Hoje, vamos esclarecer o que são os derivativos agrícolas. Para isso, precisamos pensar na origem da própria palavra: derivativo está associado à derivação
Hoje, vamos esclarecer o que são os derivativos agrícolas. Para isso, precisamos pensar na origem da própria palavra: derivativo está associado à derivação, ou seja, algo que é formado a partir de outra coisa.
Portanto, os derivativos agrícolas se referem à família dos instrumentos financeiros em que são realizadas negociações com liquidez futura e cujo preços derivam do mercado físico dos seus respectivos produtos agrícolas. Sendo assim, através de operações de hedge, eles possibilitam a gestão de riscos relacionados ao valor de diversos ativos agrícolas, como por exemplo, de commodities tais como café, soja, milho e açúcar.
Neste texto, você irá entender o que são os derivativos agrícolas, quais os principais tipos e como atuam na gestão de riscos do mercado de commodities.
Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!
Para entender o que são os derivativos agrícolas, precisamos compreender primeiro o que são as commodities agrícolas. As commodities são mercadorias que se originam em diversas atividades, como a agropecuária, e comercializadas em estado bruto ou com pequeno grau de industrialização.
Via de regra, a produção é em larga escala e destinada ao comércio exterior. Os preços são determinados por oferta e demanda internacional da economia. Por isso, os produtores e as indústrias não têm controle sobre as flutuações de preço das commodities. É neste contexto que surge a importância do uso de derivativos.
Para você entender perfeitamente, vamos usar um exemplo bem prático. Imagine que o senhor João, produtor de milho, começa a plantação. Depois de todo o ciclo, ele colheu e contratou uma cooperativa para negociar o preço da saca. Após concluir a operação, ele entrega o milho para a cooperativa e recebe o pagamento combinado.
O derivativo agrícola funciona quase da mesma forma. A diferença é que, com o seu uso, o senhor João poderá fixar o preço do milho antes de negociar o produto físico. Para isso, ele deve vender um contrato de derivativo na bolsa ou então fechar um contrato para entrega futura. Neste contrato, precisa constar a data em que ele entregará a quantidade de milho e qual o valor acordado.
A trava de preço realizada pelo senhor João é uma operação financeira chamada hedge. Para realizá-la, uma das opções é recorrer ao uso de derivativos agrícolas, essenciais para assegurar que a negociação vai realmente acontecer.
Então, os derivativos agrícolas funcionam como contratos, cuja referência é um produto agrícola no mercado físico. Atuam, assim, para garantir a proteção contra as oscilações de preço desses produtos.
Existem três tipos principais de derivativos:
Os derivativos habitualmente são negociados por intermédio de uma bolsa de valores, que define as regras para negociação destes contratos e estabelece os preços de referência de acordo com a oferta e demanda.
Para realizar a compra ou venda de contratos diretamente em bolsas de valores, é preciso que compradores e vendedores sejam aprovados em um processo burocrático. Isso torna essas bolsas por vezes inacessíveis para negociadores de pequeno e médio porte.
Por isso, nem todas as negociações de derivativos ocorrem em bolsas: muitas delas acontecem no mercado de balcão, também chamado de OTC (da sigla em inglês, Over the Counter). Essa expressão remete à época em que títulos financeiros eram negociados em balcões das bolsas e corretoras.
No mercado OTC, as negociações oferecem menos burocracia e podem ser adaptadas às necessidades dos negociadores. Assim, há maior flexibilidade nos prazos e volumes negociados. A maior vantagem aqui é a possibilidade de negociação de ativos e derivativos que não estão habilitados para negociação na bolsa de valores, o que torna os custos mais baixos e possibilita linhas de financiamento.
Podemos dizer que os derivativos são ferramentas importantes na gestão de riscos. Quem negocia derivativos não necessariamente está comprando o produto ou ativo em si, mas realiza um contrato de transação que confere direitos relativos às oscilações de preço sobre esses ativos.
Por isso, os derivativos agrícolas são usados para eliminar ou diminuir as apreensões com relação aos preços no mercado, promovendo a tranquilidade para o negociador. Os comercializadores de commodities são tomadores de preços que buscam mecanismos capazes de eliminar ou reduzir os riscos oriundos das variações futuras de preços.
Dentro desse cenário, os derivativos agrícolas têm algumas finalidades básicas, destacando-se:
Se você atua no setor de commodities, sabe como esse mercado pode ser volátil. É imprescindível contar com o uso de derivativos para garantir mais proteção aos seus negócios.
Na hEDGEpoint, oferecemos ferramentas de hedge para diversas commodities. Combinamos tecnologia, inteligência de mercado e insights que capacitam os clientes para avaliar os riscos e decidir as melhores estratégias para os seus negócios.
Entre em contato conosco para saber como utilizar esse instrumento a favor dos seus negócios. Fale com um profissional da hEDGEpoint.
Rua Funchal, 418, 18º andar - Vila Olímpia São Paulo, SP, Brasil
Contato
(00) 99999-8888 example@mail.com
Section
Home
O que Fazemos
Mercado
Quem Somos
HUB
Blog
Esta página foi preparada pela Hedgepoint Schweiz AG e suas afiliadas (“Hedgepoint”) exclusivamente para fins informativos e instrutivos, sem o objetivo de estabelecer obrigações ou compromissos com terceiros, nem de promover uma oferta ou solicitação de oferta de venda ou compra de quaisquer valores mobiliários, commodity interests ou produtos de investimento.
A Hedgepoint e suas associadas renunciam expressamente a qualquer uso das informações contidas neste documento que direta ou indiretamente resulte em danos ou prejuízos de qualquer natureza. As informações são obtidas de fontes que acreditamos serem confiáveis, mas não garantimos a atualidade ou precisão dessas informações.
O trading de commodity interests, como futuros, opções e swaps, envolve um risco substancial de perda e pode não ser adequado para todos os investidores. Você deve considerar cuidadosamente se esse tipo de negociação é adequado para você, levando em conta sua situação financeira. O desempenho passado não é necessariamente indicativo de resultados futuros. Os clientes devem confiar em seu próprio julgamento independente e/ou consultores antes de realizar qualquer transação.
A Hedgepoint não fornece consultoria jurídica, tributária ou contábil, sendo de sua responsabilidade buscar essas orientações separadamente.
A Hedgepoint Schweiz AG está organizada, constituída e existente sob as leis da Suíça, é afiliada à ARIF, a Associação Romande des Intermédiaires Financiers, que é uma Organização de Autorregulação autorizada pela FINMA. A Hedgepoint Commodities LLC está organizada, constituída e existente sob as leis dos Estados Unidos, sendo autorizada e regulada pela Commodity Futures Trading Commission (CFTC) e é membro da National Futures Association (NFA), atuando como Introducing Broker e Commodity Trading Advisor. A Hedgepoint Global Markets Limited é regulada pela Dubai Financial Services Authority. O conteúdo é direcionado a Clientes Profissionais e não a Clientes de Varejo. A Hedgepoint Global Markets PTE. Ltd está organizada, constituída e existente sob as leis de Singapura, isenta de obter uma licença de serviços financeiros conforme o Segundo Anexo do Securities and Futures (Licensing and Conduct of Business) Act, pela Monetary Authority of Singapore (MAS). A Hedgepoint Global Markets DTVM Ltda. é autorizada e regulada no Brasil pelo Banco Central do Brasil (BCB) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Hedgepoint Serviços Ltda. está organizada, constituída e existente sob as leis do Brasil. A Hedgepoint Global Markets S.A. está organizada, constituída e existente sob as leis do Uruguai.
Em caso de dúvidas não resolvidas no primeiro contato com o atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com o canal de ouvidoria interna (ombudsman@hedgepointglobal.com – global ou ouvidoria@hedgepointglobal.com – apenas Brasil) ou ligue para 0800-8788408 (apenas Brasil).
Integridade, ética e transparência são valores que guiam nossa cultura. Para fortalecer ainda mais nossas práticas, a Hedgepoint possui um canal de denúncias para colaboradores e terceiros via e-mail ethicline@hedgepointglobal.com ou pelo formulário Ethic Line – Hedgepoint Global Markets.
Nota de segurança: Todos os contatos com clientes e parceiros são realizados exclusivamente por meio do nosso domínio @hedgepointglobal.com. Não aceite informações, boletos, extratos ou solicitações de outros domínios e preste atenção especial a variações em letras ou grafias, pois podem indicar uma situação fraudulenta.
“Hedgepoint” e o logotipo “Hedgepoint” são marcas de uso exclusivo da Hedgepoint e/ou de suas afiliadas. O uso ou reprodução é proibido, a menos que expressamente autorizado pela HedgePoint.
Além disso, o uso de outras marcas neste documento foi autorizado apenas para fins de identificação. Isso, portanto, não implica quaisquer direitos da HedgePoint sobre essas marcas ou implica endosso, associação ou aprovação pelos proprietários dessas marcas com a Hedgepoint ou suas afiliadas.
aA Hedgepoint Global Markets é correspondente cambial do Ebury Banco de Câmbio, de acordo com a resolução CMN Nº 4.935, DE 29 DE JULHO DE 2021, Artigo 14 do Banco Central do Brasil (BACEN).
Para mais informações sobre nosso parceiro, serviços disponíveis, atendimento e ouvidoria, acesse o link a seguir: https://br.ebury.com/