O Brasil é líder mundial na produção e exportação de açúcar. Quase todo o país conta com produção de cana-de-açúcar e os números da safra 22/23 deve subir
O Brasil é líder mundial na produção e exportação de açúcar. Quase todo o país conta com produção de cana-de-açúcar e os números da safra 22/23 deve subir ainda mais em 2023. Mas para se proteger contra as volatilidades do mercado e obter bons resultados, contar com uma boa estratégia de gestão de risco pode ser a solução.
Nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, a produção de cana-de-açúcar tem grande importância econômica. Apenas São Paulo foi responsável por mais de 40 bilhões de reais, em 2021 (IBGE). Cinco vezes mais do que o segundo estado do ranking, Minas Gerais.
Mas olhar só para o valor gerado, não necessariamente significa bons negócios. Na prática, o produtor precisa que o valor total da comercialização da commodity seja mais alto do que o investido naquela safra.
Para que os retornos sejam positivos, é preciso ter um cenário altista pela frente. Ou seja, perspectivas de que as cotações continuem se valorizando em um horizonte de tempo. E isso depende do valor do dólar e da oferta e demanda da commodity.
É por isso que utilizar estratégias de hedge podem ser a solução para se proteger e conseguir melhores resultados. Com a utilização de contratos futuros ou do mercado de opções, pode-se fixar um preço mínimo de negociação de preço e participar da alta do mercado.
Quem deseja usar esse tipo de estratégia no mercado de açúcar, tem dois caminhos: ou estudar muito o assunto ou contar com um parceiro que tenha especialistas no mercado de açúcar e financeiro ao mesmo tempo.
Para olhar para o futuro, precisamos construir uma linha do tempo recente. A quebra de safra brasileira em 2021 gerou escassez no mercado, principalmente quanto a qualidade de açúcar bruto, dando sustentação aos seus preços em meio a uma perspectiva de déficit para a safra 2021/2022 (out-set). Assim, o contrato nº 11 mantém-se acima da paridade de exportação indiana durante todo o ano de 2022, em aproximadamente 18.8c$/lb.
Esse nível de preços foi responsável por incentivar que os produtores asiáticos alterassem sua proporção de produção entre qualidades em favor do açúcar bruto. Essa tendência transferiu grande parte da escassez para o mercado de açúcar branco incentivando seus preços a atingirem patamares não vistos em mais de 5 anos.
Assim, de uma forma geral, o mercado de açúcar encontrou suporte no aperto do mercado físico. Com a Guerra na Ucrânia o preço do gás subiu, elevando o preço do refino na Europa – adicionando ainda mais suporte aos preços do adoçante.
No mercado do etanol, as principais mudanças vieram das alterações na tributação, que levou o etanol hidratado a perder competitividade tanto na bomba quanto contra o açúcar, resultando em mix maior que o esperado.
O clima também contribuiu para uma alta nos preços do açúcar no segundo semestre de 2022. Tanto as secas quanto as chuvas prejudicaram produtores de todo o mundo, principalmente do hemisfério norte.
Para 2023, o clima tem se mostrado positivo para o desenvolvimento da próxima safra brasileira, amenizando os efeitos de uma deterioração das safras do Hemisfério Norte e contribuindo para um pequeno superávit em 2022/2023 (Out-Set).
Mas o mercado de açúcar também é bastante afetado por fatores externos ao seu próprio mercado, como pela conjuntura macroeconômica e o complexo de energia, não podendo ignorar seus movimentos.
O mercado do açúcar, assim como outras commodities, é muito volátil. As incertezas existentes devido ao cenário político e econômico, nacional e mundial, mudam constantemente, influenciando a oferta e demanda por açúcar e derivados.
No etanol, as políticas para combustíveis exercem influência. Para produtores, o clima é extremamente importante e, apesar de poder ser previsto, não é evitável. Assim, é muito fácil entrar em más negociações e acabar obtendo prejuízos de todo o trabalho dedicado a uma safra.
Diante das incertezas do mercado, é importante buscar uma estratégia de hedge que a proteção, em qualquer que seja a etapa da cadeia. O que a hEDGEpoint oferece são produtos flexíveis para participar na alta dos preços, caso existam indícios de que o mercado vai subir. É possível garantir um preço mínimo de venda e participar da alta do mercado através de estruturas de opções, por exemplo, produto que a hEDGEpoint oferece.
A hEDGEpoint Academy é o braço de educação da hEDGEpoint. São cursos que vão do nível iniciante ao avançado e foram construídos pelos especialistas da empresa. Além de módulos focados nos fundamentos e conceitos de hedge, existem os específicos para algumas commodities.
O mercado de açúcar, tão importante para a economia brasileira, já possui uma estrutura de cursos em três níveis: Iniciante, Intermediário e Avançado. Neles, são oferecidas técnicas para analisar o mercado com embasamento, além de ferramentas utilizadas para gerenciar riscos.
Os cursos são 100% online e podem ser acessados via celular, tablet ou computador, de qualquer lugar, afinal o objetivo é democratizar o acesso ao conhecimento sobre hedge.
Há, ainda, uma opção para empresas, que são pacotes personalizados, montados especialmente com as abordagens que interessam ao grupo de pessoas que receberá as aulas.
Para saber mais sobre as trilhas de cursos, acesse hEDGEpoint Academy.
Para entrar em contato com nossos especialistas e saber mais sobre soluções em gerenciamento de risco, acesse hEDGEpoint Global Markets.
Rua Funchal, 418, 18º andar - Vila Olímpia São Paulo, SP, Brasil
Contato
(00) 99999-8888 example@mail.com
Section
Home
O que Fazemos
Mercado
Quem Somos
HUB
Blog
Esta página foi preparada pela Hedgepoint Schweiz AG e suas afiliadas (“Hedgepoint”) exclusivamente para fins informativos e instrutivos, sem o objetivo de estabelecer obrigações ou compromissos com terceiros, nem de promover uma oferta ou solicitação de oferta de venda ou compra de quaisquer valores mobiliários, commodity interests ou produtos de investimento.
A Hedgepoint e suas associadas renunciam expressamente a qualquer uso das informações contidas neste documento que direta ou indiretamente resulte em danos ou prejuízos de qualquer natureza. As informações são obtidas de fontes que acreditamos serem confiáveis, mas não garantimos a atualidade ou precisão dessas informações.
O trading de commodity interests, como futuros, opções e swaps, envolve um risco substancial de perda e pode não ser adequado para todos os investidores. Você deve considerar cuidadosamente se esse tipo de negociação é adequado para você, levando em conta sua situação financeira. O desempenho passado não é necessariamente indicativo de resultados futuros. Os clientes devem confiar em seu próprio julgamento independente e/ou consultores antes de realizar qualquer transação.
A Hedgepoint não fornece consultoria jurídica, tributária ou contábil, sendo de sua responsabilidade buscar essas orientações separadamente.
A Hedgepoint Schweiz AG está organizada, constituída e existente sob as leis da Suíça, é afiliada à ARIF, a Associação Romande des Intermédiaires Financiers, que é uma Organização de Autorregulação autorizada pela FINMA. A Hedgepoint Commodities LLC está organizada, constituída e existente sob as leis dos Estados Unidos, sendo autorizada e regulada pela Commodity Futures Trading Commission (CFTC) e é membro da National Futures Association (NFA), atuando como Introducing Broker e Commodity Trading Advisor. A Hedgepoint Global Markets Limited é regulada pela Dubai Financial Services Authority. O conteúdo é direcionado a Clientes Profissionais e não a Clientes de Varejo. A Hedgepoint Global Markets PTE. Ltd está organizada, constituída e existente sob as leis de Singapura, isenta de obter uma licença de serviços financeiros conforme o Segundo Anexo do Securities and Futures (Licensing and Conduct of Business) Act, pela Monetary Authority of Singapore (MAS). A Hedgepoint Global Markets DTVM Ltda. é autorizada e regulada no Brasil pelo Banco Central do Brasil (BCB) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Hedgepoint Serviços Ltda. está organizada, constituída e existente sob as leis do Brasil. A Hedgepoint Global Markets S.A. está organizada, constituída e existente sob as leis do Uruguai.
Em caso de dúvidas não resolvidas no primeiro contato com o atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com o canal de ouvidoria interna (ombudsman@hedgepointglobal.com – global ou ouvidoria@hedgepointglobal.com – apenas Brasil) ou ligue para 0800-8788408 (apenas Brasil).
Integridade, ética e transparência são valores que guiam nossa cultura. Para fortalecer ainda mais nossas práticas, a Hedgepoint possui um canal de denúncias para colaboradores e terceiros via e-mail ethicline@hedgepointglobal.com ou pelo formulário Ethic Line – Hedgepoint Global Markets.
Nota de segurança: Todos os contatos com clientes e parceiros são realizados exclusivamente por meio do nosso domínio @hedgepointglobal.com. Não aceite informações, boletos, extratos ou solicitações de outros domínios e preste atenção especial a variações em letras ou grafias, pois podem indicar uma situação fraudulenta.
“Hedgepoint” e o logotipo “Hedgepoint” são marcas de uso exclusivo da Hedgepoint e/ou de suas afiliadas. O uso ou reprodução é proibido, a menos que expressamente autorizado pela HedgePoint.
Além disso, o uso de outras marcas neste documento foi autorizado apenas para fins de identificação. Isso, portanto, não implica quaisquer direitos da HedgePoint sobre essas marcas ou implica endosso, associação ou aprovação pelos proprietários dessas marcas com a Hedgepoint ou suas afiliadas.
aA Hedgepoint Global Markets é correspondente cambial do Ebury Banco de Câmbio, de acordo com a resolução CMN Nº 4.935, DE 29 DE JULHO DE 2021, Artigo 14 do Banco Central do Brasil (BACEN).
Para mais informações sobre nosso parceiro, serviços disponíveis, atendimento e ouvidoria, acesse o link a seguir: https://br.ebury.com/