O conflito na Ucrânia completou 2 anos desde o seu início, em fevereiro de 2022. A invasão da Rússia no território ucraniano trouxe consequências significa
O conflito na Ucrânia completou 2 anos desde o seu início, em fevereiro de 2022. A invasão da Rússia no território ucraniano trouxe consequências significativas para o mercado de commodities.
Entre os desdobramentos, houve mudanças significativas no fluxo global de diversos produtos agrícolas. O mundo experenciou uma interrupção no abastecimento logo após a invasão, e a União Europeia precisou estabelecer rotas alternativas de transporte no Mar Negro.
Neste conteúdo exclusivo, apresentamos para você todo o panorama após 2 anos do conflito. Destacamos os pontos mais importantes a partir do nosso webinar “Ukraine conflict and commodity markets: two years later”, apresentado por Chris Trant, Head de Agricultura da hEDGEpoint nos Estados Unidos.
Boa leitura!
O conflito da Ucrânia trouxe impactos importantes para a agricultura do país. Entre eles, pontuamos os seguintes dados obtidos em pesquisa da FAO (Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas, tradução da sigla em inglês):
Porém, nas últimas temporadas, o clima favorável amenizou os efeitos negativos do conflito na produção do país e contribuiu para bons rendimentos. Outras duas movimentações também foram importantes nesta recuperação:
Leia mais:
Com o conflito, as sanções ocidentais afetaram a economia russa. Consequentemente, o país conquistou menores excedentes da balança comercial. De modo geral, as exportações agrícolas da Rússia não foram impactadas significativamente pelo conflito.
O recorde produtivo do país levou a níveis muito altos de exportação de trigo. A Rússia também contempla uma vantagem para continuar a exportar o seu trigo com preços baratos: a maioria dos seus principais importadores são aliados geopolíticos, como Egito e Turquia.
Exportações de trigo acumuladas da Rússia (M mt)
Apesar de todos os desafios impostos com os 2 anos do conflito, a participação do Mar Negro no total das exportações globais de grãos e sementes oleaginosas tem aumentado.
Em relação aos preços, mesmo com desafios logísticos, o valor FOB da Ucrânia é um dos mais baixos do mundo. Simultaneamente, a grande produção de trigo russo se manteve extremamente competitivo no mercado.
Com a passagem de grãos pelo Mar Negro, a Ucrânia conseguiu exportar mais. Mas, recentemente, o país superou os números obtidos durante o período em que o Corredor de Grãos vigorou.
Exportação agrícola da Ucrânia via portos (M mt)
Apesar do forte choque inicial na oferta e nos preços, os mercados globais de commodities se reequilibraram. As rotas comerciais, anteriormente impensáveis, tornaram-se uma realidade.
Após dois anos do conflito, evidencia-se que as exportações por meio do Mar Negro ganharam uma relevância crescente. De 8,1 mil milhões de pessoas no planeta, 2,5 mil milhões dependem do trigo originário do Mar Negro.
Contudo, devido à redução das exportações de milho da Ucrânia, o papel do Mar Negro deverá diminuir neste ano. Em especial, com menores importações da China, que hoje importa a commodity majoritariamente do Brasil e dos Estados Unidos.
A relação estoque/consumo mundial de trigo é a mais restrita desde 13/14. Quase todos os principais países produtores apresentaram safras menores em relação ao ano anterior, o que causou um equilíbrio global apertado.
Nos próximos meses, o fluxo comercial continuará em destaque no mundo, já que a colheita de trigo na região começa no início do segundo semestre. No entanto, há alguns indicadores de outra grande colheita na Rússia, com clima favorável.
Por sua vez, a Ucrânia, em termos de produção, deverá ter outra safra ligeiramente acima da marca de 20 milhões de toneladas.
Leia também:
Para que você entenda os principais acontecimentos desencadeados com o conflito na Ucrânia, organizamos abaixo uma linha do tempo. Confira!
Como você percebeu, o mercado de commodities é volátil. Sujeito às flutuações de oferta e demanda desencadeadas por questões como conflitos geopolíticos, torna-se imprescindível contar com o gerenciamento de riscos.
Ao utilizar produtos de hedge sofisticados, os players deste setor conseguem se proteger da volatilidade. Na hEDGEpoint, aliamos inteligência de mercado, com relatórios atualizados, às ferramentas de hedge que auxiliam toda a cadeia de commodities agrícolas e energéticas.
Nesse sentido, oferecemos o hEDGEpoint HUB, nossa plataforma educativa e adaptada para diferentes níveis de conhecimento. Com um time global, analisamos profundamente todos os aspectos que podem influenciar o mercado de commodities.
Inscreva-se no hEDGEpoint HUB e tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos!
Rua Funchal, 418, 18º andar - Vila Olímpia São Paulo, SP, Brasil
Contato
(00) 99999-8888 example@mail.com
Section
Home
O que Fazemos
Mercado
Quem Somos
HUB
Blog
Esta página foi preparada pela Hedgepoint Schweiz AG e suas afiliadas (“Hedgepoint”) exclusivamente para fins informativos e instrutivos, sem o objetivo de estabelecer obrigações ou compromissos com terceiros, nem de promover uma oferta ou solicitação de oferta de venda ou compra de quaisquer valores mobiliários, commodity interests ou produtos de investimento.
A Hedgepoint e suas associadas renunciam expressamente a qualquer uso das informações contidas neste documento que direta ou indiretamente resulte em danos ou prejuízos de qualquer natureza. As informações são obtidas de fontes que acreditamos serem confiáveis, mas não garantimos a atualidade ou precisão dessas informações.
O trading de commodity interests, como futuros, opções e swaps, envolve um risco substancial de perda e pode não ser adequado para todos os investidores. Você deve considerar cuidadosamente se esse tipo de negociação é adequado para você, levando em conta sua situação financeira. O desempenho passado não é necessariamente indicativo de resultados futuros. Os clientes devem confiar em seu próprio julgamento independente e/ou consultores antes de realizar qualquer transação.
A Hedgepoint não fornece consultoria jurídica, tributária ou contábil, sendo de sua responsabilidade buscar essas orientações separadamente.
A Hedgepoint Schweiz AG está organizada, constituída e existente sob as leis da Suíça, é afiliada à ARIF, a Associação Romande des Intermédiaires Financiers, que é uma Organização de Autorregulação autorizada pela FINMA. A Hedgepoint Commodities LLC está organizada, constituída e existente sob as leis dos Estados Unidos, sendo autorizada e regulada pela Commodity Futures Trading Commission (CFTC) e é membro da National Futures Association (NFA), atuando como Introducing Broker e Commodity Trading Advisor. A Hedgepoint Global Markets Limited é regulada pela Dubai Financial Services Authority. O conteúdo é direcionado a Clientes Profissionais e não a Clientes de Varejo. A Hedgepoint Global Markets PTE. Ltd está organizada, constituída e existente sob as leis de Singapura, isenta de obter uma licença de serviços financeiros conforme o Segundo Anexo do Securities and Futures (Licensing and Conduct of Business) Act, pela Monetary Authority of Singapore (MAS). A Hedgepoint Global Markets DTVM Ltda. é autorizada e regulada no Brasil pelo Banco Central do Brasil (BCB) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Hedgepoint Serviços Ltda. está organizada, constituída e existente sob as leis do Brasil. A Hedgepoint Global Markets S.A. está organizada, constituída e existente sob as leis do Uruguai.
Em caso de dúvidas não resolvidas no primeiro contato com o atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com o canal de ouvidoria interna (ombudsman@hedgepointglobal.com – global ou ouvidoria@hedgepointglobal.com – apenas Brasil) ou ligue para 0800-8788408 (apenas Brasil).
Integridade, ética e transparência são valores que guiam nossa cultura. Para fortalecer ainda mais nossas práticas, a Hedgepoint possui um canal de denúncias para colaboradores e terceiros via e-mail ethicline@hedgepointglobal.com ou pelo formulário Ethic Line – Hedgepoint Global Markets.
Nota de segurança: Todos os contatos com clientes e parceiros são realizados exclusivamente por meio do nosso domínio @hedgepointglobal.com. Não aceite informações, boletos, extratos ou solicitações de outros domínios e preste atenção especial a variações em letras ou grafias, pois podem indicar uma situação fraudulenta.
“Hedgepoint” e o logotipo “Hedgepoint” são marcas de uso exclusivo da Hedgepoint e/ou de suas afiliadas. O uso ou reprodução é proibido, a menos que expressamente autorizado pela HedgePoint.
Além disso, o uso de outras marcas neste documento foi autorizado apenas para fins de identificação. Isso, portanto, não implica quaisquer direitos da HedgePoint sobre essas marcas ou implica endosso, associação ou aprovação pelos proprietários dessas marcas com a Hedgepoint ou suas afiliadas.
aA Hedgepoint Global Markets é correspondente cambial do Ebury Banco de Câmbio, de acordo com a resolução CMN Nº 4.935, DE 29 DE JULHO DE 2021, Artigo 14 do Banco Central do Brasil (BACEN).
Para mais informações sobre nosso parceiro, serviços disponíveis, atendimento e ouvidoria, acesse o link a seguir: https://br.ebury.com/