As commodities são parte significativa da economia mundial. Algumas delas, como as agrícolas e de energia, têm seus preços definidos em bolsa, influenciado
As commodities são parte significativa da economia mundial. Algumas delas, como as agrícolas e de energia, têm seus preços definidos em bolsa, influenciados pela oferta e demanda mundial. As negociações de compra e venda, entre outras, podem ser negociadas em diversos tipos de mercados, e é isso que veremos abaixo.
Toda a cadeia econômica envolvida no mercado de commodities têm seus negócios expostos a oscilações. Eventos imprevisíveis, macroeconômicos e climáticos podem causar um grande aumento de preços de insumos, por exemplo. São muitas as variáveis, mas não é mais preciso ficar à mercê delas.
Por ser um mercado tão volátil, é comum o uso de estratégias de hedge, que funcionam como um “seguro”, podendo ser usado em qualquer etapa da cadeia do agronegócio ou de energia. Ele atua fixando os preços de commodities reduzindo a chance de prejuízos e assim, gerenciando os riscos. Mas não há apenas uma forma de fazer isso. Há diferentes mercados em que se pode negociar commodities. Nesse post, vamos falar um pouco sobre essas opções e a atuação da hEDGEpoint neles.
Atualmente, os tipos de negociações mais presentes no mercado de commodities são compra e venda spot, compra e venda a termo, long e short basis (acompanhado de hedge das commodities e da moeda), Frame e Barter.
Entre as alternativas de negociação está aquela que deu origem e que ainda é muito comum. É o mercado físico. Nele, as commodities podem ser negociadas diretamente entre compradores e vendedores, através de cooperativas, revendas, cerealistas, via corretores e outros formatos.
Já o hedge é uma ferramenta que ajuda a minimizar os riscos. Ele é feito por meio de uma conta de futuros e/ou OTC (sigla para Over the counter, ou “sobre o balcão”, chamado no Brasil de Mercado de Balcão), através de uma corretora, banco ou agente financeiro devidamente autorizado pelas entidades locais.
Nesse modelo, é realizado um contrato em que o preço da commodity é travada, podendo ser escolhido o momento em que o preço estiver mais conveniente para quem está realizando a compra ou a venda.
Mercado físico: é todo aquele em que o produto é trocado por um valor monetário. A principal característica é o imediatismo. A negociação é feita na hora, o comprador sai com o produto e o vendedor com o dinheiro. Porém, se o preço subir, o vendedor perde a chance de fazer uma venda melhor. Para o comprador, no entanto, se o preço cair, poderia ter economizado ou comprado mais pelo mesmo valor.
Mercado a termo: nele a negociação é feita a partir de uma “promessa” de compra ou venda, com data futura e preços pré-estabelecidos. Apesar de tudo ser determinado antes, a transação de fato ocorre no momento da entrega do produto e/ou sua liquidação. Como um exemplo desse mercado poderíamos citar o mercado de juros futuros ou de FX.
Mercado de futuros: é uma evolução do mercado à termo. Funciona de maneira parecida ao mercado a termo, com a diferença de que no mercado a termo, o comprador não pode vender a obrigação adquirida. Já no mercado de futuros, o comprador/vendedor pode cumprir o contrato ou, pode transferir a obrigação adquirida, para outro participante do mercado. No mercado de futuros a bolsa é que especifica a data e local de entrega .
Cada contrato negociado no mercado futuro tem um lote mínimo e padronizado, que é a quantidade mínima a ser negociada de um determinado ativo. Quando um participante adquire um contrato futuro, o hedger garante um preço máximo de compra e o vendedor um preço mínimo de venda.
Todos os contratos seguem um determinado padrão estabelecido pela bolsa dando clareza e transparência no que estão negociando.
OTC: no Brasil, a sigla Over the Counter é também chamada de Mercado de Balcão. É onde são negociados títulos que não têm registro na bolsa de valores. O modelo também é utilizado pela hEDGEpoint através do Mercado de Opções, onde o que se negocia são os direitos de compra e venda de um ativo, como acontece no mercado de bolsa de futuros.
Nesse formato, é possível proteger as negociações de preços desfavoráveis, como também aproveitar a valorização dos preços além do pré-estabelecido entre as partes.
Para fazer hedge, utilizamos, na hEDGEpoint o Mercado de Futuros, de Opções e OTC. Enfatizamos aqui a importância de entender o mercado financeiro e o de commodities (agrícolas ou de energia, dependendo da sua atuação) para ter os melhores resultados.
Como mencionamos anteriormente, essas operações exigem alto conhecimento do mercado financeiro. No caso da hEDGEpoint, os especialistas contam não só com essa expertise, mas também em commodities específicas agrícolas e de energia.
A hEDGEpoint é uma empresa de gerenciamento de risco de commodities que utiliza todas as ferramentas financeiras para proteger o produtor, consumidor, comprador, vendedor e outros agentes do mercado da oscilação de preços. Para oferecer esses produtos, são utilizadas ferramentas tecnologias e inteligência de mercado para basear as tomadas de decisões em fundamentos de mercado.
A equipe é altamente qualificada e têm o conhecimento necessário para poder mapear tendências futuras entregando, assim, as melhores previsões.
A hEDGEpoint está presente globalmente, sempre preparada para atender a qualquer momento e em qualquer lugar. Entre em contato com um especialista para saber mais sobre como utilizar este instrumento a favor dos seus negócios.
Rua Funchal, 418, 18º andar - Vila Olímpia São Paulo, SP, Brasil
Contato
(00) 99999-8888 example@mail.com
Section
Home
O que Fazemos
Mercado
Quem Somos
HUB
Blog
Esta página foi preparada pela Hedgepoint Schweiz AG e suas afiliadas (“Hedgepoint”) exclusivamente para fins informativos e instrutivos, sem o objetivo de estabelecer obrigações ou compromissos com terceiros, nem de promover uma oferta ou solicitação de oferta de venda ou compra de quaisquer valores mobiliários, commodity interests ou produtos de investimento.
A Hedgepoint e suas associadas renunciam expressamente a qualquer uso das informações contidas neste documento que direta ou indiretamente resulte em danos ou prejuízos de qualquer natureza. As informações são obtidas de fontes que acreditamos serem confiáveis, mas não garantimos a atualidade ou precisão dessas informações.
O trading de commodity interests, como futuros, opções e swaps, envolve um risco substancial de perda e pode não ser adequado para todos os investidores. Você deve considerar cuidadosamente se esse tipo de negociação é adequado para você, levando em conta sua situação financeira. O desempenho passado não é necessariamente indicativo de resultados futuros. Os clientes devem confiar em seu próprio julgamento independente e/ou consultores antes de realizar qualquer transação.
A Hedgepoint não fornece consultoria jurídica, tributária ou contábil, sendo de sua responsabilidade buscar essas orientações separadamente.
A Hedgepoint Schweiz AG está organizada, constituída e existente sob as leis da Suíça, é afiliada à ARIF, a Associação Romande des Intermédiaires Financiers, que é uma Organização de Autorregulação autorizada pela FINMA. A Hedgepoint Commodities LLC está organizada, constituída e existente sob as leis dos Estados Unidos, sendo autorizada e regulada pela Commodity Futures Trading Commission (CFTC) e é membro da National Futures Association (NFA), atuando como Introducing Broker e Commodity Trading Advisor. A Hedgepoint Global Markets Limited é regulada pela Dubai Financial Services Authority. O conteúdo é direcionado a Clientes Profissionais e não a Clientes de Varejo. A Hedgepoint Global Markets PTE. Ltd está organizada, constituída e existente sob as leis de Singapura, isenta de obter uma licença de serviços financeiros conforme o Segundo Anexo do Securities and Futures (Licensing and Conduct of Business) Act, pela Monetary Authority of Singapore (MAS). A Hedgepoint Global Markets DTVM Ltda. é autorizada e regulada no Brasil pelo Banco Central do Brasil (BCB) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Hedgepoint Serviços Ltda. está organizada, constituída e existente sob as leis do Brasil. A Hedgepoint Global Markets S.A. está organizada, constituída e existente sob as leis do Uruguai.
Em caso de dúvidas não resolvidas no primeiro contato com o atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com o canal de ouvidoria interna (ombudsman@hedgepointglobal.com – global ou ouvidoria@hedgepointglobal.com – apenas Brasil) ou ligue para 0800-8788408 (apenas Brasil).
Integridade, ética e transparência são valores que guiam nossa cultura. Para fortalecer ainda mais nossas práticas, a Hedgepoint possui um canal de denúncias para colaboradores e terceiros via e-mail ethicline@hedgepointglobal.com ou pelo formulário Ethic Line – Hedgepoint Global Markets.
Nota de segurança: Todos os contatos com clientes e parceiros são realizados exclusivamente por meio do nosso domínio @hedgepointglobal.com. Não aceite informações, boletos, extratos ou solicitações de outros domínios e preste atenção especial a variações em letras ou grafias, pois podem indicar uma situação fraudulenta.
“Hedgepoint” e o logotipo “Hedgepoint” são marcas de uso exclusivo da Hedgepoint e/ou de suas afiliadas. O uso ou reprodução é proibido, a menos que expressamente autorizado pela HedgePoint.
Além disso, o uso de outras marcas neste documento foi autorizado apenas para fins de identificação. Isso, portanto, não implica quaisquer direitos da HedgePoint sobre essas marcas ou implica endosso, associação ou aprovação pelos proprietários dessas marcas com a Hedgepoint ou suas afiliadas.
aA Hedgepoint Global Markets é correspondente cambial do Ebury Banco de Câmbio, de acordo com a resolução CMN Nº 4.935, DE 29 DE JULHO DE 2021, Artigo 14 do Banco Central do Brasil (BACEN).
Para mais informações sobre nosso parceiro, serviços disponíveis, atendimento e ouvidoria, acesse o link a seguir: https://br.ebury.com/