Barter é uma operação muito frequente no mercado de commodities. Realizada com antecedência pelos produtores rurais, cerealistas, cooperativas e traders, t
Barter é uma operação muito frequente no mercado de commodities. Realizada com antecedência pelos produtores rurais, cerealistas, cooperativas e traders, tem o objetivo de trazer benefícios para todos os agentes envolvidos na negociação.
Com o fortalecimento do agronegócio brasileiro, há também o aumento na necessidade de insumos agrícolas para o desenvolvimento da safra. Levando em conta que a operação barter auxilia na obtenção desses recursos, torna-se essencial compreendê-la. Por ser uma aliada importante para quem atua no segmento, nós preparamos um conteúdo que explica:
Continue a leitura e encontre todas as respostas!
O termo barter vem do inglês e significa, na tradução para o português, “troca”, “permuta” ou “escambo”. Essa operação é feita entre produtores rurais e empresas para a aquisição de insumos em geral, como fertilizantes e adubos.
O pagamento costuma acontecer por meio da troca de produtos da lavoura, com a intermediação de uma compradora de commodities agrícolas. Posto isso, o preço é calculado em sacos com hectares e o pagamento é feito com a entrega desse produto na colheita. A operação é bastante comum em negociações envolvendo principalmente a soja, mas também se aplica a outras culturas como milho, café e algodão.
O barter surgiu para simplificar e ampliar as formas de negociação entre produtores rurais e empresas de insumos. Não há regras específicas em relação aos acordos, buscando-se a viabilização para ambas as partes. Dessa forma, um número definido de sacas de commodities vale uma quantidade correspondente de sementes, por exemplo.
No barter, temos três atores envolvidos. Todos têm interesses que se complementam, tornando o processo conveniente a cada um. São eles:
Para entender como funciona o barter, pense que determinado insumo está custando R$ 1.000 no Mato Grosso. Já a cotação da saca de soja está em R$ 100 no momento do contrato com índice pré-fixado. De acordo com essa situação, o empresário rural irá se programar para pagar esse crédito com 10 sacas de soja no pós-colheita.
O agricultor pode travar o preço com base na cotação no momento do contrato ou condicionar o pagamento segundo a variação da taxa de câmbio. Ademais, existem diversas modalidades para realizar o barter. Abaixo, destacamos as duas principais.
O fornecedor apresenta o pacote com os insumos, dosagens e aplicações recomendadas para o plantio de determinada variedade, em uma certa área. Ele também indica quantas sacas deverão ser entregues como pagamento desse pacote. Variações de preço da commodity na Bolsa de Mercadorias, entre a data de fechamento da operação e a de entrega, não afetam a quantidade de produto a ser entregue.
Nesta modalidade, o produtor oferece um prazo pré-estabelecido para fixar alguns componentes de preço, como a cotação na bolsa. A relação de troca de insumos pode variar, havendo a necessidade de entrega de mais ou menos produto para quitar o débito em aberto.
No Brasil, as operações são formalizadas na Cédula do Produto Rural (CPR). O produtor deve se comprometer a entregar a quantidade acertada como pagamento, registrando os trâmites neste documento indispensável para a transação ocorrer.
O barter é bem importante para auxiliar em três pilares fundamentais do negócio: a melhora da produtividade, a gestão de riscos e a rentabilidade.
Como a negociação é feita antes da colheita, o produtor fixa a sua venda e simultaneamente se compromete a entregar sua parte pelo preço definido. Em outras palavras, não precisa se preocupar com variações no preço de commodities, caso escolha pela modalidade de preço fixo.
Além disso, o produtor tem acesso a mais uma forma de financiamento. Nesse sentido, ele se libera desses gastos que podem comprometer a sua saúde financeira e afetar os custos de produção.
Tendo conhecimento prévio da quantidade de produtos combinados para pagar os custos, o produtor também reduz a preocupação com o armazenamento. Assim, ao estabelecer comprador, data e local de entrega antes mesmo de colher, ele já sabe que os riscos de escoamento da safra são menores.
O barter permite também o aumento da competitividade, possibilitando novas oportunidades de negociação. O produtor passa a focar em produzir mais e melhor, aperfeiçoando sua rentabilidade.
A operação de barter está intimamente ligada ao hedge, pois reduz riscos associados à volatilidade de preços das commodities. Desse modo, compreender o seu funcionamento é primordial para a tomada de decisões.
Sobretudo, é imprescindível contar com um parceiro que entende todas as dinâmicas do mercado de commodities. Nesse sentido, a hEDGEpoint alia instrumentos de hedge para contribuir na gestão de riscos, apontando as ferramentas que podem ajudar o seu negócio. Com uma equipe que alia análise de dados, inteligência de mercado e insights, conseguimos auxiliar nas operações de barter.
Fale com um profissional da hEDGEpoint para saber mais!
Rua Funchal, 418, 18º andar - Vila Olímpia São Paulo, SP, Brasil
Contato
(00) 99999-8888 example@mail.com
Section
Home
O que Fazemos
Mercado
Quem Somos
HUB
Blog
Esta página foi preparada pela Hedgepoint Schweiz AG e suas afiliadas (“Hedgepoint”) exclusivamente para fins informativos e instrutivos, sem o objetivo de estabelecer obrigações ou compromissos com terceiros, nem de promover uma oferta ou solicitação de oferta de venda ou compra de quaisquer valores mobiliários, commodity interests ou produtos de investimento.
A Hedgepoint e suas associadas renunciam expressamente a qualquer uso das informações contidas neste documento que direta ou indiretamente resulte em danos ou prejuízos de qualquer natureza. As informações são obtidas de fontes que acreditamos serem confiáveis, mas não garantimos a atualidade ou precisão dessas informações.
O trading de commodity interests, como futuros, opções e swaps, envolve um risco substancial de perda e pode não ser adequado para todos os investidores. Você deve considerar cuidadosamente se esse tipo de negociação é adequado para você, levando em conta sua situação financeira. O desempenho passado não é necessariamente indicativo de resultados futuros. Os clientes devem confiar em seu próprio julgamento independente e/ou consultores antes de realizar qualquer transação.
A Hedgepoint não fornece consultoria jurídica, tributária ou contábil, sendo de sua responsabilidade buscar essas orientações separadamente.
A Hedgepoint Schweiz AG está organizada, constituída e existente sob as leis da Suíça, é afiliada à ARIF, a Associação Romande des Intermédiaires Financiers, que é uma Organização de Autorregulação autorizada pela FINMA. A Hedgepoint Commodities LLC está organizada, constituída e existente sob as leis dos Estados Unidos, sendo autorizada e regulada pela Commodity Futures Trading Commission (CFTC) e é membro da National Futures Association (NFA), atuando como Introducing Broker e Commodity Trading Advisor. A Hedgepoint Global Markets Limited é regulada pela Dubai Financial Services Authority. O conteúdo é direcionado a Clientes Profissionais e não a Clientes de Varejo. A Hedgepoint Global Markets PTE. Ltd está organizada, constituída e existente sob as leis de Singapura, isenta de obter uma licença de serviços financeiros conforme o Segundo Anexo do Securities and Futures (Licensing and Conduct of Business) Act, pela Monetary Authority of Singapore (MAS). A Hedgepoint Global Markets DTVM Ltda. é autorizada e regulada no Brasil pelo Banco Central do Brasil (BCB) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Hedgepoint Serviços Ltda. está organizada, constituída e existente sob as leis do Brasil. A Hedgepoint Global Markets S.A. está organizada, constituída e existente sob as leis do Uruguai.
Em caso de dúvidas não resolvidas no primeiro contato com o atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com o canal de ouvidoria interna (ombudsman@hedgepointglobal.com – global ou ouvidoria@hedgepointglobal.com – apenas Brasil) ou ligue para 0800-8788408 (apenas Brasil).
Integridade, ética e transparência são valores que guiam nossa cultura. Para fortalecer ainda mais nossas práticas, a Hedgepoint possui um canal de denúncias para colaboradores e terceiros via e-mail ethicline@hedgepointglobal.com ou pelo formulário Ethic Line – Hedgepoint Global Markets.
Nota de segurança: Todos os contatos com clientes e parceiros são realizados exclusivamente por meio do nosso domínio @hedgepointglobal.com. Não aceite informações, boletos, extratos ou solicitações de outros domínios e preste atenção especial a variações em letras ou grafias, pois podem indicar uma situação fraudulenta.
“Hedgepoint” e o logotipo “Hedgepoint” são marcas de uso exclusivo da Hedgepoint e/ou de suas afiliadas. O uso ou reprodução é proibido, a menos que expressamente autorizado pela HedgePoint.
Além disso, o uso de outras marcas neste documento foi autorizado apenas para fins de identificação. Isso, portanto, não implica quaisquer direitos da HedgePoint sobre essas marcas ou implica endosso, associação ou aprovação pelos proprietários dessas marcas com a Hedgepoint ou suas afiliadas.
aA Hedgepoint Global Markets é correspondente cambial do Ebury Banco de Câmbio, de acordo com a resolução CMN Nº 4.935, DE 29 DE JULHO DE 2021, Artigo 14 do Banco Central do Brasil (BACEN).
Para mais informações sobre nosso parceiro, serviços disponíveis, atendimento e ouvidoria, acesse o link a seguir: https://br.ebury.com/