No dia 20 de fevereiro de 2022, um evento chocou o mundo. Foram os primeiros ataques russos à Kiev, capital ucraniana, e outras áreas. Um ano depois, a Gue
No dia 20 de fevereiro de 2022, um evento chocou o mundo. Foram os primeiros ataques russos à Kiev, capital ucraniana, e outras áreas. Um ano depois, a Guerra na Ucrânia já trouxe diversos desafios ao mercado de commodities e algumas mudanças.
A partir das dificuldades que se apresentaram, soluções foram propostas, novos acordos surgiram, e assim o mercado foi se modificando. Além de todas as tragédias consequentes de uma guerra, os prejuízos econômicos afetam principalmente os dois países envolvidos.
Com isso, outros países entram em cena para suprir as demandas deixadas e acabam sendo beneficiados. Foi o que aconteceu com outros fornecedores das mesmas commodities das quais Rússia e Ucrânia eram grandes fornecedoras.
Nossos especialistas nas principais commodities afetadas fizeram um overview dos principais acontecimentos deste um ano de guerra. Olhamos para os impactos, prejuízos e mudanças que ocorreram.
É claro que quando dois grandes países estão passando por uma guerra, muitos mercados serão afetados de muitas formas. Com o mundo globalizado, todo o comércio internacional está entrelaçado de maneira que, se um grande player vê o seu fluxo alterado, acaba afetando todo o resto do mundo em efeito cascata.
No caso desse conflito, o principal mercado agrícola afetado foi o de grãos, especialmente o trigo. A Rússia é o maior exportador mundial da commodity e a Ucrânia ocupa o quarto lugar nesse ranking. Juntos, os países são responsáveis por 30% da exportação de trigo global.
Até mesmo o Brasil, que assiste a uma alta da sua produção e caminha em direção à autossuficiência, ainda precisa importar entre 50-60% de todo o trigo que consome. Nosso maior fornecedor é a Argentina, sétimo maior produtor mundial. Mas o exemplo mostra o impacto, já que outros países, principalmente os que não produzem, são muito dependentes da Rússia e Ucrânia nesse sentido.
Com o conflito, o preço do trigo registrou, em 2022, a maior alta de preços da série histórica. Os preços internacionais do trigo tiveram aumento de 76% acima da média de fevereiro, segundo o Ipea. Com isso, houve incentivo para maior produção no Brasil, mas poucos produtores conseguiram adaptar suas produções para realizar a mudança.
Diante dessa situação, Rússia e Ucrânia assinaram um acordo em julho para a criação de um corredor marítimo para exportação de grãos. Supervisionado pela Turquia e pelas Nações Unidas, o “corredor de grãos”, como ficou conhecido, ajudou a dar alívio à crise alimentar.
Com seis meses de atividades, 19 milhões de toneladas de produtos agrícolas já embarcaram no porto de Odesa, no Mar Negro.
Logo que a guerra começou, uma das grandes preocupações foi com o fornecimento de energia para a Europa, principalmente de gás natural e petróleo. A Rússia é o maior fornecedor do continente e, além das dificuldades de negociações e logística de um país em guerra, houve sanções impostas aos produtos russos.
Mas a preocupação foi maior que a realidade. Como o inverno na Europa não foi tão frio como os anteriores, a produção própria, e a importação de outros players, deu conta de suprir a necessidade. E quanto ao petróleo, os Estados Unidos conseguiram atender à demanda através de estoques que possuíam.
Durante o ano, a oscilação do preço de petróleo foi uma das maiores desde a grande crise de 2008. Logo que a guerra iniciou, o preço disparou subindo em 20%. Ao longo do ano, foram altos e baixos e a instabilidade é que reinou. No Brasil, o cenário político tornou o mercado de energia ainda mais imprevisível.
Ainda não há expectativa de um fim à guerra na Ucrânia. Mesmo que se chegue a um acordo, deve levar um bom tempo para que tudo se estabilize e volte ao que era antes – se é que tem como voltar, pois algumas mudanças do período vieram para ficar.
Como vimos, o mercado de commodities é muito instável. Mesmo quando não está sendo impactado por um conflito internacional, o cenário político e econômico do Brasil e do exterior influenciam na formação de preço. Assim como as taxas de câmbio, que também oscilam muito.
Com tantas variações, é imprescindível contar com um planejamento que dê segurança e mais previsibilidade para o futuro dos negócios.
Utilizar estratégias de hedge é a melhor opção para evitar surpresas desagradáveis na programação financeira de quem trabalha na cadeia de commodities.
A hEDGEpoint une o conhecimento de especialistas em gestão de risco por meio de tecnologias e produtos personalizados para oferecer sempre a melhor experiência.
Estamos presentes globalmente, sempre preparados para atender a qualquer momento e em qualquer lugar. Entre em contato com um consultor para saber mais sobre como utilizar este instrumento a favor dos seus negócios.
Fale com um especialista da hEDGEpoint
Rua Funchal, 418, 18º andar - Vila Olímpia São Paulo, SP, Brasil
Contato
(00) 99999-8888 example@mail.com
Section
Home
O que Fazemos
Mercado
Quem Somos
HUB
Blog
Esta página foi preparada pela Hedgepoint Schweiz AG e suas afiliadas (“Hedgepoint”) exclusivamente para fins informativos e instrutivos, sem o objetivo de estabelecer obrigações ou compromissos com terceiros, nem de promover uma oferta ou solicitação de oferta de venda ou compra de quaisquer valores mobiliários, commodity interests ou produtos de investimento.
A Hedgepoint e suas associadas renunciam expressamente a qualquer uso das informações contidas neste documento que direta ou indiretamente resulte em danos ou prejuízos de qualquer natureza. As informações são obtidas de fontes que acreditamos serem confiáveis, mas não garantimos a atualidade ou precisão dessas informações.
O trading de commodity interests, como futuros, opções e swaps, envolve um risco substancial de perda e pode não ser adequado para todos os investidores. Você deve considerar cuidadosamente se esse tipo de negociação é adequado para você, levando em conta sua situação financeira. O desempenho passado não é necessariamente indicativo de resultados futuros. Os clientes devem confiar em seu próprio julgamento independente e/ou consultores antes de realizar qualquer transação.
A Hedgepoint não fornece consultoria jurídica, tributária ou contábil, sendo de sua responsabilidade buscar essas orientações separadamente.
A Hedgepoint Schweiz AG está organizada, constituída e existente sob as leis da Suíça, é afiliada à ARIF, a Associação Romande des Intermédiaires Financiers, que é uma Organização de Autorregulação autorizada pela FINMA. A Hedgepoint Commodities LLC está organizada, constituída e existente sob as leis dos Estados Unidos, sendo autorizada e regulada pela Commodity Futures Trading Commission (CFTC) e é membro da National Futures Association (NFA), atuando como Introducing Broker e Commodity Trading Advisor. A Hedgepoint Global Markets Limited é regulada pela Dubai Financial Services Authority. O conteúdo é direcionado a Clientes Profissionais e não a Clientes de Varejo. A Hedgepoint Global Markets PTE. Ltd está organizada, constituída e existente sob as leis de Singapura, isenta de obter uma licença de serviços financeiros conforme o Segundo Anexo do Securities and Futures (Licensing and Conduct of Business) Act, pela Monetary Authority of Singapore (MAS). A Hedgepoint Global Markets DTVM Ltda. é autorizada e regulada no Brasil pelo Banco Central do Brasil (BCB) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Hedgepoint Serviços Ltda. está organizada, constituída e existente sob as leis do Brasil. A Hedgepoint Global Markets S.A. está organizada, constituída e existente sob as leis do Uruguai.
Em caso de dúvidas não resolvidas no primeiro contato com o atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com o canal de ouvidoria interna (ombudsman@hedgepointglobal.com – global ou ouvidoria@hedgepointglobal.com – apenas Brasil) ou ligue para 0800-8788408 (apenas Brasil).
Integridade, ética e transparência são valores que guiam nossa cultura. Para fortalecer ainda mais nossas práticas, a Hedgepoint possui um canal de denúncias para colaboradores e terceiros via e-mail ethicline@hedgepointglobal.com ou pelo formulário Ethic Line – Hedgepoint Global Markets.
Nota de segurança: Todos os contatos com clientes e parceiros são realizados exclusivamente por meio do nosso domínio @hedgepointglobal.com. Não aceite informações, boletos, extratos ou solicitações de outros domínios e preste atenção especial a variações em letras ou grafias, pois podem indicar uma situação fraudulenta.
“Hedgepoint” e o logotipo “Hedgepoint” são marcas de uso exclusivo da Hedgepoint e/ou de suas afiliadas. O uso ou reprodução é proibido, a menos que expressamente autorizado pela HedgePoint.
Além disso, o uso de outras marcas neste documento foi autorizado apenas para fins de identificação. Isso, portanto, não implica quaisquer direitos da HedgePoint sobre essas marcas ou implica endosso, associação ou aprovação pelos proprietários dessas marcas com a Hedgepoint ou suas afiliadas.
aA Hedgepoint Global Markets é correspondente cambial do Ebury Banco de Câmbio, de acordo com a resolução CMN Nº 4.935, DE 29 DE JULHO DE 2021, Artigo 14 do Banco Central do Brasil (BACEN).
Para mais informações sobre nosso parceiro, serviços disponíveis, atendimento e ouvidoria, acesse o link a seguir: https://br.ebury.com/