Quais as diferenças entre call e put? Essa é uma pergunta realizada até mesmo pelos negociadores mais experientes. Esses dois termos integram o mercado de
Quais as diferenças entre call e put? Essa é uma pergunta realizada até mesmo pelos negociadores mais experientes.
Esses dois termos integram o mercado de opções e ambos são instrumentos financeiros do grupo dos derivativos negociados na bolsa e no mercado de balcão. Através deles, confere-se o direito de comprar ou vender determinado ativo físico ou financeiro.
Assim sendo, uma opção dá ao titular (comprador) o direito de exercê-la, mas não a obrigação. Já o lançador da opção (vendedor) possui a obrigação de cumprir com o exercício caso o titular deseje realizá-lo. Essa é a grande distinção em relação ao mercado futuro e a termo, nos quais o titular é obrigado a comprar ou vender o ativo subjacente.
Quer entender como as opções call e put funcionam na prática? Em seguida, confira:
Acompanhe a leitura para saber!
Call são as opções de compra, tipo de derivativos comercializados no mundo todo. É um título que dá o direito ao comprador de comprar certo ativo a um preço pré-determinado (strike), em uma data futura (expiração).
Podem ser realizadas duas operações com essa ferramenta: a compra e a venda de call. Abaixo, explicamos cada uma delas.
Vamos começar pensando do ponto de vista do comprador de commodities, como por exemplo, uma indústria de óleo de soja que necessita adquirir soja. As opções call permitem uma proteção efetiva contra possíveis altas dos preços em relação às cotações internacionais da soja.
Ao comprar uma call, o titular garante o direito de comprar a soja a um preço pré-determinado, denominado “strike”. Caso a cotação da soja seja maior do que o strike no momento da expiração da opção, o seu titular pode exercê-la e garantir a compra no strike da sua opção. Ou seja, a um nível menor do que a cotação atual.
Dessa maneira, a compra de call possibilita a proteção e a obtenção de lucro em contextos em que há alta do preço do ativo subjacente. Outra vantagem da compra de call é que não há necessidade de depósitos de margem. Paga-se no início da operação somente o prêmio, referente ao preço da compra da opção.
A compra de uma opção call permite o ajuste financeiro positivo para o seu detentor conforme a cotação do ativo subjacente aumenta. Isso acontece porque se parte da ideia de que o exercício irá ocorrer no preço estipulado anteriormente.
Para auferir o lucro na expiração da opção em um cenário no qual o ativo se valoriza, basta que o titular exerça a opção. Ele estará comprando o ativo subjacente a um preço mais barato, estabelecido no contrato da opção. Assim, pode-se vender o ativo pelo preço mais caro praticado no mercado.
Caso o ativo desvalorize até a expiração da opção, não faz sentido exercê-la pelo preço definido na opção, mas sim comprar o ativo pelo preço de mercado (mais baixo). Nesta situação, a opção não é exercida, e o detentor perde o valor que pagou pelo seu prêmio.
Negociadores que vendem call têm a perspectiva de que, no vencimento, o ativo se desvalorize o suficiente para que o preço esteja abaixo do valor de exercício.
Com isso, a opção perde valor, já que para o seu comprador não faz sentido exercê-la. Neste caso, o vendedor irá auferir o lucro máximo da operação que é dado pelo prêmio. Se o ativo se valorizar no momento do vencimento, o vendedor da call terá de vender o ativo pelo preço de exercício.
É comum que, em situações de tendência de baixa de ativos, traders e especuladores executam a venda de opções de compra. Dessa forma, eles buscam obter como lucro no vencimento o prêmio pago recebido na venda das calls.
Leia também:
Put são as opções de venda. Em outras palavras, é o título que dá ao seu comprador o direito de vender algum ativo a um preço pré-determinado, em uma data futura. Assim como nas opções de compra, é possível comprar ou vender put. Abaixo, explicamos cada uma delas.
Vamos agora pensar no ponto de vista de um vendedor de commodities, como um produtor agrícola. Ao utilizar esse derivativo, ele consegue proteger o valor da sua mercadoria contra possíveis quedas nas cotações internacionais.
Ao comprar uma put, o titular garante o direito de vender o ativo subjacente a um preço pré-determinado (strike). Caso a cotação desse ativo seja menor do que o strike no momento da expiração da opção, o seu titular pode exercê-la. Assim, garante a venda no strike da sua opção, ou seja, a um nível maior do que a cotação atual.
Dessa maneira, ele pode obter lucro em cenários de queda do preço do ativo. Assim como na call, nas opções put, não há necessidade do depósito de margem. Paga-se também somente o prêmio da opção.
Ao comprar uma put, o negociador ganha o direito de venda do ativo objeto no futuro. Logo, permite-se um ajuste financeiro positivo à medida que a cotação do ativo diminui. Importante: deve-se sempre ter em mente que a venda ocorrerá no preço de exercício estabelecido.
Por outro lado, se o ativo valorizar, não faz sentido para o detentor da put vender pelo preço estabelecido na opção, mas sim pelo valor de mercado que agora está mais alto que seu strike. Nesta situação, a opção não é exercida e perde seu valor. O produtor, então, perde o valor pago no prêmio.
Negociadores que vendem uma put sempre têm a visão de que, no vencimento, o ativo irá valorizar o suficiente a ponto de não ser atrativo para os compradores exercerem as puts.
Neste caso, o vendedor irá auferir o lucro máximo da operação, que é o prêmio no qual recebeu na venda da opção no início da operação. Mas, se o ativo se desvalorizar no vencimento, o vendedor terá a obrigação de comprá-lo pelo preço de exercício.
Para que você entenda perfeitamente as diferenças entre call e put, nós elaboramos uma tabela que resume os principais pontos. Confira:
Entender as diferenças entre call e put é essencial para a gestão de riscos no mercado de commodities. Assim, é possível proteger preços da volatilidade, o que contribui para a tomada de decisões.
A hEDGEpoint atua com conhecimento de todos os instrumentos de hedge em commodities. Aliamos tecnologia, insights e análises de dados para aplicar as ferramentas de gestão de risco.
Na nossa plataforma exclusiva, você encontra cursos do básico ao avançado para entender detalhadamente sobre esses instrumentos.
Acesse o hEDGEpoint HUB para saber mais!
Rua Funchal, 418, 18º andar - Vila Olímpia São Paulo, SP, Brasil
Contato
(00) 99999-8888 example@mail.com
Section
Home
O que Fazemos
Mercado
Quem Somos
HUB
Blog
Esta página foi preparada pela Hedgepoint Schweiz AG e suas afiliadas (“Hedgepoint”) exclusivamente para fins informativos e instrutivos, sem o objetivo de estabelecer obrigações ou compromissos com terceiros, nem de promover uma oferta ou solicitação de oferta de venda ou compra de quaisquer valores mobiliários, commodity interests ou produtos de investimento.
A Hedgepoint e suas associadas renunciam expressamente a qualquer uso das informações contidas neste documento que direta ou indiretamente resulte em danos ou prejuízos de qualquer natureza. As informações são obtidas de fontes que acreditamos serem confiáveis, mas não garantimos a atualidade ou precisão dessas informações.
O trading de commodity interests, como futuros, opções e swaps, envolve um risco substancial de perda e pode não ser adequado para todos os investidores. Você deve considerar cuidadosamente se esse tipo de negociação é adequado para você, levando em conta sua situação financeira. O desempenho passado não é necessariamente indicativo de resultados futuros. Os clientes devem confiar em seu próprio julgamento independente e/ou consultores antes de realizar qualquer transação.
A Hedgepoint não fornece consultoria jurídica, tributária ou contábil, sendo de sua responsabilidade buscar essas orientações separadamente.
A Hedgepoint Schweiz AG está organizada, constituída e existente sob as leis da Suíça, é afiliada à ARIF, a Associação Romande des Intermédiaires Financiers, que é uma Organização de Autorregulação autorizada pela FINMA. A Hedgepoint Commodities LLC está organizada, constituída e existente sob as leis dos Estados Unidos, sendo autorizada e regulada pela Commodity Futures Trading Commission (CFTC) e é membro da National Futures Association (NFA), atuando como Introducing Broker e Commodity Trading Advisor. A Hedgepoint Global Markets Limited é regulada pela Dubai Financial Services Authority. O conteúdo é direcionado a Clientes Profissionais e não a Clientes de Varejo. A Hedgepoint Global Markets PTE. Ltd está organizada, constituída e existente sob as leis de Singapura, isenta de obter uma licença de serviços financeiros conforme o Segundo Anexo do Securities and Futures (Licensing and Conduct of Business) Act, pela Monetary Authority of Singapore (MAS). A Hedgepoint Global Markets DTVM Ltda. é autorizada e regulada no Brasil pelo Banco Central do Brasil (BCB) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Hedgepoint Serviços Ltda. está organizada, constituída e existente sob as leis do Brasil. A Hedgepoint Global Markets S.A. está organizada, constituída e existente sob as leis do Uruguai.
Em caso de dúvidas não resolvidas no primeiro contato com o atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com o canal de ouvidoria interna (ombudsman@hedgepointglobal.com – global ou ouvidoria@hedgepointglobal.com – apenas Brasil) ou ligue para 0800-8788408 (apenas Brasil).
Integridade, ética e transparência são valores que guiam nossa cultura. Para fortalecer ainda mais nossas práticas, a Hedgepoint possui um canal de denúncias para colaboradores e terceiros via e-mail ethicline@hedgepointglobal.com ou pelo formulário Ethic Line – Hedgepoint Global Markets.
Nota de segurança: Todos os contatos com clientes e parceiros são realizados exclusivamente por meio do nosso domínio @hedgepointglobal.com. Não aceite informações, boletos, extratos ou solicitações de outros domínios e preste atenção especial a variações em letras ou grafias, pois podem indicar uma situação fraudulenta.
“Hedgepoint” e o logotipo “Hedgepoint” são marcas de uso exclusivo da Hedgepoint e/ou de suas afiliadas. O uso ou reprodução é proibido, a menos que expressamente autorizado pela HedgePoint.
Além disso, o uso de outras marcas neste documento foi autorizado apenas para fins de identificação. Isso, portanto, não implica quaisquer direitos da HedgePoint sobre essas marcas ou implica endosso, associação ou aprovação pelos proprietários dessas marcas com a Hedgepoint ou suas afiliadas.
aA Hedgepoint Global Markets é correspondente cambial do Ebury Banco de Câmbio, de acordo com a resolução CMN Nº 4.935, DE 29 DE JULHO DE 2021, Artigo 14 do Banco Central do Brasil (BACEN).
Para mais informações sobre nosso parceiro, serviços disponíveis, atendimento e ouvidoria, acesse o link a seguir: https://br.ebury.com/