A importância da irrigação é um tema bastante debatido entre os produtores rurais. Essa técnica traz vantagens e contribui até mesmo para a sustentabilidad
A importância da irrigação é um tema bastante debatido entre os produtores rurais. Essa técnica traz vantagens e contribui até mesmo para a sustentabilidade e a segurança alimentar do planeta.
Hoje, o Brasil tem 8,2 milhões de hectares irrigados, mas pode aumentar essa parcela para até 55 milhões de hectares, segundo o Atlas Irrigação. A expansão das áreas brasileiras com irrigação deverá ser de mais 4,2 milhões de hectares até 2040.
Por ser uma tecnologia extremamente relevante, a irrigação passou a integrar as práticas de agricultura 4.0 e se tornou uma aliada no desenvolvimento do país. Com ela, aumenta-se a produtividade da fazenda, visando à otimização do uso de recursos naturais, o que potencializa resultados no mercado de commodities agrícolas.
Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura!
A irrigação engloba práticas capazes de aplicar água de modo artificial nas plantas. Portanto, refere-se aos métodos, equipamentos e sistemas utilizados para oferecer a quantidade de água e umidade necessárias em uma determinada cultura.
Entre os principais objetivos da irrigação, destacamos:
Leia também: Como o valor dos insumos afeta a produção agrícola?
Agora que você já entendeu sobre irrigação, vamos explicar o que é a agricultura 4.0, também chamada de quarta revolução da agricultura. Esse é um conceito que busca trazer novas técnicas para otimizar a produção do campo de maneira sustentável.
Com a agricultura 4.0, o produtor consegue melhorar a gestão técnica, operacional e financeira do seu negócio. Para obter os seus benefícios, será imprescindível o planejamento correto e o investimento em tecnologia para aprimorar processos produtivos como a irrigação.
Afinal, a atividade agrícola consome cerca de 30 trilhões de litros de água por ano no Brasil, segundo o Atlas Irrigação. Para promover maior eficiência e reduzir desperdícios, as empresas investem em alternativas que possibilitam a gestão e integração de dados, como:
Ao integrar a irrigação às práticas de agricultura 4.0, produtores de pequeno, médio e grande porte conquistam uma gestão mais eficaz das atividades agrícolas. Logo, ganham competitividade no mercado a nível internacional.
Na agricultura 4.0, a importância da irrigação consiste justamente em englobar estratégias para aumentar a eficiência do seu uso, visando à melhora da segurança hídrica e energética. A partir disso, diversos benefícios podem ser obtidos. Listamos os principais em seguida!
Em muitas regiões, as chuvas são insuficientes ou ocorrem de maneira irregular para atender às exigências hídricas das culturas. A irrigação permite a disponibilidade constante de água. Desse modo, assegura o crescimento saudável das plantas durante todo o ciclo de cultivo.
A irrigação impulsiona a produção agrícola ao permitir múltiplos ciclos de cultivo em um mesmo ano. Sendo assim, proporciona condições para o desenvolvimento das plantas, inclusive em locais em que a água é um fator limitante no rendimento da safra.
Com o monitoramento das operações agrícolas em tempo real, sabe-se exatamente o momento adequado para recorrer à prática.
A disponibilidade controlada de água por meio da irrigação permite a diversificação das culturas de uma região. Isso confere a escolha de plantas mais adequadas aos mercados locais e globais, além de contribuir para a segurança alimentar e a estabilidade econômica.
Em períodos de estiagem, a irrigação atua como uma medida de adaptação, pois reduz os impactos adversos nas safras. Logo, reduz perdas significativas na produção agrícola, o que é particularmente importante no mercado de commodities ao evitar oscilações de oferta e demanda significativas.
Sistemas modernos de irrigação são projetados para otimizar o uso da água, o que minimiza desperdícios e promove a eficiência hídrica. Em um contexto global de crescente escassez de água, essa é uma medida imprescindível em toda a sociedade.
A irrigação na agricultura 4.0 contribui para o aumento da produtividade e da qualidade da safra, o que reduz custos e melhora a sustentabilidade no campo. O consumidor, por sua vez, consegue rastrear a cadeia produtiva, tem alimentos de melhor qualidade e sabe que os impactos socioambientais são minimizados na produção.
Mesmo que a irrigação 4.0 ainda não seja viável para todos os produtores, essa é uma tendência em ascensão. Nesse sentido, busca-se cada vez mais a conectividade, com foco na eficiência operacional e preservação do planeta.
Você deve ter notado que a irrigação na agricultura é uma ferramenta crucial para gerenciar riscos relacionados à variabilidade climática. Com ela, pode-se garantir a produção estável de culturas.
Ao fornecer água de maneira controlada e eficiente, a irrigação ajuda a mitigar os impactos de períodos de seca ou chuvas irregulares. Dessa forma, reduz as chances de perdas significativas na produção e permite aos agricultores enfrentar desafios climáticos imprevistos.
A técnica possibilita, também, que os produtores mantenham uma produção consistente ao longo do tempo, o que contribui para a gestão de riscos na agricultura. Em complemento, o gerenciamento de riscos de commodities na agricultura pode ser aprimorado pelo uso de instrumentos de hedge.
O hedge envolve a proteção contra flutuações de preços. Assim, os produtores podem fixar preços futuros para suas safras. A irrigação desempenha um papel vital nesse contexto, pois, ao assegurar uma produção mais previsível, facilita a implementação de ferramentas de hedge mais eficazes.
Assim, a combinação da irrigação como ferramenta de gerenciamento de riscos associados à perda de produtividade agrícola e o hedge como proteção contra riscos de mercado proporciona benefícios. Entre eles, uma abordagem abrangente e sinérgica para enfrentar os desafios complexos enfrentados pelos agricultores.
Quer saber como você pode gerenciar riscos no seu negócio? Entre em contato com um profissional da hEDGEpoint agora!
Rua Funchal, 418, 18º andar - Vila Olímpia São Paulo, SP, Brasil
Contato
(00) 99999-8888 example@mail.com
Section
Home
O que Fazemos
Mercado
Quem Somos
HUB
Blog
Esta página foi preparada pela Hedgepoint Schweiz AG e suas afiliadas (“Hedgepoint”) exclusivamente para fins informativos e instrutivos, sem o objetivo de estabelecer obrigações ou compromissos com terceiros, nem de promover uma oferta ou solicitação de oferta de venda ou compra de quaisquer valores mobiliários, commodity interests ou produtos de investimento.
A Hedgepoint e suas associadas renunciam expressamente a qualquer uso das informações contidas neste documento que direta ou indiretamente resulte em danos ou prejuízos de qualquer natureza. As informações são obtidas de fontes que acreditamos serem confiáveis, mas não garantimos a atualidade ou precisão dessas informações.
O trading de commodity interests, como futuros, opções e swaps, envolve um risco substancial de perda e pode não ser adequado para todos os investidores. Você deve considerar cuidadosamente se esse tipo de negociação é adequado para você, levando em conta sua situação financeira. O desempenho passado não é necessariamente indicativo de resultados futuros. Os clientes devem confiar em seu próprio julgamento independente e/ou consultores antes de realizar qualquer transação.
A Hedgepoint não fornece consultoria jurídica, tributária ou contábil, sendo de sua responsabilidade buscar essas orientações separadamente.
A Hedgepoint Schweiz AG está organizada, constituída e existente sob as leis da Suíça, é afiliada à ARIF, a Associação Romande des Intermédiaires Financiers, que é uma Organização de Autorregulação autorizada pela FINMA. A Hedgepoint Commodities LLC está organizada, constituída e existente sob as leis dos Estados Unidos, sendo autorizada e regulada pela Commodity Futures Trading Commission (CFTC) e é membro da National Futures Association (NFA), atuando como Introducing Broker e Commodity Trading Advisor. A Hedgepoint Global Markets Limited é regulada pela Dubai Financial Services Authority. O conteúdo é direcionado a Clientes Profissionais e não a Clientes de Varejo. A Hedgepoint Global Markets PTE. Ltd está organizada, constituída e existente sob as leis de Singapura, isenta de obter uma licença de serviços financeiros conforme o Segundo Anexo do Securities and Futures (Licensing and Conduct of Business) Act, pela Monetary Authority of Singapore (MAS). A Hedgepoint Global Markets DTVM Ltda. é autorizada e regulada no Brasil pelo Banco Central do Brasil (BCB) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Hedgepoint Serviços Ltda. está organizada, constituída e existente sob as leis do Brasil. A Hedgepoint Global Markets S.A. está organizada, constituída e existente sob as leis do Uruguai.
Em caso de dúvidas não resolvidas no primeiro contato com o atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com o canal de ouvidoria interna (ombudsman@hedgepointglobal.com – global ou ouvidoria@hedgepointglobal.com – apenas Brasil) ou ligue para 0800-8788408 (apenas Brasil).
Integridade, ética e transparência são valores que guiam nossa cultura. Para fortalecer ainda mais nossas práticas, a Hedgepoint possui um canal de denúncias para colaboradores e terceiros via e-mail ethicline@hedgepointglobal.com ou pelo formulário Ethic Line – Hedgepoint Global Markets.
Nota de segurança: Todos os contatos com clientes e parceiros são realizados exclusivamente por meio do nosso domínio @hedgepointglobal.com. Não aceite informações, boletos, extratos ou solicitações de outros domínios e preste atenção especial a variações em letras ou grafias, pois podem indicar uma situação fraudulenta.
“Hedgepoint” e o logotipo “Hedgepoint” são marcas de uso exclusivo da Hedgepoint e/ou de suas afiliadas. O uso ou reprodução é proibido, a menos que expressamente autorizado pela HedgePoint.
Além disso, o uso de outras marcas neste documento foi autorizado apenas para fins de identificação. Isso, portanto, não implica quaisquer direitos da HedgePoint sobre essas marcas ou implica endosso, associação ou aprovação pelos proprietários dessas marcas com a Hedgepoint ou suas afiliadas.
aA Hedgepoint Global Markets é correspondente cambial do Ebury Banco de Câmbio, de acordo com a resolução CMN Nº 4.935, DE 29 DE JULHO DE 2021, Artigo 14 do Banco Central do Brasil (BACEN).
Para mais informações sobre nosso parceiro, serviços disponíveis, atendimento e ouvidoria, acesse o link a seguir: https://br.ebury.com/