A semana de 12 a 16 foi muito positiva para a maioria dos ativos de risco, já que os investidores receberam bem uma pausa no ciclo de aumento das taxas do
A semana de 12 a 16 foi muito positiva para a maioria dos ativos de risco, já que os investidores receberam bem uma pausa no ciclo de aumento das taxas do Fed. Enquanto o S&P 500 atingiu os níveis mais altos desde abril de 2022 (logo depois que o Fed começou a aumentar as taxas), o Bloomberg Commodity Index subiu mais de 5%.
Embora a confirmação da pausa do Fed seja certamente um fator fundamental positivo para as commodities, o otimismo observado nos mercados provavelmente não durará muito tempo. O “gráfico de pontos” divulgado pelo Fed após a reunião de 14 de junho mostra que a autoridade monetária pode agir de forma mais agressiva nas próximas reuniões de política monetária.
E mesmo que o novo gráfico de pontos não seja colocado em prática – como entendemos que não será – há muitas preocupações sobre a desaceleração do crescimento econômico nos EUA e em outras grandes economias, o que deve reduzir o otimismo em relação aos preços das commodities nas próximas semanas.
Talvez esse seja o gráfico de dispersão mais intensamente examinado nos mercados financeiros globais. Desde janeiro de 2012, o Federal Reserve tem cativado consistentemente os analistas com suas atualizações trimestrais do famoso “gráfico de pontos”, que evoluiu para a previsão não oficial da política monetária do banco central dos Estados Unidos, independentemente das intenções do Fed.
Além disso, o gráfico de pontos serve como um indicador valioso de divergência dentro do comitê de formulação de políticas do Fed, embora seu significado muitas vezes seja tão enigmático quanto vital.
O gráfico representa as estimativas para o nível ideal da Fed Funds Rate, que é a taxa de juros de curto prazo sob o controle do Federal Reserve. Cada membro do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), responsável pela determinação das taxas de juros, coloca um ponto indicando sua percepção do ponto médio da taxa para os próximos três anos e para o longo prazo.
Apesar de manter as taxas estáveis em 5%-5,25%, o gráfico de pontos revisado transmitiu uma mensagem nitidamente hawkish: não apenas a mediana das estimativas, mas também a maioria do comitê prevê um mínimo de dois aumentos adicionais de 25 pontos-base nas taxas no ano corrente.
Se esse cenário do gráfico de pontos for de fato concretizado, teremos um cenário de baixa para as commodities, pois as taxas dos EUA ficarão mais altas por mais tempo – provavelmente reduzindo o posicionamento dos especuladores e enfraquecendo ainda mais a economia americana.
Mas nossa opinião é que o Fed está jogando com as expectativas no gráfico de pontos. Se o mercado “comprar” um Fed mais hawkish no futuro, ele ajustará suas expectativas de inflação, o que pode levar a números de inflação mais baixos no futuro. Com isso, talvez não seja necessário aumentar as taxas.
Nossa opinião é que o Fed não fará dois aumentos este ano – talvez nem mesmo um seja necessário. Embora o CPI permaneça acima da meta de 2% do Fed, ele está caindo constantemente, e o PPI está mostrando o mesmo comportamento.
Além do cenário deflacionário, a economia dos EUA não está mostrando grandes sinais de força. Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego permanecem nos níveis mais altos desde outubro de 2021 e, após um aumento em abril, a produção industrial caiu novamente em maio. Não podemos esquecer que a UE já está em uma recessão técnica e com uma inflação que não é tão controlada quanto a dos EUA, portanto, os aumentos esperados das taxas do BCE são muito mais certos.
Portanto, o quadro das principais economias ocidentais continua mostrando um cenário de menor crescimento econômico no futuro, o que provavelmente terá impacto sobre os preços das commodities cíclicas nos próximos meses. Para os mercados de câmbio, tudo depende se o Fed vai cumprir seu gráfico de pontos. Como esperamos que não, o aumento do diferencial de rendimento deve continuar fortalecendo o euro e a fraqueza do dólar provavelmente apoiará as moedas dos países emergentes.
Rua Funchal, 418, 18º andar - Vila Olímpia São Paulo, SP, Brasil
Contato
(00) 99999-8888 example@mail.com
Section
Home
O que Fazemos
Mercado
Quem Somos
HUB
Blog
Esta página foi preparada pela Hedgepoint Schweiz AG e suas afiliadas (“Hedgepoint”) exclusivamente para fins informativos e instrutivos, sem o objetivo de estabelecer obrigações ou compromissos com terceiros, nem de promover uma oferta ou solicitação de oferta de venda ou compra de quaisquer valores mobiliários, commodity interests ou produtos de investimento.
A Hedgepoint e suas associadas renunciam expressamente a qualquer uso das informações contidas neste documento que direta ou indiretamente resulte em danos ou prejuízos de qualquer natureza. As informações são obtidas de fontes que acreditamos serem confiáveis, mas não garantimos a atualidade ou precisão dessas informações.
O trading de commodity interests, como futuros, opções e swaps, envolve um risco substancial de perda e pode não ser adequado para todos os investidores. Você deve considerar cuidadosamente se esse tipo de negociação é adequado para você, levando em conta sua situação financeira. O desempenho passado não é necessariamente indicativo de resultados futuros. Os clientes devem confiar em seu próprio julgamento independente e/ou consultores antes de realizar qualquer transação.
A Hedgepoint não fornece consultoria jurídica, tributária ou contábil, sendo de sua responsabilidade buscar essas orientações separadamente.
A Hedgepoint Schweiz AG está organizada, constituída e existente sob as leis da Suíça, é afiliada à ARIF, a Associação Romande des Intermédiaires Financiers, que é uma Organização de Autorregulação autorizada pela FINMA. A Hedgepoint Commodities LLC está organizada, constituída e existente sob as leis dos Estados Unidos, sendo autorizada e regulada pela Commodity Futures Trading Commission (CFTC) e é membro da National Futures Association (NFA), atuando como Introducing Broker e Commodity Trading Advisor. A Hedgepoint Global Markets Limited é regulada pela Dubai Financial Services Authority. O conteúdo é direcionado a Clientes Profissionais e não a Clientes de Varejo. A Hedgepoint Global Markets PTE. Ltd está organizada, constituída e existente sob as leis de Singapura, isenta de obter uma licença de serviços financeiros conforme o Segundo Anexo do Securities and Futures (Licensing and Conduct of Business) Act, pela Monetary Authority of Singapore (MAS). A Hedgepoint Global Markets DTVM Ltda. é autorizada e regulada no Brasil pelo Banco Central do Brasil (BCB) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Hedgepoint Serviços Ltda. está organizada, constituída e existente sob as leis do Brasil. A Hedgepoint Global Markets S.A. está organizada, constituída e existente sob as leis do Uruguai.
Em caso de dúvidas não resolvidas no primeiro contato com o atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com o canal de ouvidoria interna (ombudsman@hedgepointglobal.com – global ou ouvidoria@hedgepointglobal.com – apenas Brasil) ou ligue para 0800-8788408 (apenas Brasil).
Integridade, ética e transparência são valores que guiam nossa cultura. Para fortalecer ainda mais nossas práticas, a Hedgepoint possui um canal de denúncias para colaboradores e terceiros via e-mail ethicline@hedgepointglobal.com ou pelo formulário Ethic Line – Hedgepoint Global Markets.
Nota de segurança: Todos os contatos com clientes e parceiros são realizados exclusivamente por meio do nosso domínio @hedgepointglobal.com. Não aceite informações, boletos, extratos ou solicitações de outros domínios e preste atenção especial a variações em letras ou grafias, pois podem indicar uma situação fraudulenta.
“Hedgepoint” e o logotipo “Hedgepoint” são marcas de uso exclusivo da Hedgepoint e/ou de suas afiliadas. O uso ou reprodução é proibido, a menos que expressamente autorizado pela HedgePoint.
Além disso, o uso de outras marcas neste documento foi autorizado apenas para fins de identificação. Isso, portanto, não implica quaisquer direitos da HedgePoint sobre essas marcas ou implica endosso, associação ou aprovação pelos proprietários dessas marcas com a Hedgepoint ou suas afiliadas.
aA Hedgepoint Global Markets é correspondente cambial do Ebury Banco de Câmbio, de acordo com a resolução CMN Nº 4.935, DE 29 DE JULHO DE 2021, Artigo 14 do Banco Central do Brasil (BACEN).
Para mais informações sobre nosso parceiro, serviços disponíveis, atendimento e ouvidoria, acesse o link a seguir: https://br.ebury.com/