Neste momento, inicia-se a colheita de milho primeira safra em diversos estados do Brasil. Esse período também é conhecido como safra de verão e iniciou en
Neste momento, inicia-se a colheita de milho primeira safra em diversos estados do Brasil. Esse período também é conhecido como safra de verão e iniciou entre setembro e outubro de 2023.
Ainda que a primeira safra de milho não traga impactos para a dinâmica de comercialização global, ela exerce influência no mercado doméstico. Em outras palavras, a produção se destina para o consumo interno. Consequentemente, pode afetar os preços localmente.
Convidamos Pedro Schicchi, Analista de Inteligência de Mercado de Grãos e Oleaginosas da hEDGEpoint, para explicar:
Boa leitura!
Segundo Schicchi, a safra de verão do milho é menor no Brasil. Isso ocorre porque a maior safra da cultura, nos últimos 10 anos, é a de inverno:
“A soja ganhou espaço durante o plantio de verão. Dessa forma, muitos produtores optam por plantar esse grão, já que podem plantar o milho no inverno”, pontua Schicchi.
Na temporada 22/23, a safra de inverno do milho obteve uma produção bastante elevada. Por causa dessa situação, os estoques da commodity seguem bem abastecidos, o que acentuou a preferência do produtor pelo plantio de soja no verão.
Mas, como a safra de inverno do milho começa a ser colhida a partir de julho, a safra de milho verão ainda se faz necessária para abastecer o mercado interno nos meses iniciais do ano:
“O abastecimento, assim, é principalmente para o mercado doméstico de suínos e de carne. Os estados brasileiros com uma produção forte de milho na primeira safra são aqueles que têm também forte presença dessas indústrias”, pondera o Analista de Inteligência de Mercado de Grãos e Oleaginosas da hEDGEpoint.
Entre eles, destacam-se o Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais. No Sul do Brasil, diferentemente da região do Centro-Norte, há maior dificuldade para realizar a safra de inverno do milho devido ao risco iminente de geada. Por isso, planta-se um pouco mais de milho no verão.
Leia mais:
A safra de inverno do ano passado apresentou uma produção recorde de milho, com alta produtividade e aumento da área plantada no país. Além disso, o cenário global também conseguiu bons resultados, principalmente nos Estados Unidos. Logo, houve uma excelente oferta de milho.
Por conseguinte, as margens dos produtores para a safra de milho verão ficaram mais apertadas:
“Sendo assim, a produção migrou para a soja ou houve menor expansão de área para o plantio de milho. Essa situação leva a uma produção menor da safra de verão do milho”, complementa Schicchi.
Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o comportamento climático afetou negativamente as lavouras na safra 2023/24 de milho e soja nas principais regiões produtoras. O El Niño influenciou diretamente os extremos climáticos e trouxe:
Para a safra de verão 2023/24 do milho, estima-se a área cultivada em 3.931,9 mil hectares, número 11,5% inferior ao registrado no ciclo passado. Espera-se uma produção de 23.607 mil toneladas, 13,8% inferior ao obtido na temporada anterior.
“A produtividade é boa, mas a menor área explica a redução na produção. Historicamente, não é um número substancialmente baixo. Logo, há poucos riscos de afetar preços internacionais, pois é uma safra mais doméstica no Brasil. Desse modo, os impactos são momentâneos e regionais, principalmente em locais com forte produção de carne”, completa Pedro Schicchi.
Primeira Safra de Milho Brasil – Área, Produtividade e Produção (M ha/mt/ha/M mt)
Fonte: Conab
Leia também:
Diversos aspectos interferem no mercado de commodities. Como você percebeu, as oscilações na oferta e demanda repercutem em toda a logística da cadeia produtiva. O clima também pode comprometer o desenvolvimento da safra.
Nesse sentido, o gerenciamento de riscos faz toda a diferença para proteger os negócios da volatilidade. Com ele, o produtor consegue adotar ferramentas de hedge para evitar oscilações bruscas de preços no mercado doméstico, por exemplo.
Além disso, é importante que os participantes deste setor se mantenham sempre atualizados sobre todas as movimentações que ocorrem. No mercado do milho, é imprescindível compreender as dinâmicas de produção e consumo, bem como os fatores que podem alterá-las.
Pensando nisso, a hEDGEpoint disponibiliza uma newsletter do blog com os principais acontecimentos e seus possíveis desdobramentos. Assine agora e realize as suas operações com maior conhecimento e assertividade.
Rua Funchal, 418, 18º andar - Vila Olímpia São Paulo, SP, Brasil
Contato
(00) 99999-8888 example@mail.com
Section
Home
O que Fazemos
Mercado
Quem Somos
HUB
Blog
Esta página foi preparada pela Hedgepoint Schweiz AG e suas afiliadas (“Hedgepoint”) exclusivamente para fins informativos e instrutivos, sem o objetivo de estabelecer obrigações ou compromissos com terceiros, nem de promover uma oferta ou solicitação de oferta de venda ou compra de quaisquer valores mobiliários, commodity interests ou produtos de investimento.
A Hedgepoint e suas associadas renunciam expressamente a qualquer uso das informações contidas neste documento que direta ou indiretamente resulte em danos ou prejuízos de qualquer natureza. As informações são obtidas de fontes que acreditamos serem confiáveis, mas não garantimos a atualidade ou precisão dessas informações.
O trading de commodity interests, como futuros, opções e swaps, envolve um risco substancial de perda e pode não ser adequado para todos os investidores. Você deve considerar cuidadosamente se esse tipo de negociação é adequado para você, levando em conta sua situação financeira. O desempenho passado não é necessariamente indicativo de resultados futuros. Os clientes devem confiar em seu próprio julgamento independente e/ou consultores antes de realizar qualquer transação.
A Hedgepoint não fornece consultoria jurídica, tributária ou contábil, sendo de sua responsabilidade buscar essas orientações separadamente.
A Hedgepoint Schweiz AG está organizada, constituída e existente sob as leis da Suíça, é afiliada à ARIF, a Associação Romande des Intermédiaires Financiers, que é uma Organização de Autorregulação autorizada pela FINMA. A Hedgepoint Commodities LLC está organizada, constituída e existente sob as leis dos Estados Unidos, sendo autorizada e regulada pela Commodity Futures Trading Commission (CFTC) e é membro da National Futures Association (NFA), atuando como Introducing Broker e Commodity Trading Advisor. A Hedgepoint Global Markets Limited é regulada pela Dubai Financial Services Authority. O conteúdo é direcionado a Clientes Profissionais e não a Clientes de Varejo. A Hedgepoint Global Markets PTE. Ltd está organizada, constituída e existente sob as leis de Singapura, isenta de obter uma licença de serviços financeiros conforme o Segundo Anexo do Securities and Futures (Licensing and Conduct of Business) Act, pela Monetary Authority of Singapore (MAS). A Hedgepoint Global Markets DTVM Ltda. é autorizada e regulada no Brasil pelo Banco Central do Brasil (BCB) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Hedgepoint Serviços Ltda. está organizada, constituída e existente sob as leis do Brasil. A Hedgepoint Global Markets S.A. está organizada, constituída e existente sob as leis do Uruguai.
Em caso de dúvidas não resolvidas no primeiro contato com o atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com o canal de ouvidoria interna (ombudsman@hedgepointglobal.com – global ou ouvidoria@hedgepointglobal.com – apenas Brasil) ou ligue para 0800-8788408 (apenas Brasil).
Integridade, ética e transparência são valores que guiam nossa cultura. Para fortalecer ainda mais nossas práticas, a Hedgepoint possui um canal de denúncias para colaboradores e terceiros via e-mail ethicline@hedgepointglobal.com ou pelo formulário Ethic Line – Hedgepoint Global Markets.
Nota de segurança: Todos os contatos com clientes e parceiros são realizados exclusivamente por meio do nosso domínio @hedgepointglobal.com. Não aceite informações, boletos, extratos ou solicitações de outros domínios e preste atenção especial a variações em letras ou grafias, pois podem indicar uma situação fraudulenta.
“Hedgepoint” e o logotipo “Hedgepoint” são marcas de uso exclusivo da Hedgepoint e/ou de suas afiliadas. O uso ou reprodução é proibido, a menos que expressamente autorizado pela HedgePoint.
Além disso, o uso de outras marcas neste documento foi autorizado apenas para fins de identificação. Isso, portanto, não implica quaisquer direitos da HedgePoint sobre essas marcas ou implica endosso, associação ou aprovação pelos proprietários dessas marcas com a Hedgepoint ou suas afiliadas.
aA Hedgepoint Global Markets é correspondente cambial do Ebury Banco de Câmbio, de acordo com a resolução CMN Nº 4.935, DE 29 DE JULHO DE 2021, Artigo 14 do Banco Central do Brasil (BACEN).
Para mais informações sobre nosso parceiro, serviços disponíveis, atendimento e ouvidoria, acesse o link a seguir: https://br.ebury.com/