O mercado da soja é um dos mais populares do mundo. A commodity se destaca principalmente no agronegócio brasileiro, afinal, o Brasil é o principal produto
O mercado da soja é um dos mais populares do mundo. A commodity se destaca principalmente no agronegócio brasileiro, afinal, o Brasil é o principal produtor do planeta.
O que nem todas as pessoas sabem é que produtores podem vender soja sem ter sequer iniciado o plantio. Nesse sentido, também é possível comprar soja para ser entregue daqui a vários meses. Mas, como isso acontece?
Um dos instrumentos que permite essa negociação se chama contrato futuro, bastante utilizado para a gestão de riscos de commodities agrícolas e de energia. Para você entender como ele funciona no mercado da soja, criamos esse conteúdo exclusivo.
Acompanhe a leitura e confira!
De maneira simples e direta: os contratos futuros da soja garantem o preço de hoje para a venda acordada em uma data futura.
Vamos a um exemplo para ficar bem claro. Imagine que a cotação da soja está em R$ 120 por saca de 60kg na fase do plantio. Para o produtor rural, esse é um preço bom.
Portanto, ele prefere não esperar, porque tem medo de que o preço abaixe na época da colheita: as previsões são de condições climáticas excelentes que poderão afetar a oferta e demanda da mercadoria, devido à sobreoferta na safra.
Assim, ele consegue se proteger dessa variação de preços ao fazer o contrato futuro. Para isso, fixa o preço da soja nos R$ 120 de hoje, embora a venda se concretize apenas em alguns meses. Em outras palavras, o produtor consegue fazer o hedge da commodity.
Leia também:
Os contratos futuros da soja são negociados em Bolsas de Mercadorias e Futuros. No Brasil, a mais conhecida é a BM&FBoverspa da B3. No mercado internacional, é a Bolsa de Chicago (Estados Unidos). Nos dois casos, o valor é fixado em dólar.
A soja negociada no contrato futuro da B3, por sua vez , é a granel tipo exportação, com quantidade estabelecida por 450 sacas com 60kg de mercadoria em cada uma. No mercado futuro da soja, só existe a liquidação financeira em um primeiro momento. Assim, não há entrega do produto físico.
Desse modo, negocia-se a compra e venda do produto em uma data futura e a um preço definido entre as partes envolvidas. Em geral, produtores, indústrias, cerealistas, cooperativas e tradings realizam a operação.
Os preços dos contratos futuros da soja variam conforme a cotação do mercado à vista e a proximidade do mês de vencimento do contrato. Por isso, quanto maior o valor do indicador no mercado à vista, mais o contrato futuro se valoriza.
Porém, a valorização depende do vencimento: quanto mais perto da data, menor a valorização. A data de vencimento e o último dia para negociação do contrato sempre é no 2° dia útil anterior ao mês de vencimento.
Há alguns aspectos essenciais que você precisa saber em relação ao mercado da soja. Abaixo, explicamos os principais, confira!
Antes de operar contratos futuros da soja, precisa-se entender como esse mercado funciona. O primeiro aspecto é que ele depende de fatores de sazonalidade, já que a commodity segue um ciclo de produção determinado.
O processo produtivo contempla três etapas: plantio, formação e colheita. Cada estágio impacta o andamento da safra e pode influenciar o preço do contrato futuro no final. No plantio, caso haja problemas de clima ou atrasos , os preços futuros da soja devem subir. Já no período de formação, a soja começa a se reproduzir.
Assim, os preços são influenciados pelo ritmo de formação da commodity, com risco de sofrer influência de fatores externos que podem afetar a colheita. Na colheita, se houver doença na cultura, por exemplo, a qualidade da soja será prejudicada, o que pode acarretar consequências de alta nos preços. Por outro lado, se a colheita for boa, a tendência é de um mercado com oferta cheia e, portanto, queda nos preços.”
Em períodos com aumento da demanda por farelo de soja para alimentar animais ou por óleo de soja para produzir biocombustível, os preços do produto podem subir rapidamente devido a maior procura. Por sua vez, o período de colheita costuma ser caracterizado pelo aumento na oferta de soja, o que traz mais concorrência e baixa nos preços.
A tendência de crescimento da população mundial também poderá resultar em aumento da demanda por soja nas próximas décadas. Os participantes deste mercado devem ficar atentos às novas dinâmicas que podem surgir em países emergentes.
As condições climáticas instáveis, a iminência de conflitos geopolíticos e as variações no dólar são aspectos que geram volatilidade no mercado da soja. Com isso, os preços podem ser afetados em casos de seca ou enchentes.
O mesmo acontece com embargos econômicos devido a guerras e mudanças na política econômica estadunidense. Afinal, o dólar é a moeda de precificação dos contratos futuros da soja.
Contar com analistas de inteligência de mercado faz toda a diferença nos negócios. No caso da soja, esse setor consegue identificar questões de área plantada, perspectivas de rendimento, diferenças entre regiões produtoras e clima.
Igualmente, verifica-se a demanda e como as indústrias de óleos, frangos, suínos e biocombustíveis demandam o grão. A produção de relatórios regulares com essas informações traz análises técnicas e updates que contribuem significativamente na tomada de decisões informada.
Leia também:
Com os contratos futuros, torna-se possível fixar o preço atual da soja. Assim, os produtores e demais players se protegem das variações de preço desse mercado.
Esse instrumento é um derivativo agrícola que possibilita gerenciar riscos em um mercado altamente competitivo. Consegue-se, por meio dessas ferramentas, estabelecer uma margem entre custos e preços de venda.
Pelo fato de a liquidação ser apenas financeira, dispensa-se também a necessidade de espaço de armazenamento imediato para guardar a soja. Lembramos: o ideal é que as operações no mercado da soja com contratos futuros sempre sejam realizadas com bastante planejamento e estudo.
O mercado da soja envolvendo contratos futuros requer um profundo entendimento do seu funcionamento. Se você atua com commodities, sabe que a volatilidade pode ser intensa.
Assim sendo, contar com um parceiro que realmente compreende todos os fatores desse mercado é imprescindível para os negócios. A hEDGEpoint contempla ferramentas de hedge em commodities que contribuem nesse processo.
Com tecnologia, inteligência de mercado, análise de dados e insights, capacitamos nossos clientes para avaliarem os riscos e tomarem decisões assertivas.
Entre em contato com um profissional da hEDGEpoint para saber como podemos atuar em conjunto com você.
Rua Funchal, 418, 18º andar - Vila Olímpia São Paulo, SP, Brasil
Contato
(00) 99999-8888 example@mail.com
Section
Home
O que Fazemos
Mercado
Quem Somos
HUB
Blog
Esta página foi preparada pela Hedgepoint Schweiz AG e suas afiliadas (“Hedgepoint”) exclusivamente para fins informativos e instrutivos, sem o objetivo de estabelecer obrigações ou compromissos com terceiros, nem de promover uma oferta ou solicitação de oferta de venda ou compra de quaisquer valores mobiliários, commodity interests ou produtos de investimento.
A Hedgepoint e suas associadas renunciam expressamente a qualquer uso das informações contidas neste documento que direta ou indiretamente resulte em danos ou prejuízos de qualquer natureza. As informações são obtidas de fontes que acreditamos serem confiáveis, mas não garantimos a atualidade ou precisão dessas informações.
O trading de commodity interests, como futuros, opções e swaps, envolve um risco substancial de perda e pode não ser adequado para todos os investidores. Você deve considerar cuidadosamente se esse tipo de negociação é adequado para você, levando em conta sua situação financeira. O desempenho passado não é necessariamente indicativo de resultados futuros. Os clientes devem confiar em seu próprio julgamento independente e/ou consultores antes de realizar qualquer transação.
A Hedgepoint não fornece consultoria jurídica, tributária ou contábil, sendo de sua responsabilidade buscar essas orientações separadamente.
A Hedgepoint Schweiz AG está organizada, constituída e existente sob as leis da Suíça, é afiliada à ARIF, a Associação Romande des Intermédiaires Financiers, que é uma Organização de Autorregulação autorizada pela FINMA. A Hedgepoint Commodities LLC está organizada, constituída e existente sob as leis dos Estados Unidos, sendo autorizada e regulada pela Commodity Futures Trading Commission (CFTC) e é membro da National Futures Association (NFA), atuando como Introducing Broker e Commodity Trading Advisor. A Hedgepoint Global Markets Limited é regulada pela Dubai Financial Services Authority. O conteúdo é direcionado a Clientes Profissionais e não a Clientes de Varejo. A Hedgepoint Global Markets PTE. Ltd está organizada, constituída e existente sob as leis de Singapura, isenta de obter uma licença de serviços financeiros conforme o Segundo Anexo do Securities and Futures (Licensing and Conduct of Business) Act, pela Monetary Authority of Singapore (MAS). A Hedgepoint Global Markets DTVM Ltda. é autorizada e regulada no Brasil pelo Banco Central do Brasil (BCB) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Hedgepoint Serviços Ltda. está organizada, constituída e existente sob as leis do Brasil. A Hedgepoint Global Markets S.A. está organizada, constituída e existente sob as leis do Uruguai.
Em caso de dúvidas não resolvidas no primeiro contato com o atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com o canal de ouvidoria interna (ombudsman@hedgepointglobal.com – global ou ouvidoria@hedgepointglobal.com – apenas Brasil) ou ligue para 0800-8788408 (apenas Brasil).
Integridade, ética e transparência são valores que guiam nossa cultura. Para fortalecer ainda mais nossas práticas, a Hedgepoint possui um canal de denúncias para colaboradores e terceiros via e-mail ethicline@hedgepointglobal.com ou pelo formulário Ethic Line – Hedgepoint Global Markets.
Nota de segurança: Todos os contatos com clientes e parceiros são realizados exclusivamente por meio do nosso domínio @hedgepointglobal.com. Não aceite informações, boletos, extratos ou solicitações de outros domínios e preste atenção especial a variações em letras ou grafias, pois podem indicar uma situação fraudulenta.
“Hedgepoint” e o logotipo “Hedgepoint” são marcas de uso exclusivo da Hedgepoint e/ou de suas afiliadas. O uso ou reprodução é proibido, a menos que expressamente autorizado pela HedgePoint.
Além disso, o uso de outras marcas neste documento foi autorizado apenas para fins de identificação. Isso, portanto, não implica quaisquer direitos da HedgePoint sobre essas marcas ou implica endosso, associação ou aprovação pelos proprietários dessas marcas com a Hedgepoint ou suas afiliadas.
aA Hedgepoint Global Markets é correspondente cambial do Ebury Banco de Câmbio, de acordo com a resolução CMN Nº 4.935, DE 29 DE JULHO DE 2021, Artigo 14 do Banco Central do Brasil (BACEN).
Para mais informações sobre nosso parceiro, serviços disponíveis, atendimento e ouvidoria, acesse o link a seguir: https://br.ebury.com/