O trigo é uma das commodities agrícolas mais importantes, servindo como base para a segurança alimentar global. De acordo com os dados do USDA (Departament
O trigo é uma das commodities agrícolas mais importantes, servindo como base para a segurança alimentar global. De acordo com os dados do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), essa cultura é a segunda maior do mundo em termos de área cultivada e no volume total de produção. Na safra 2024/2025, por exemplo, o trigo produzido no planeta chegou a quase 797 milhões de toneladas, atrás apenas do milho (1,2 bilhões de toneladas).
Além de sua importância no mercado alimentício, o trigo tem grande peso na economia agrícola mundial. Por ser uma commodity, o seu preço é volátil. Portanto, fatores climáticos, geopolíticos e até mesmo logísticos influenciam diretamente a formação de valor do trigo, tanto no campo quanto nas bolsas internacionais.
Neste artigo, vamos explorar como se forma o preço do trigo, além de formas de mitigar os riscos associados à volatilidade deste mercado. Boa leitura!
Leia também:
A primeira fase de precificação do trigo começa ainda na lavoura, já que o valor varia conforme a qualidade do grão. Características específicas têm papel fundamental na precificação e também impactam diretamente o tipo de produto final que ele poderá derivar, como farinha para panificação, massas ou biscoitos.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) descreve os métodos utilizados para avaliar a qualidade do trigo no Brasil. Os critérios incluem:
Essas análises seguem metodologias rigorosas que estabelecem padrões para cada uma das variáveis. Além da qualidade, outros fatores influenciam diretamente no preço pago ao produtor:
Leia também:
Além dos fatores que influenciam o preço destinado ao agricultor, também há variáveis que alteram o valor do trigo no mercado de commodities. Veja e entenda cada uma abaixo:
Grandes colheitas em regiões produtoras de trigo (como Rússia, Ucrânia ou Estados Unidos) podem gerar uma queda nos preços desta cultura no mercado internacional. Entretanto, problemas climáticos, guerras ou embargos comerciais podem afetar a produção e a logística do trigo, limitando a oferta e impulsionando os preços.
A produção agrícola depende do clima. Fenômenos como El Niño e La Niña afetam diretamente o rendimento das lavouras. Além disso, secas severas, excesso de chuvas e até mesmo nível da cobertura de neve podem comprometer a produtividade e a qualidade do trigo e de outros grãos, alterando o equilíbrio entre oferta e demanda.
Os estoques dos principais países produtores funcionam como reservas para o mercado. Esses estoques são utilizados para garantir a disponibilidade e “segurar” os preços quando a oferta cai. Porém, estoques baixos podem aumentar a sensibilidade do mercado e a volatilidade dos preços.
O trigo é uma commodity, ou seja, comercializado internacionalmente e cotado principalmente em dólar. Desta forma, qualquer valorização ou desvalorização da moeda norte-americana impacta os preços locais. Um dólar forte tende a encarecer o trigo para países importadores, o que pode reduzir a demanda. Um dólar mais fraco facilita a exportação e aumenta a busca pelo produto.
As bolsas de futuros, como a CBOT (Chicago Board of Trade), são grandes formadoras de preço para o trigo. Os contratos negociados ali indicam as expectativas em relação à oferta, à demanda, ao clima e ao cenário geopolítico. Por isso, qualquer movimento especulativo nesse mercado também impacta a formação dos preços internacionais.
Inflação, taxas de juros, crescimento econômico global e conflitos internacionais influenciam diretamente o comércio de trigo. Um exemplo recente é a guerra entre Rússia e Ucrânia, dois dos maiores exportadores globais, que desestabilizou os fluxos comerciais e impactou os preços.
Não é só o trigo que é impactado por esses fatores macroeconômicos. Os demais produtos agrícolas e outras commodities também têm seu preço definido conforme o mercado. É por isso que a volatilidade faz parte deste segmento e soluções financeiras são utilizadas para gerenciar os riscos que essa flutuação de valores representa a agricultores, importadores, exportadores e mais.
Leia também:
Como visto neste artigo, os preços do trigo e de outras commodities agrícolas flutuam conforme oferta, demanda e mais. É neste cenário que os produtos de hedge se tornam necessários, especialmente em meio às incertezas climáticas e variações cambiais.
Ao utilizar instrumentos financeiros como contratos futuros e opções, produtores, cooperativas e indústrias podem travar preços com antecedência, protegendo-se das variações nas bolsas. Na Hedgepoint Global Markets, você encontra inúmeros especialistas de hedge com foco no mercado agrícola. Entre em contato e saiba mais sobre essas vantagens!
Leia também:
——————————————————————————————————————
Este documento foi preparado pela Hedgepoint Global Markets LLC e suas afiliadas (“HPGM”) exclusivamente com fins informativos e instrucionais, não tendo o propósito de estabelecer obrigações ou compromissos à terceiros, nem a intenção de promover uma oferta, ou solicitação de oferta de compra ou venda de quaisquer valores mobiliários, futuros, opções, moedas e swap ou produtos de investimento. A Hedgepoint Commodities LLC (“HPC”), uma entidade de propriedade integral do HPGM, é uma Introducing Broker e um membro registrado do National Futures Association. A negociação de futuros, opções, moedas e swap envolve riscos significativos de perdas e pode não ser adequado para todos os investidores. Performance anterior não é necessariamente indicativo de resultados no futuro. Os clientes da Hedgepoint devem confiar em seu próprio julgamento independente e em consultores externos antes de entrar em qualquer transação que seja introduzida pela empresa. A HPGM e seus associados expressamente não se responsabilizam por qualquer uso das informações contidas neste documento que resulte direta ou indiretamente em danos ou prejuízos de qualquer tipo. Em caso de questionamentos não resolvidos por nossa equipe de atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), contate nosso canal de ombudsman interno (ombudsman@hedgepointglobal.com) ou 0800-878 8408/ouvidoria@hedgepointglobal.com (somente para clientes no Brasil).
Rua Funchal, 418, 18º andar - Vila Olímpia São Paulo, SP, Brasil
Contato
(00) 99999-8888 example@mail.com
Section
Home
O que Fazemos
Mercado
Quem Somos
HUB
Blog
Esta página foi preparada pela Hedgepoint Schweiz AG e suas afiliadas (“Hedgepoint”) exclusivamente para fins informativos e instrutivos, sem o objetivo de estabelecer obrigações ou compromissos com terceiros, nem de promover uma oferta ou solicitação de oferta de venda ou compra de quaisquer valores mobiliários, commodity interests ou produtos de investimento.
A Hedgepoint e suas associadas renunciam expressamente a qualquer uso das informações contidas neste documento que direta ou indiretamente resulte em danos ou prejuízos de qualquer natureza. As informações são obtidas de fontes que acreditamos serem confiáveis, mas não garantimos a atualidade ou precisão dessas informações.
O trading de commodity interests, como futuros, opções e swaps, envolve um risco substancial de perda e pode não ser adequado para todos os investidores. Você deve considerar cuidadosamente se esse tipo de negociação é adequado para você, levando em conta sua situação financeira. O desempenho passado não é necessariamente indicativo de resultados futuros. Os clientes devem confiar em seu próprio julgamento independente e/ou consultores antes de realizar qualquer transação.
A Hedgepoint não fornece consultoria jurídica, tributária ou contábil, sendo de sua responsabilidade buscar essas orientações separadamente.
A Hedgepoint Schweiz AG está organizada, constituída e existente sob as leis da Suíça, é afiliada à ARIF, a Associação Romande des Intermédiaires Financiers, que é uma Organização de Autorregulação autorizada pela FINMA. A Hedgepoint Commodities LLC está organizada, constituída e existente sob as leis dos Estados Unidos, sendo autorizada e regulada pela Commodity Futures Trading Commission (CFTC) e é membro da National Futures Association (NFA), atuando como Introducing Broker e Commodity Trading Advisor. A Hedgepoint Global Markets Limited é regulada pela Dubai Financial Services Authority. O conteúdo é direcionado a Clientes Profissionais e não a Clientes de Varejo. A Hedgepoint Global Markets PTE. Ltd está organizada, constituída e existente sob as leis de Singapura, isenta de obter uma licença de serviços financeiros conforme o Segundo Anexo do Securities and Futures (Licensing and Conduct of Business) Act, pela Monetary Authority of Singapore (MAS). A Hedgepoint Global Markets DTVM Ltda. é autorizada e regulada no Brasil pelo Banco Central do Brasil (BCB) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Hedgepoint Serviços Ltda. está organizada, constituída e existente sob as leis do Brasil. A Hedgepoint Global Markets S.A. está organizada, constituída e existente sob as leis do Uruguai.
Em caso de dúvidas não resolvidas no primeiro contato com o atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com o canal de ouvidoria interna (ombudsman@hedgepointglobal.com – global ou ouvidoria@hedgepointglobal.com – apenas Brasil) ou ligue para 0800-8788408 (apenas Brasil).
Integridade, ética e transparência são valores que guiam nossa cultura. Para fortalecer ainda mais nossas práticas, a Hedgepoint possui um canal de denúncias para colaboradores e terceiros via e-mail ethicline@hedgepointglobal.com ou pelo formulário Ethic Line – Hedgepoint Global Markets.
Nota de segurança: Todos os contatos com clientes e parceiros são realizados exclusivamente por meio do nosso domínio @hedgepointglobal.com. Não aceite informações, boletos, extratos ou solicitações de outros domínios e preste atenção especial a variações em letras ou grafias, pois podem indicar uma situação fraudulenta.
“Hedgepoint” e o logotipo “Hedgepoint” são marcas de uso exclusivo da Hedgepoint e/ou de suas afiliadas. O uso ou reprodução é proibido, a menos que expressamente autorizado pela HedgePoint.
Além disso, o uso de outras marcas neste documento foi autorizado apenas para fins de identificação. Isso, portanto, não implica quaisquer direitos da HedgePoint sobre essas marcas ou implica endosso, associação ou aprovação pelos proprietários dessas marcas com a Hedgepoint ou suas afiliadas.
aA Hedgepoint Global Markets é correspondente cambial do Ebury Banco de Câmbio, de acordo com a resolução CMN Nº 4.935, DE 29 DE JULHO DE 2021, Artigo 14 do Banco Central do Brasil (BACEN).
Para mais informações sobre nosso parceiro, serviços disponíveis, atendimento e ouvidoria, acesse o link a seguir: https://br.ebury.com/