Quando falamos sobre o mercado global de commodities, normalmente os países citados são os mesmos: Brasil, Estados Unidos e China, principalmente. Mas ao o
Quando falamos sobre o mercado global de commodities, normalmente os países citados são os mesmos: Brasil, Estados Unidos e China, principalmente. Mas ao olhar para algumas commodities específicas, como petróleo e gás natural, a região do Oriente Médio é considerada um player dominante.
A realidade é que a região está se fortalecendo cada vez mais. Muitos acontecimentos recentes têm levado o Oriente Médio a protagonizar conversas sobre o assunto. O mercado está em constante mudança e, sendo assim, é natural que ocorra a descentralização de algum setor da economia.
Nesse caso, poderíamos até chamar de “centralização”. Isso porque estar no centro tem sido um dos motivos para os Emirados Árabes estarem no jogo, conforme abordaremos no próximo tópico.
A principal vantagem para os EAU em relação não apenas ao mercado de commodities, mas ao mundo dos negócios, com certeza está na sua localização estratégica.
Estando no Oriente Médio, o país tem a facilidade de estar localizado no “meio do caminho”. É um bom local para se posicionar tanto em relação aos hemisférios Norte e Sul quanto na referência ao Oriente e Ocidente.
Essa posição oferece facilidades em alguns fatores. É o caso do fuso horário. O Horário do Golfo (GST) é quatro horas adiantado em relação ao Tempo Universal Coordenado, a referência mundial. Assim, é possível conversar com importantes parceiros comerciais de diferentes continentes sem grandes ajustes na agenda.
Se estamos falando em localização estratégica, é claro que a posição geográfica também é uma vantagem. O país está perto de grandes potências como a China e a Índia, se olharmos para o Sul, e Rússia e Ucrânia, no Norte. Também é relativamente próximo da Europa. Para as Américas, pode até estar mais distante, mas ainda assim fica no meio do caminho logisticamente falando.
Apesar de estarmos falando aqui sobre o mercado de commodities, é importante salientar que os EAU não são referência em produção. O solo desértico não favorece as atividades agrícolas, sendo assim, a economia se torna mais orientada à importação.
“O açúcar e os grãos, principalmente, são em grande parte comprados do Brasil, mas o país é altamente dependente dos países do Sul da Ásia para alimentação. Sendo assim, os Emirados Árabes são um expoente no mercado de commodities na área de negócios, mas não como produtor agrícola”, conta Vipul Bhandari.
Por outro lado, o país tem alta capacidade de produção e exportação de energia. O petróleo é, sem dúvida, a commodity mais importante produzida pelos EAU. O país possui a sexta maior reserva de petróleo do mundo, com cerca de 98 bilhões de barris.
Os EAU também são um importante produtor de gás natural. O país possui a quinta maior reserva de gás natural do mundo, com cerca de 215 trilhões de pés cúbicos.
Os Emirados têm se destacado no mercado global de commodities pela sua infraestrutura de transporte e logística bem desenvolvida. O país é conhecido por sua política pró-negócios e investimentos em infraestrutura. Isso tem atraído negócios e ajudado a impulsionar a economia e o setor de commodities.
Além disso, o país possui portos modernos e bem equipados que permitem a exportação e importação rápida e eficiente de commodities para todo o mundo. Além disso, os EAU têm uma rede de rodovias, ferrovias e aeroportos que facilitam a distribuição de commodities dentro do país e para os países vizinhos.
A hEDGEpoint trabalha com a gestão de riscos financeiros de commodities agrícolas e de energia. Especializada em hedge, utiliza ferramentas, conhecimento de especialistas e inteligência de mercado para propor produtos de proteção contra a volatilidade para a cadeia global.
Com atuação global, estamos presentes em seis países: Brasil, Estados Unidos, Uruguai, Suíça, Singapura e Emirados Árabes. Assim, conseguimos atender o mundo inteiro e ter uma ampla visão do mercado de commodities, pois estamos inseridos nele a nível mundial.
Toda a nossa expertise em gerenciamento de riscos através de tecnologias e conhecimento está disponível para possibilitar que nossos clientes transformem riscos financeiros em oportunidades. Acreditamos que criar uma boa estratégia de hedge pode ser a chave para evitar surpresas desagradáveis na programação financeira.
Ao todo, a hEDGEpoint trabalha com mais de 50 tipos de commodities diferentes, moedas (FX) e mais de 400 produtos de hedge em nossa plataforma. Tudo isso desenvolvido com foco em tecnologia e promovendo a melhor experiência em todos os processos.
Fale com um especialista da hEDGEpoint
Rua Funchal, 418, 18º andar - Vila Olímpia São Paulo, SP, Brasil
Contato
(00) 99999-8888 example@mail.com
Section
Home
O que Fazemos
Mercado
Quem Somos
HUB
Blog
Esta página foi preparada pela Hedgepoint Schweiz AG e suas afiliadas (“Hedgepoint”) exclusivamente para fins informativos e instrutivos, sem o objetivo de estabelecer obrigações ou compromissos com terceiros, nem de promover uma oferta ou solicitação de oferta de venda ou compra de quaisquer valores mobiliários, commodity interests ou produtos de investimento.
A Hedgepoint e suas associadas renunciam expressamente a qualquer uso das informações contidas neste documento que direta ou indiretamente resulte em danos ou prejuízos de qualquer natureza. As informações são obtidas de fontes que acreditamos serem confiáveis, mas não garantimos a atualidade ou precisão dessas informações.
O trading de commodity interests, como futuros, opções e swaps, envolve um risco substancial de perda e pode não ser adequado para todos os investidores. Você deve considerar cuidadosamente se esse tipo de negociação é adequado para você, levando em conta sua situação financeira. O desempenho passado não é necessariamente indicativo de resultados futuros. Os clientes devem confiar em seu próprio julgamento independente e/ou consultores antes de realizar qualquer transação.
A Hedgepoint não fornece consultoria jurídica, tributária ou contábil, sendo de sua responsabilidade buscar essas orientações separadamente.
A Hedgepoint Schweiz AG está organizada, constituída e existente sob as leis da Suíça, é afiliada à ARIF, a Associação Romande des Intermédiaires Financiers, que é uma Organização de Autorregulação autorizada pela FINMA. A Hedgepoint Commodities LLC está organizada, constituída e existente sob as leis dos Estados Unidos, sendo autorizada e regulada pela Commodity Futures Trading Commission (CFTC) e é membro da National Futures Association (NFA), atuando como Introducing Broker e Commodity Trading Advisor. A Hedgepoint Global Markets Limited é regulada pela Dubai Financial Services Authority. O conteúdo é direcionado a Clientes Profissionais e não a Clientes de Varejo. A Hedgepoint Global Markets PTE. Ltd está organizada, constituída e existente sob as leis de Singapura, isenta de obter uma licença de serviços financeiros conforme o Segundo Anexo do Securities and Futures (Licensing and Conduct of Business) Act, pela Monetary Authority of Singapore (MAS). A Hedgepoint Global Markets DTVM Ltda. é autorizada e regulada no Brasil pelo Banco Central do Brasil (BCB) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Hedgepoint Serviços Ltda. está organizada, constituída e existente sob as leis do Brasil. A Hedgepoint Global Markets S.A. está organizada, constituída e existente sob as leis do Uruguai.
Em caso de dúvidas não resolvidas no primeiro contato com o atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com o canal de ouvidoria interna (ombudsman@hedgepointglobal.com – global ou ouvidoria@hedgepointglobal.com – apenas Brasil) ou ligue para 0800-8788408 (apenas Brasil).
Integridade, ética e transparência são valores que guiam nossa cultura. Para fortalecer ainda mais nossas práticas, a Hedgepoint possui um canal de denúncias para colaboradores e terceiros via e-mail ethicline@hedgepointglobal.com ou pelo formulário Ethic Line – Hedgepoint Global Markets.
Nota de segurança: Todos os contatos com clientes e parceiros são realizados exclusivamente por meio do nosso domínio @hedgepointglobal.com. Não aceite informações, boletos, extratos ou solicitações de outros domínios e preste atenção especial a variações em letras ou grafias, pois podem indicar uma situação fraudulenta.
“Hedgepoint” e o logotipo “Hedgepoint” são marcas de uso exclusivo da Hedgepoint e/ou de suas afiliadas. O uso ou reprodução é proibido, a menos que expressamente autorizado pela HedgePoint.
Além disso, o uso de outras marcas neste documento foi autorizado apenas para fins de identificação. Isso, portanto, não implica quaisquer direitos da HedgePoint sobre essas marcas ou implica endosso, associação ou aprovação pelos proprietários dessas marcas com a Hedgepoint ou suas afiliadas.
aA Hedgepoint Global Markets é correspondente cambial do Ebury Banco de Câmbio, de acordo com a resolução CMN Nº 4.935, DE 29 DE JULHO DE 2021, Artigo 14 do Banco Central do Brasil (BACEN).
Para mais informações sobre nosso parceiro, serviços disponíveis, atendimento e ouvidoria, acesse o link a seguir: https://br.ebury.com/