Se o ano de 2022 foi marcado pela volatilidade, o mercado de commodities em 2023 exige grande atenção aos movimentos globais. Acontecimentos do ano passado
Se o ano de 2022 foi marcado pela volatilidade, o mercado de commodities em 2023 exige grande atenção aos movimentos globais. Acontecimentos do ano passado podem continuar impactando este ano. Além disso, há fatores imprevisíveis e os climáticos, que agem diretamente nas commodities.
A instabilidade geral evidencia a necessidade de uma estratégia de gerenciamento de riscos. Por isso, a equipe de especialistas da hEDGEpoint elaborou este conteúdo com perspectivas para o mercado agrícola e energético.
Quem acompanha a economia, sabe que 2022 foi um ano histórico em relação às políticas monetárias. Bancos centrais de todo o mundo se viram obrigados a tomar decisões para combater a inflação. Assim, as taxas de juros se elevaram para os níveis mais altos dos últimos 40 anos.
Esta situação nos países desenvolvidos preocupa os produtores de commodities. Isto porque taxas altas normalmente enfraquecem a propensão a consumo – o que pode desencadear em menos importações.
A Guerra na Ucrânia, que não apresenta evidência de uma resolução próxima, continuará gerando impactos principalmente a Europa. Para compensar a falta do gás canalizado, a região passou a importar GNL, porém foi mais um fator de inflação.
Empresas do setor de fertilizantes estão apostando em investimentos na Ásia, devido aos altos custos de energia na Europa. Fatores como este sugerem que a economia da região poderá ter um desempenho abaixo do esperado em 2023.
O acontecimento que tem gerado grande expectativa para todo o mercado de commodities é a reabertura da China. Por ser um grande importador de commodities, o reaquecimento da economia chinesa traz otimismo ao mercado, soja e milho, por exemplo, que são as commodities mais associadas ao país, devem ter grande influência chinesa em 2023.
O mercado de óleo e gás teve um ano marcante. A invasão da Ucrânia fez com que choques de oferta fossem observados, à medida que países perderam acesso a produtos em função das sanções à Rússia.
Assim, houve baixo fluxo de gás russo para a Europa e os preços de commodities energéticas ficaram extremamente voláteis. O Brent quase atingiu US$140/bbl no início de 2022, mas fechou o ano em US$80/bbl.
2023 não deve ser muito diferente, mas há fatores que exigem cautela. Há o risco de uma recessão estar a caminho no Ocidente e a reabertura da China, que pode aumentar as exportações para regiões onde os estoques estão apertados.
O mercado de energia este ano desempenhará um papel crucial na dinâmica global da inflação. Especialmente se a volta da China se tornar mais forte do que inicialmente prevista, compensando os impactos de uma provável retração econômica em alguns países do ocidente.
No mercado de commodities agrícolas, os mesmos acontecimentos influenciaram em 2022 e impactarão 2023. A guerra da Ucrânia tem grandes efeitos no mercado de commodities como trigo, por exemplo, pois o país é um dos maiores exportadores.
Por outro lado, altos níveis de produção no Brasil, Rússia e Austrália trouxeram mais alívio pelo lado da oferta, assim como o Acordo do Corredor de Grãos na Ucrânia e sua renovação até o primeiro trimestre de 2023.
Outro ponto que impacta diretamente no mercado agro é o clima. Há grande probabilidade de acontecer o fenômeno El Niño. Mesmo que seja possível prever, não é possível evitá-lo e, caso ocorra, deve afetar safras 23/24.
No mercado do açúcar, a expectativa é positiva para o desenvolvimento da próxima safra brasileira que já se inicia em abril 2023, o que deve contribuir para a disponibilidade do adoçante no mercado global dentro de um contexto de deterioração das safras do Hemisfério Norte.
No caso do café, há perspectivas de melhora da produção de 23/24, trazendo expectativa de superávit. É esperada uma produção global de 172,8M scs e demanda global de 174,78M scs no ciclo atual, que vai de outubro de 2022 a setembro de 2023.
Na soja, a produção total de 22/23 provavelmente será recorde devido ao Brasil (que estimamos em 150M ton vs 153M ton do USDA) ajudado por uma melhor produção no Paraguai.
Os números do USDA apontam para um superávit global um tanto confortável. Mas no Brasil, o clima será uma variável fundamental, principalmente entre março e junho, após o plantio de fevereiro e março.
O novo governo também não deixou muito claro os próximos passos em relação à agricultura, especialmente a soja. E, com certeza, a reabertura da China é um fator de grande influência, pois o país é o maior consumidor mundial do grão.
Com tantas variações que afetam o instável mercado de commodities, é imprescindível contar com um planejamento que dê segurança e mais previsibilidade para o futuro dos negócios.
Utilizar a estratégia de hedge é a melhor opção para evitar surpresas desagradáveis na programação financeira de quem trabalha na cadeia de commodities. Especialidade da hEDGEpoint, este mecanismo opera como uma espécie de seguro contra as variações de preços do mercado, reduzindo os riscos nas transações.
A hEDGEpoint alia o conhecimento de especialistas com soluções em gestão de risco por meio de tecnologias e consultoria customizada para oferecer sempre a melhor experiência em operações de futuros.
Estamos presentes globalmente, sempre preparados para atender a qualquer momento e em qualquer lugar. Entre em contato com um consultor para saber mais sobre como utilizar este instrumento a favor dos seus negócios.
Fale com um especialista da hEDGEpoint
Rua Funchal, 418, 18º andar - Vila Olímpia São Paulo, SP, Brasil
Contato
(00) 99999-8888 example@mail.com
Section
Home
O que Fazemos
Mercado
Quem Somos
HUB
Blog
Esta página foi preparada pela Hedgepoint Schweiz AG e suas afiliadas (“Hedgepoint”) exclusivamente para fins informativos e instrutivos, sem o objetivo de estabelecer obrigações ou compromissos com terceiros, nem de promover uma oferta ou solicitação de oferta de venda ou compra de quaisquer valores mobiliários, commodity interests ou produtos de investimento.
A Hedgepoint e suas associadas renunciam expressamente a qualquer uso das informações contidas neste documento que direta ou indiretamente resulte em danos ou prejuízos de qualquer natureza. As informações são obtidas de fontes que acreditamos serem confiáveis, mas não garantimos a atualidade ou precisão dessas informações.
O trading de commodity interests, como futuros, opções e swaps, envolve um risco substancial de perda e pode não ser adequado para todos os investidores. Você deve considerar cuidadosamente se esse tipo de negociação é adequado para você, levando em conta sua situação financeira. O desempenho passado não é necessariamente indicativo de resultados futuros. Os clientes devem confiar em seu próprio julgamento independente e/ou consultores antes de realizar qualquer transação.
A Hedgepoint não fornece consultoria jurídica, tributária ou contábil, sendo de sua responsabilidade buscar essas orientações separadamente.
A Hedgepoint Schweiz AG está organizada, constituída e existente sob as leis da Suíça, é afiliada à ARIF, a Associação Romande des Intermédiaires Financiers, que é uma Organização de Autorregulação autorizada pela FINMA. A Hedgepoint Commodities LLC está organizada, constituída e existente sob as leis dos Estados Unidos, sendo autorizada e regulada pela Commodity Futures Trading Commission (CFTC) e é membro da National Futures Association (NFA), atuando como Introducing Broker e Commodity Trading Advisor. A Hedgepoint Global Markets Limited é regulada pela Dubai Financial Services Authority. O conteúdo é direcionado a Clientes Profissionais e não a Clientes de Varejo. A Hedgepoint Global Markets PTE. Ltd está organizada, constituída e existente sob as leis de Singapura, isenta de obter uma licença de serviços financeiros conforme o Segundo Anexo do Securities and Futures (Licensing and Conduct of Business) Act, pela Monetary Authority of Singapore (MAS). A Hedgepoint Global Markets DTVM Ltda. é autorizada e regulada no Brasil pelo Banco Central do Brasil (BCB) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Hedgepoint Serviços Ltda. está organizada, constituída e existente sob as leis do Brasil. A Hedgepoint Global Markets S.A. está organizada, constituída e existente sob as leis do Uruguai.
Em caso de dúvidas não resolvidas no primeiro contato com o atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com o canal de ouvidoria interna (ombudsman@hedgepointglobal.com – global ou ouvidoria@hedgepointglobal.com – apenas Brasil) ou ligue para 0800-8788408 (apenas Brasil).
Integridade, ética e transparência são valores que guiam nossa cultura. Para fortalecer ainda mais nossas práticas, a Hedgepoint possui um canal de denúncias para colaboradores e terceiros via e-mail ethicline@hedgepointglobal.com ou pelo formulário Ethic Line – Hedgepoint Global Markets.
Nota de segurança: Todos os contatos com clientes e parceiros são realizados exclusivamente por meio do nosso domínio @hedgepointglobal.com. Não aceite informações, boletos, extratos ou solicitações de outros domínios e preste atenção especial a variações em letras ou grafias, pois podem indicar uma situação fraudulenta.
“Hedgepoint” e o logotipo “Hedgepoint” são marcas de uso exclusivo da Hedgepoint e/ou de suas afiliadas. O uso ou reprodução é proibido, a menos que expressamente autorizado pela HedgePoint.
Além disso, o uso de outras marcas neste documento foi autorizado apenas para fins de identificação. Isso, portanto, não implica quaisquer direitos da HedgePoint sobre essas marcas ou implica endosso, associação ou aprovação pelos proprietários dessas marcas com a Hedgepoint ou suas afiliadas.
aA Hedgepoint Global Markets é correspondente cambial do Ebury Banco de Câmbio, de acordo com a resolução CMN Nº 4.935, DE 29 DE JULHO DE 2021, Artigo 14 do Banco Central do Brasil (BACEN).
Para mais informações sobre nosso parceiro, serviços disponíveis, atendimento e ouvidoria, acesse o link a seguir: https://br.ebury.com/