O futuro do mercado de produção animal no Brasil é promissor para toda a cadeia. As tendências são otimistas e colocam o país em um papel de protagonismo n
O futuro do mercado de produção animal no Brasil é promissor para toda a cadeia. As tendências são otimistas e colocam o país em um papel de protagonismo no fornecimento de segurança alimentar para o mundo.
O desenvolvimento desse setor vem acompanhado de avanços na tecnologia e sustentabilidade, o que torna a nação brasileira uma verdadeira potência produtiva de proteína animal. Pensando nisso, resolvemos explicar em detalhes:
Convidamos também John Payne, Relationship Manager da hEDGEpoint, para falar sobre a relevância cada vez mais evidente do hedge para os players deste ramo.
Continue a leitura e confira!
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) projeta um crescimento de 8% na produção de carne bovina brasileira em 2023. O número totaliza 11,16 milhões de toneladas.
A queda do preço dos bezerros, o aumento do abate de fêmeas e a recuperação de boi magro e gordo são fatores que contribuem neste aumento. O consumidor sentirá impactos na queda do preço. A estimativa do Rabobank é de maior demanda interna. O consumo por habitante deve crescer 1,5% por ano, indo de 27,7 kg para 28,2 kg ao ano.
No Brasil, a produção de carne suína será elevada em 2023. O aumento apontado pelo USDA é de 7% em comparação a 2022, atingindo a marca de 4,65 milhões de toneladas. O órgão também sinaliza a expansão em 3% da produção da carne de frango neste ano no país, totalizando 14,9 milhões de toneladas. Esse é o maior índice entre os quatro principais players do setor.
O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro registrou crescimento de 1,9% no primeiro trimestre de 2023, comparado ao quarto trimestre de 2022. O resultado foi impulsionado pela agropecuária. O setor apresentou avanço de 21,6%, sendo o mais alto desde o quarto trimestre de 1996.
Evolução e melhora da produtividade definem a cadeia de proteína animal brasileira e contribuem para as indicativas promissoras. Em um mercado repleto de oportunidades, a nação brasileira ocupa posição de destaque globalmente.
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) espera que o consumo per capita de carne bovina e suína cresça cerca de 10% na próxima década. No que diz respeito ao consumo de aves, a alta é indicada em 15%.
O ritmo de crescimento deste mercado se justifica pelo incremento populacional e também pelo desenvolvimento de países emergentes. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o planeta alcançou a marca de 8 bilhões de habitantes em 2022.
Em geral, quanto maior o PIB per capita de uma nação, maior o consumo de carne por habitante. Basta olharmos para os Estados Unidos, principal consumidor de carne bovina. E é neste mercado em ascensão que o Brasil tem a chance de fortalecer a sua participação. John Payne explica:
“Com enorme potencial para satisfazer a demanda estadunidense, o Brasil tem a oportunidade de expandir o seu mercado. O país apresenta safra de grãos recorde para alimentar o gado, aliada à excelente capacidade de exportação”.
O USDA divulgou o provável aumento nas exportações brasileiras em 2023:
Com esses números, o país deve ser o quarto maior exportador de proteína animal em 2023, sendo responsável por 25% das exportações do mundo. A demanda global pela carne brasileira deve crescer devido a problemas na produção de competidores.
Estados Unidos e Europa sofreram com surtos recentes de gripe aviária, além do envolvimento na Guerra na Ucrânia. O Brasil deve se beneficiar, tendo a China como principal importador. Contudo, a demanda chinesa será menor devido à recuperação dos rebanhos em relação à Peste Suína Africana (PSA).
John Payne comenta que empresas de gerenciamento de risco, como a hEDGEpoint, contribuem para conectar países e auxiliar na realização de negociações melhores:
“Entra em cena a inteligência de mercado e a necessidade de contar com um parceiro que entenda as dinâmicas globais. No caso do setor de proteína animal, é fundamental compreender os cenários na América do Sul. Países importantes estão na região, como Brasil e Argentina”, elucida.
Após a pandemia, os produtores intensificaram a preocupação com a elevação de preços da carne bovina. Buscar mercados com preços mais interessantes é fundamental para quem deseja fazer hedge.
“A hEDGEpoint deve ligar esses mercados para realizar a gestão de risco, combinando instrumentos que satisfaçam compradores e vendedores”, finaliza Payne.
Atuando com instrumentos sofisticados de hedge, a hEDGEpoint alia análise de dados e insights para proteger da volatilidade e consequente variação de preços. Personalizamos as ferramentas conforme o modelo de negócio e etapa da cadeia.
Fale conosco para saber mais!
Rua Funchal, 418, 18º andar - Vila Olímpia São Paulo, SP, Brasil
Contato
(00) 99999-8888 example@mail.com
Section
Home
O que Fazemos
Mercado
Quem Somos
HUB
Blog
Esta página foi preparada pela Hedgepoint Schweiz AG e suas afiliadas (“Hedgepoint”) exclusivamente para fins informativos e instrutivos, sem o objetivo de estabelecer obrigações ou compromissos com terceiros, nem de promover uma oferta ou solicitação de oferta de venda ou compra de quaisquer valores mobiliários, commodity interests ou produtos de investimento.
A Hedgepoint e suas associadas renunciam expressamente a qualquer uso das informações contidas neste documento que direta ou indiretamente resulte em danos ou prejuízos de qualquer natureza. As informações são obtidas de fontes que acreditamos serem confiáveis, mas não garantimos a atualidade ou precisão dessas informações.
O trading de commodity interests, como futuros, opções e swaps, envolve um risco substancial de perda e pode não ser adequado para todos os investidores. Você deve considerar cuidadosamente se esse tipo de negociação é adequado para você, levando em conta sua situação financeira. O desempenho passado não é necessariamente indicativo de resultados futuros. Os clientes devem confiar em seu próprio julgamento independente e/ou consultores antes de realizar qualquer transação.
A Hedgepoint não fornece consultoria jurídica, tributária ou contábil, sendo de sua responsabilidade buscar essas orientações separadamente.
A Hedgepoint Schweiz AG está organizada, constituída e existente sob as leis da Suíça, é afiliada à ARIF, a Associação Romande des Intermédiaires Financiers, que é uma Organização de Autorregulação autorizada pela FINMA. A Hedgepoint Commodities LLC está organizada, constituída e existente sob as leis dos Estados Unidos, sendo autorizada e regulada pela Commodity Futures Trading Commission (CFTC) e é membro da National Futures Association (NFA), atuando como Introducing Broker e Commodity Trading Advisor. A Hedgepoint Global Markets Limited é regulada pela Dubai Financial Services Authority. O conteúdo é direcionado a Clientes Profissionais e não a Clientes de Varejo. A Hedgepoint Global Markets PTE. Ltd está organizada, constituída e existente sob as leis de Singapura, isenta de obter uma licença de serviços financeiros conforme o Segundo Anexo do Securities and Futures (Licensing and Conduct of Business) Act, pela Monetary Authority of Singapore (MAS). A Hedgepoint Global Markets DTVM Ltda. é autorizada e regulada no Brasil pelo Banco Central do Brasil (BCB) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Hedgepoint Serviços Ltda. está organizada, constituída e existente sob as leis do Brasil. A Hedgepoint Global Markets S.A. está organizada, constituída e existente sob as leis do Uruguai.
Em caso de dúvidas não resolvidas no primeiro contato com o atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com o canal de ouvidoria interna (ombudsman@hedgepointglobal.com – global ou ouvidoria@hedgepointglobal.com – apenas Brasil) ou ligue para 0800-8788408 (apenas Brasil).
Integridade, ética e transparência são valores que guiam nossa cultura. Para fortalecer ainda mais nossas práticas, a Hedgepoint possui um canal de denúncias para colaboradores e terceiros via e-mail ethicline@hedgepointglobal.com ou pelo formulário Ethic Line – Hedgepoint Global Markets.
Nota de segurança: Todos os contatos com clientes e parceiros são realizados exclusivamente por meio do nosso domínio @hedgepointglobal.com. Não aceite informações, boletos, extratos ou solicitações de outros domínios e preste atenção especial a variações em letras ou grafias, pois podem indicar uma situação fraudulenta.
“Hedgepoint” e o logotipo “Hedgepoint” são marcas de uso exclusivo da Hedgepoint e/ou de suas afiliadas. O uso ou reprodução é proibido, a menos que expressamente autorizado pela HedgePoint.
Além disso, o uso de outras marcas neste documento foi autorizado apenas para fins de identificação. Isso, portanto, não implica quaisquer direitos da HedgePoint sobre essas marcas ou implica endosso, associação ou aprovação pelos proprietários dessas marcas com a Hedgepoint ou suas afiliadas.
aA Hedgepoint Global Markets é correspondente cambial do Ebury Banco de Câmbio, de acordo com a resolução CMN Nº 4.935, DE 29 DE JULHO DE 2021, Artigo 14 do Banco Central do Brasil (BACEN).
Para mais informações sobre nosso parceiro, serviços disponíveis, atendimento e ouvidoria, acesse o link a seguir: https://br.ebury.com/