou compromissos com terceiros, nem de promover uma oferta ou solicitação de oferta de venda ou compra de quaisquer valores mobiliários, commodity interests ou produtos de investimento.
A Hedgepoint e suas associadas renunciam expressamente a qualquer uso das informações contidas neste documento que direta ou indiretamente resulte em danos ou prejuízos de qualquer natureza. As informações são obtidas de fontes que acreditamos serem confiáveis, mas não garantimos a atualidade ou precisão dessas informações.
O trading de commodity interests, como futuros, opções e swaps, envolve um risco substancial de perda e pode não ser adequado para todos os investidores. Você deve considerar cuidadosamente se esse tipo de negociação é adequado para você, levando em conta sua situação financeira. O desempenho passado não é necessariamente indicativo de resultados futuros. Os clientes devem confiar em seu próprio julgamento independente e/ou consultores antes de realizar qualquer transação.
A Hedgepoint não fornece consultoria jurídica, tributária ou contábil, sendo de sua responsabilidade buscar essas orientações separadamente.
A Hedgepoint Schweiz AG está organizada, constituída e existente sob as leis da Suíça, é afiliada à ARIF, a Associação Romande des Intermédiaires Financiers, que é uma Organização de Autorregulação autorizada pela FINMA. A Hedgepoint Commodities LLC está organizada, constituída e existente sob as leis dos Estados Unidos, sendo autorizada e regulada pela Commodity Futures Trading Commission (CFTC) e é membro da National Futures Association (NFA), atuando como Introducing Broker e Commodity Trading Advisor. A Hedgepoint Global Markets Limited é regulada pela Dubai Financial Services Authority. O conteúdo é direcionado a Clientes Profissionais e não a Clientes de Varejo. A Hedgepoint Global Markets PTE. Ltd está organizada, constituída e existente sob as leis de Singapura, isenta de obter uma licença de serviços financeiros conforme o Segundo Anexo do Securities and Futures (Licensing and Conduct of Business) Act, pela Monetary Authority of Singapore (MAS). A Hedgepoint Global Markets DTVM Ltda. é autorizada e regulada no Brasil pelo Banco Central do Brasil (BCB) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Hedgepoint Serviços Ltda. está organizada, constituída e existente sob as leis do Brasil. A Hedgepoint Global Markets S.A. está organizada, constituída e existente sob as leis do Uruguai.
Em caso de dúvidas não resolvidas no primeiro contato com o atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com o canal de ouvidoria interna (ombudsman@hedgepointglobal.com – global ou ouvidoria@hedgepointglobal.com – apenas Brasil) ou ligue para 0800-8788408 (apenas Brasil).
Integridade, ética e transparência são valores que guiam nossa cultura. Para fortalecer ainda mais nossas práticas, a Hedgepoint possui um canal de denúncias para colaboradores e terceiros via e-mail ethicline@hedgepointglobal.com ou pelo formulário Ethic Line – Hedgepoint Global Markets.
Nota de segurança: Todos os contatos com clientes e parceiros são realizados exclusivamente por meio do nosso domínio @hedgepointglobal.com. Não aceite informações, boletos, extratos ou solicitações de outros domínios e preste atenção especial a variações em letras ou grafias, pois podem indicar uma situação fraudulenta.
“Hedgepoint” e o logotipo “Hedgepoint” são marcas de uso exclusivo da Hedgepoint e/ou de suas afiliadas. O uso ou reprodução é proibido, a menos que expressamente autorizado pela HedgePoint.
Além disso, o uso de outras marcas neste documento foi autorizado apenas para fins de identificação. Isso, portanto, não implica quaisquer direitos da HedgePoint sobre essas marcas ou implica endosso, associação ou aprovação pelos proprietários dessas marcas com a Hedgepoint ou suas afiliadas.
aA Hedgepoint Global Markets é correspondente cambial do Ebury Banco de Câmbio, de acordo com a resolução CMN Nº 4.935, DE 29 DE JULHO DE 2021, Artigo 14 do Banco Central do Brasil (BACEN).
Para mais informações sobre nosso parceiro, serviços disponíveis, atendimento e ouvidoria, acesse o link a seguir: https://br.ebury.com/