A estimativa de produção da safra de grãos 2023/2024 no Brasil é de recorde histórico. O país é protagonista na garantia da segurança alimentar a nível mun
A estimativa de produção da safra de grãos 2023/2024 no Brasil é de recorde histórico. O país é protagonista na garantia da segurança alimentar a nível mundial, com destaque para a produção de commodities como soja e milho.
As previsões não surpreendem: o agronegócio brasileiro demonstra potencial para alcançar números cada vez mais elevados, realizando investimentos que aprimoram a produtividade. Mas, quais são os possíveis desdobramentos deste cenário para o mercado local e global?
Convidamos Pedro Schicchi, Analista de Grãos e Oleaginosas da hEDGEpoint, para falar sobre o assunto. Continue a leitura e descubra!
A perspectiva de produção recorde de grãos no Brasil para o ciclo 23/24 está ligada à alta produção da soja. A projeção inicial do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) aponta o número de 163 milhões de toneladas produzidas em solo brasileiro, aumento de aproximadamente 7 milhões em comparação à temporada anterior.
No caso da soja, o USDA indica cerca de 96 milhões de toneladas exportadas, crescimento de 2,7% em relação ao ciclo passado. Pedro Schicchi pondera que a produção global de soja é bastante concentrada em três países: “Brasil, Argentina e Estados Unidos somam cerca de 80% da produção mundial. Se eles conseguirem um bom desempenho, há grande chance de produção recorde no planeta”.
A expectativa de aumento da produção também se relaciona à previsão de melhora da produtividade em regiões como o Rio Grande do Sul, consideravelmente afetado por estiagens oriundas do La Niña na safra 22/23. Com o El Niño em curso, os produtores gaúchos costumam ter condições favoráveis. Porém, o fenômeno tende a ser ligeiramente negativo para os estados do Centro-Norte.
Nos gráficos abaixo, você confere a evolução da produção de soja e da demanda global, a partir da safra 13/14.
Fonte: USDA
Fonte: USDA
A análise da hEDGEpoint Global Markets estima a próxima safra brasileira de milho em 133 milhões de toneladas, levemente abaixo do recorde de 133,2 milhões de toneladas de 2022/23, cuja colheita está entrando na reta final.
Schicchi pontua que a produção mundial de milho é menos concentrada do que a de soja.
“Os três maiores produtores são Estados Unidos, China e Brasil. Juntos, somam uma média de 65% da produção total. A China tem um peso muito relevante, com a maior parte do milho destinado ao consumo interno”, explica.
As expectativas de produção de milho são menos favoráveis devido a aspectos econômicos e menor otimismo em relação ao rendimento para os produtores. Em relação às exportações, o USDA estima 55 milhões de toneladas de milho brasileiro com destino para o mercado internacional.
Em anos de superávit da produção de grãos como a soja, os preços geralmente são mais baixos, o que ajuda o consumidor e diminui a inflação. Além disso, a demanda não tem acompanhado o mesmo ritmo de crescimento da produção, o que afeta as receitas dos produtores:
“Assim, poderá haver queda nos preços, já que a oferta estará maior do que a demanda. Muita soja precisará de armazenamento”, elucida Schicchi.
Na sequência, você confere o balanço global de produção de milho e soja comparado ao ritmo de consumo.
Fonte: USDA
Fonte: USDA
A soja e o milho são essenciais para a ração animal, sendo base também para a fabricação de biocombustível. Grande parte da soja é destinada à alimentação do rebanho suíno da China, por exemplo. Porém, o país chinês está com excesso de oferta de carnes:
“Isso diminui as perspectivas de crescimento no futuro, já que não há por que produzir muito mais suínos. Além disso, apesar da tendência de aumento populacional – que impulsiona o consumo de carnes -, a demanda por ração no país cresce menos que a produção global, podendo causar a redução de preços de commodities como soja e milho no mercado externo”, argumenta o Analista de Grãos e Oleaginosas da hEDGEpoint.
No gráfico, você observa que devido ao volume de abates, o preço de carne suína está baixo, enquanto o de grãos permanece relativamente alto, mantendo a margem pressionada.
Fonte: hEDGEpoint, JCI, USDA, Refinitiv
Fonte: hEDGEpoint, JCI, Refinitiv
Para a safra 23/24 de grãos, as margens de lucro dos produtores estão mais apertadas, devido ao excesso de oferta que não vem acompanhando o mesmo aumento da demanda, o que provoca preços mais baixos e menor poder de compra para o produtor.
“Os custos estão mais baixos, mas os preços também. Os preços das mercadorias caíram mais do que os de insumos. Por isso, as margens de lucro estão mais apertadas para a safra de grãos 23/24. Nesta situação, prevê-se uma taxa de crescimento menor das áreas plantadas”, esclarece Schicchi.
Nos gráficos abaixo, você confere as estimativas da análise da hEDGEpoint Global Markets, sinalizando área, rendimento e produção da soja e do milho para a safra 23/24.
Fonte: Conab, Hedgepoint
Fonte: Conab, Hedgepoint
Como podemos perceber, há potencial de crescimento da área para a soja, embora não tão alto em relação a outros anos. O índice de produtividade é moderado a favorável. Se o Centro-Oeste obtiver bons resultados, esses números podem ser aumentados. Para o milho, espera-se produção em níveis semelhantes a 22/23, com leve crescimento da área.
Quando as margens dos produtores estão mais apertadas, o papel da gestão de riscos se evidencia. Além disso, as possíveis consequências do El Niño contribuem para intensificar a chance de melhores (ou piores) resultados em determinadas regiões.
Neste contexto, movimentos de mercado podem afetar os lucros com maior intensidade. Realizar a gestão de risco se torna indispensável para proteger os negócios da volatilidade. A hEDGEpoint oferece produtos de hedge sofisticados, aliados à inteligência de mercado e a dados valiosos.
Fale com um profissional da hEDGEpoint para saber mais.
Rua Funchal, 418, 18º andar - Vila Olímpia São Paulo, SP, Brasil
Contato
(00) 99999-8888 example@mail.com
Section
Home
O que Fazemos
Mercado
Quem Somos
HUB
Blog
Esta página foi preparada pela Hedgepoint Schweiz AG e suas afiliadas (“Hedgepoint”) exclusivamente para fins informativos e instrutivos, sem o objetivo de estabelecer obrigações ou compromissos com terceiros, nem de promover uma oferta ou solicitação de oferta de venda ou compra de quaisquer valores mobiliários, commodity interests ou produtos de investimento.
A Hedgepoint e suas associadas renunciam expressamente a qualquer uso das informações contidas neste documento que direta ou indiretamente resulte em danos ou prejuízos de qualquer natureza. As informações são obtidas de fontes que acreditamos serem confiáveis, mas não garantimos a atualidade ou precisão dessas informações.
O trading de commodity interests, como futuros, opções e swaps, envolve um risco substancial de perda e pode não ser adequado para todos os investidores. Você deve considerar cuidadosamente se esse tipo de negociação é adequado para você, levando em conta sua situação financeira. O desempenho passado não é necessariamente indicativo de resultados futuros. Os clientes devem confiar em seu próprio julgamento independente e/ou consultores antes de realizar qualquer transação.
A Hedgepoint não fornece consultoria jurídica, tributária ou contábil, sendo de sua responsabilidade buscar essas orientações separadamente.
A Hedgepoint Schweiz AG está organizada, constituída e existente sob as leis da Suíça, é afiliada à ARIF, a Associação Romande des Intermédiaires Financiers, que é uma Organização de Autorregulação autorizada pela FINMA. A Hedgepoint Commodities LLC está organizada, constituída e existente sob as leis dos Estados Unidos, sendo autorizada e regulada pela Commodity Futures Trading Commission (CFTC) e é membro da National Futures Association (NFA), atuando como Introducing Broker e Commodity Trading Advisor. A Hedgepoint Global Markets Limited é regulada pela Dubai Financial Services Authority. O conteúdo é direcionado a Clientes Profissionais e não a Clientes de Varejo. A Hedgepoint Global Markets PTE. Ltd está organizada, constituída e existente sob as leis de Singapura, isenta de obter uma licença de serviços financeiros conforme o Segundo Anexo do Securities and Futures (Licensing and Conduct of Business) Act, pela Monetary Authority of Singapore (MAS). A Hedgepoint Global Markets DTVM Ltda. é autorizada e regulada no Brasil pelo Banco Central do Brasil (BCB) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Hedgepoint Serviços Ltda. está organizada, constituída e existente sob as leis do Brasil. A Hedgepoint Global Markets S.A. está organizada, constituída e existente sob as leis do Uruguai.
Em caso de dúvidas não resolvidas no primeiro contato com o atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com o canal de ouvidoria interna (ombudsman@hedgepointglobal.com – global ou ouvidoria@hedgepointglobal.com – apenas Brasil) ou ligue para 0800-8788408 (apenas Brasil).
Integridade, ética e transparência são valores que guiam nossa cultura. Para fortalecer ainda mais nossas práticas, a Hedgepoint possui um canal de denúncias para colaboradores e terceiros via e-mail ethicline@hedgepointglobal.com ou pelo formulário Ethic Line – Hedgepoint Global Markets.
Nota de segurança: Todos os contatos com clientes e parceiros são realizados exclusivamente por meio do nosso domínio @hedgepointglobal.com. Não aceite informações, boletos, extratos ou solicitações de outros domínios e preste atenção especial a variações em letras ou grafias, pois podem indicar uma situação fraudulenta.
“Hedgepoint” e o logotipo “Hedgepoint” são marcas de uso exclusivo da Hedgepoint e/ou de suas afiliadas. O uso ou reprodução é proibido, a menos que expressamente autorizado pela HedgePoint.
Além disso, o uso de outras marcas neste documento foi autorizado apenas para fins de identificação. Isso, portanto, não implica quaisquer direitos da HedgePoint sobre essas marcas ou implica endosso, associação ou aprovação pelos proprietários dessas marcas com a Hedgepoint ou suas afiliadas.
aA Hedgepoint Global Markets é correspondente cambial do Ebury Banco de Câmbio, de acordo com a resolução CMN Nº 4.935, DE 29 DE JULHO DE 2021, Artigo 14 do Banco Central do Brasil (BACEN).
Para mais informações sobre nosso parceiro, serviços disponíveis, atendimento e ouvidoria, acesse o link a seguir: https://br.ebury.com/