Se você trabalha em qualquer etapa da cadeia de commmodities, provavelmente já escutou a seguinte pergunta: afinal, o que são commodities? O primeiro ponto
Se você trabalha em qualquer etapa da cadeia de commmodities, provavelmente já escutou a seguinte pergunta: afinal, o que são commodities? O primeiro ponto fundamental é compreender que são mercadorias primárias produzidas em larga escala, de forma padronizada e praticamente idênticas em qualidade.
Na prática, as commodities são comercializadas internacionalmente e fornecem matérias-primas essenciais para diferentes setores da sociedade. Por isso, elas têm enorme impacto econômico e estratégico em todo o globo. Países como o Brasil e os Estados Unidos, por exemplo, são dois grandes produtores de commodities, proporcionando segurança alimentar para a população mundial.
Neste conteúdo, você irá compreender todos os aspectos importantes sobre esse assunto. Continue a leitura para saber mais!
Ao longo do tempo, os tipos de commodities foram classificados de várias maneiras. Entre eles, podemos destacar:
A negociação das commodities nos mercados é bastante específica. Em seguida, entenda os preceitos que determinam essa logística de funcionamento.
As commodities possuem muitos compradores e vendedores, localizados em distintas regiões do globo. Por isso, a principal característica é que elas não têm um preço definido pelos produtores, mas sim pela relação entre oferta e demanda internacional.
Em outras palavras, isso significa que as empresas que participam do mercado de commodities estão sujeitas à volatilidade de preços. Isso acontece porque a produção de uma commodity sofre influência de fatores climáticos, políticas econômicas, eleições, guerras e muito mais.
Na prática, para você entender melhor como a volatilidade funciona, basta pensar no ciclo de plantio e colheita. A oferta de determinados produtos se concentra em um período do ano, na época da colheita, o que varia entre os países. Contudo, a demanda pode permanecer inelástica ao longo do ano inteiro.
É neste cenário que entra a importância dos estoques desses produtos para suprirem o consumo. Porém, se a produção for menor do que o esperado ou a demanda crescer mais do que as expectativas, poderá faltar produto no mercado. A principal consequência desta situação é a alta dos preços.
Leia também:
As commodities são negociadas em Bolsas de Mercadorias e Futuros globalmente. Os principais locais de compra e venda das commodities incluem a Bolsa de Chicago (CME) e a Bolsa de Nova York. No Brasil, a B3 é a principal referência.
Nesses ambientes, há uma ampla gama de contratos futuros e contratos de opções. Com esses instrumentos, os negociadores podem realizar a compra ou venda da commodity com a entrega de uma quantidade específica do produto a um preço predeterminado em uma data futura. Eles são uma maneira popular de negociar commodities e gerenciar riscos para produtores e consumidores.
As commodities podem ser comercializadas em uma variedade de ferramentas, o que proporciona diversas opções de acesso aos ativos.
As commodities desempenham um papel central na economia global devido à sua influência sobre diversos setores-chave. Elas servem como base para a produção de uma ampla gama de bens e serviços, incluindo alimentos, energia, metais, materiais de construção e produtos agrícolas.
A disponibilidade e os preços dessas mercadorias afetam diretamente os custos de produção em várias indústrias. Com isso, há riscos de alteração nos preços dos produtos finais, repercutindo também na inflação. Além disso, as commodities integram a balança comercial de muitos países, pois as exportações dessas mercadorias representam uma parte significativa da receita de nações produtoras.
Em decorrência dessa situação, as commodities influenciam a saúde econômica e a estabilidade financeira dos países. A volatilidade de preços também pode acarretar consequências relacionadas à competitividade e aos resultados das exportações, impactando inclusive o valor das moedas locais.
Por fim, as commodities também atraem investidores e especuladores, tornando-se ativos que desempenham uma função primordial nos mercados de capitais globais. A especulação de commodities é mais um fator de volatilidade nos preços, interferindo em investimentos e portfólios financeiros.
Com certeza, você percebeu que os players do mercado de commodities não controlam a cotação das mercadorias em negociação. Nesse sentido, as variações bruscas de preço – seja para mais ou para menos – provocam efeitos na logística e lucratividade. Ou seja, afetam as receitas.
Por isso, a proteção da volatilidade é crucial para ter sucesso nos negócios. O acompanhamento das tendências e movimentações deste mercado faz toda a diferença. Dessa forma, avaliam-se quais os melhores momentos para comprar ou vender determinados produtos.
A hEDGEpoint une produtos de hedge sofisticados e análise de dados para ajudar na tomada de decisão. Conheça o nosso hub de inteligência de mercado e saiba como podemos ajudar!
Rua Funchal, 418, 18º andar - Vila Olímpia São Paulo, SP, Brasil
Contato
(00) 99999-8888 example@mail.com
Section
Home
O que Fazemos
Mercado
Quem Somos
HUB
Blog
Esta página foi preparada pela Hedgepoint Schweiz AG e suas afiliadas (“Hedgepoint”) exclusivamente para fins informativos e instrutivos, sem o objetivo de estabelecer obrigações ou compromissos com terceiros, nem de promover uma oferta ou solicitação de oferta de venda ou compra de quaisquer valores mobiliários, commodity interests ou produtos de investimento.
A Hedgepoint e suas associadas renunciam expressamente a qualquer uso das informações contidas neste documento que direta ou indiretamente resulte em danos ou prejuízos de qualquer natureza. As informações são obtidas de fontes que acreditamos serem confiáveis, mas não garantimos a atualidade ou precisão dessas informações.
O trading de commodity interests, como futuros, opções e swaps, envolve um risco substancial de perda e pode não ser adequado para todos os investidores. Você deve considerar cuidadosamente se esse tipo de negociação é adequado para você, levando em conta sua situação financeira. O desempenho passado não é necessariamente indicativo de resultados futuros. Os clientes devem confiar em seu próprio julgamento independente e/ou consultores antes de realizar qualquer transação.
A Hedgepoint não fornece consultoria jurídica, tributária ou contábil, sendo de sua responsabilidade buscar essas orientações separadamente.
A Hedgepoint Schweiz AG está organizada, constituída e existente sob as leis da Suíça, é afiliada à ARIF, a Associação Romande des Intermédiaires Financiers, que é uma Organização de Autorregulação autorizada pela FINMA. A Hedgepoint Commodities LLC está organizada, constituída e existente sob as leis dos Estados Unidos, sendo autorizada e regulada pela Commodity Futures Trading Commission (CFTC) e é membro da National Futures Association (NFA), atuando como Introducing Broker e Commodity Trading Advisor. A Hedgepoint Global Markets Limited é regulada pela Dubai Financial Services Authority. O conteúdo é direcionado a Clientes Profissionais e não a Clientes de Varejo. A Hedgepoint Global Markets PTE. Ltd está organizada, constituída e existente sob as leis de Singapura, isenta de obter uma licença de serviços financeiros conforme o Segundo Anexo do Securities and Futures (Licensing and Conduct of Business) Act, pela Monetary Authority of Singapore (MAS). A Hedgepoint Global Markets DTVM Ltda. é autorizada e regulada no Brasil pelo Banco Central do Brasil (BCB) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Hedgepoint Serviços Ltda. está organizada, constituída e existente sob as leis do Brasil. A Hedgepoint Global Markets S.A. está organizada, constituída e existente sob as leis do Uruguai.
Em caso de dúvidas não resolvidas no primeiro contato com o atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com o canal de ouvidoria interna (ombudsman@hedgepointglobal.com – global ou ouvidoria@hedgepointglobal.com – apenas Brasil) ou ligue para 0800-8788408 (apenas Brasil).
Integridade, ética e transparência são valores que guiam nossa cultura. Para fortalecer ainda mais nossas práticas, a Hedgepoint possui um canal de denúncias para colaboradores e terceiros via e-mail ethicline@hedgepointglobal.com ou pelo formulário Ethic Line – Hedgepoint Global Markets.
Nota de segurança: Todos os contatos com clientes e parceiros são realizados exclusivamente por meio do nosso domínio @hedgepointglobal.com. Não aceite informações, boletos, extratos ou solicitações de outros domínios e preste atenção especial a variações em letras ou grafias, pois podem indicar uma situação fraudulenta.
“Hedgepoint” e o logotipo “Hedgepoint” são marcas de uso exclusivo da Hedgepoint e/ou de suas afiliadas. O uso ou reprodução é proibido, a menos que expressamente autorizado pela HedgePoint.
Além disso, o uso de outras marcas neste documento foi autorizado apenas para fins de identificação. Isso, portanto, não implica quaisquer direitos da HedgePoint sobre essas marcas ou implica endosso, associação ou aprovação pelos proprietários dessas marcas com a Hedgepoint ou suas afiliadas.
aA Hedgepoint Global Markets é correspondente cambial do Ebury Banco de Câmbio, de acordo com a resolução CMN Nº 4.935, DE 29 DE JULHO DE 2021, Artigo 14 do Banco Central do Brasil (BACEN).
Para mais informações sobre nosso parceiro, serviços disponíveis, atendimento e ouvidoria, acesse o link a seguir: https://br.ebury.com/