Nas operações de hedge, existem os acumuladores. Consideradas estruturas, elas são uma alternativa para proteger os negócios da volatilidade, característic
Nas operações de hedge, existem os acumuladores. Consideradas estruturas, elas são uma alternativa para proteger os negócios da volatilidade, característica intrínseca do mercado de commodities.
Em geral, os acumuladores englobam um conjunto de opções. Toda opção inerentemente tem um prêmio, mais alto ou mais baixo, o que varia em função do seu risco. Porém, permite a criação de produtos mais sofisticados.
Desse modo, por meio desse instrumento financeiro, o negociador busca se beneficiar de eventuais oportunidades e gerenciar seus riscos.
Quer entender como os acumuladores se aplicam nas operações de hedge? Acompanhe a leitura do nosso conteúdo exclusivo!
Os acumuladores são produtos em que uma das partes compra ou vende, periodicamente, um determinado número de contratos futuros da commodity em questão.
Os preços são pré-determinados para uma série de datas também pré-definidas ao longo de um período especificado. O que definirá o comportamento do acumulador em cada data preestabelecida é o preço de fechamento da commodity, comparada aos preços pré-determinados nos níveis do acumulador.
O valor do contrato pode, assim, aumentar periodicamente e intensificar a alavancagem, caso uma condição pré-definida seja acionada. Por exemplo, se o preço da commodity ficar acima ou abaixo de determinado nível acordado entre as partes.
Desse modo, esses produtos permitem que um cliente “acumule” um futuro vendido acima do mercado atual ou um futuro comprado abaixo do mercado atual. Entretanto, o mercado deve permanecer dentro da faixa especificada para tal.
Leia também:
Para que você entenda como um acumulador funciona nas operações de hedge, vamos trazer duas situações comuns de seu uso no mercado do açúcar. Abaixo, especificamos cada uma delas.
Imagine o caso de um usineiro que possui um volume de 100.000 toneladas de açúcar. Ele deseja negociar essa quantidade no curto prazo e quer se proteger da oscilação de preços.
Ao analisar os principais relatórios de inteligência de mercado dessa commodity, ele percebe que há uma perspectiva de baixa de preços e alta volatilidade. Ele define um valor razoável de 19c/lbs (cotação feita em centavos de dólar por libra-peso) para vender o produto.
Para conseguir obter maior lucratividade e cobrir os custos de produção, ele opta por uma operação de hedge estruturada. O seu objetivo é garantir a venda do maior volume possível, no preço visado.
Ele pode assegurar a venda em um preço acima do praticado no mercado, a partir de um produto estruturado na operação de hedge. Porém, ele deve assumir duas contrapartidas:
Considere que cada contrato negociado na bolsa de NY equivale a 50 toneladas. O produtor, então, distribui a venda ao longo de 20 dias úteis, negociando uma média de 100 a 200 contratos por dia. Ou seja: 5.000 a 10.000 toneladas por dia. Uma estratégia usando acumuladores pode ser como a demonstrada abaixo:
Cenário 1: Todos os dias que o açúcar estiver entre 17,01 c/lbs e 19,00 c/lbs, serão negociadas 5.000 toneladas ao valor de 19 c/lbs. |
Cenário 2: Todos os dias que a cotação do açúcar estiver acima 19,00 c/lbs, serão negociadas 10.000 toneladas ao valor de 19,00 c/lbs. |
Cenário 3: Caso a cotação do açúcar atinja o valor mínimo de 17,00 c/lbs, a estrutura será encerrada e o volume acumulado anteriormente se mantém. |
O usineiro, assim, consegue melhorar o seu preço de venda assumindo o risco em cima da quantidade a ser acumulada (podendo sofrer o dobro ou o knock-out).
Agora pense que você é um comprador de açúcar em uma indústria de chocolate. Houve um aumento da demanda na Páscoa e você precisa produzir mais. Ou seja: necessita de mais açúcar no curto prazo.
Ao analisar os últimos relatórios de inteligência de mercado, percebe que há perspectiva de alta volatilidade nesta commodity. Então, você define dois valores que irão nortear a sua compra:
Com isso definido, recorre para o uso de uma operação estruturada. O seu objetivo é garantir o teto de preço estipulado e comprar o máximo possível de açúcar no valor de 16,50 c/lbs. Então, um acumulador possível seria:
Cenário 1: Todos os dias que o açúcar estiver em A, quero comprar a 18,00 c/lbs. |
Cenário 2: Todos os dias que o açúcar estiver em B, quero comprar a 16,50 c/lbs. |
Cenário 3: Todos os dias que o açúcar estiver em C, comprar o dobro do volume diário a 16,50 c/lbs. |
Nessa estratégia que apresenta um teto, o comprador abre mão de um intervalo maior de mercado. Enquanto isso, consegue garantir uma quantidade mínima com precificação pelo menos no teto.
Os produtos acumuladores são essenciais nas operações de hedge, pois fornecem a produtores, empresas e investidores mecanismos para mitigar riscos devido às flutuações de preço.
Ao utilizar esses produtos, pode-se fixar e “acumular” um preço específico para uma quantidade determinada de commodities, mesmo que a entrega ocorra em uma data futura. Isso faz toda a diferença para setores que dependem fortemente de commodities, oferecendo-lhes uma maneira de proteger suas operações.
Além disso, os produtos acumuladores podem proporcionar maior estabilidade financeira, Afinal, permitem que negociadores planejem seus custos de produção e fixem seus preços de compra e venda com maior confiança, por exemplo. Desse modo, os participantes do mercado fortalecem a competitividade.
Leia mais:
Entender a aplicação de produtos acumuladores contribui para aperfeiçoar a gestão de riscos em commodities. Dessa forma, os participantes do mercado conseguem tomar decisões mais bem informadas.
A Hedgepoint oferece instrumentos de hedge sofisticados. Com atuação global, nosso time de inteligência de mercado desenvolve relatórios atualizados acerca de todas as movimentações que podem trazer volatilidade. Além disso, disponibilizamos materiais no Hedgepoint HUB, nossa plataforma educativa exclusiva.
Mantenha-se informado sobre todos os acontecimentos que impactam o mercado de commodities e saiba como se proteger. Assine a newsletter da Hedgepoint e comece a transformar riscos em oportunidades.
Rua Funchal, 418, 18º andar - Vila Olímpia São Paulo, SP, Brasil
Contato
(00) 99999-8888 example@mail.com
Section
Home
O que Fazemos
Mercado
Quem Somos
HUB
Blog
Esta página foi preparada pela Hedgepoint Schweiz AG e suas afiliadas (“Hedgepoint”) exclusivamente para fins informativos e instrutivos, sem o objetivo de estabelecer obrigações ou compromissos com terceiros, nem de promover uma oferta ou solicitação de oferta de venda ou compra de quaisquer valores mobiliários, commodity interests ou produtos de investimento.
A Hedgepoint e suas associadas renunciam expressamente a qualquer uso das informações contidas neste documento que direta ou indiretamente resulte em danos ou prejuízos de qualquer natureza. As informações são obtidas de fontes que acreditamos serem confiáveis, mas não garantimos a atualidade ou precisão dessas informações.
O trading de commodity interests, como futuros, opções e swaps, envolve um risco substancial de perda e pode não ser adequado para todos os investidores. Você deve considerar cuidadosamente se esse tipo de negociação é adequado para você, levando em conta sua situação financeira. O desempenho passado não é necessariamente indicativo de resultados futuros. Os clientes devem confiar em seu próprio julgamento independente e/ou consultores antes de realizar qualquer transação.
A Hedgepoint não fornece consultoria jurídica, tributária ou contábil, sendo de sua responsabilidade buscar essas orientações separadamente.
A Hedgepoint Schweiz AG está organizada, constituída e existente sob as leis da Suíça, é afiliada à ARIF, a Associação Romande des Intermédiaires Financiers, que é uma Organização de Autorregulação autorizada pela FINMA. A Hedgepoint Commodities LLC está organizada, constituída e existente sob as leis dos Estados Unidos, sendo autorizada e regulada pela Commodity Futures Trading Commission (CFTC) e é membro da National Futures Association (NFA), atuando como Introducing Broker e Commodity Trading Advisor. A Hedgepoint Global Markets Limited é regulada pela Dubai Financial Services Authority. O conteúdo é direcionado a Clientes Profissionais e não a Clientes de Varejo. A Hedgepoint Global Markets PTE. Ltd está organizada, constituída e existente sob as leis de Singapura, isenta de obter uma licença de serviços financeiros conforme o Segundo Anexo do Securities and Futures (Licensing and Conduct of Business) Act, pela Monetary Authority of Singapore (MAS). A Hedgepoint Global Markets DTVM Ltda. é autorizada e regulada no Brasil pelo Banco Central do Brasil (BCB) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Hedgepoint Serviços Ltda. está organizada, constituída e existente sob as leis do Brasil. A Hedgepoint Global Markets S.A. está organizada, constituída e existente sob as leis do Uruguai.
Em caso de dúvidas não resolvidas no primeiro contato com o atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com o canal de ouvidoria interna (ombudsman@hedgepointglobal.com – global ou ouvidoria@hedgepointglobal.com – apenas Brasil) ou ligue para 0800-8788408 (apenas Brasil).
Integridade, ética e transparência são valores que guiam nossa cultura. Para fortalecer ainda mais nossas práticas, a Hedgepoint possui um canal de denúncias para colaboradores e terceiros via e-mail ethicline@hedgepointglobal.com ou pelo formulário Ethic Line – Hedgepoint Global Markets.
Nota de segurança: Todos os contatos com clientes e parceiros são realizados exclusivamente por meio do nosso domínio @hedgepointglobal.com. Não aceite informações, boletos, extratos ou solicitações de outros domínios e preste atenção especial a variações em letras ou grafias, pois podem indicar uma situação fraudulenta.
“Hedgepoint” e o logotipo “Hedgepoint” são marcas de uso exclusivo da Hedgepoint e/ou de suas afiliadas. O uso ou reprodução é proibido, a menos que expressamente autorizado pela HedgePoint.
Além disso, o uso de outras marcas neste documento foi autorizado apenas para fins de identificação. Isso, portanto, não implica quaisquer direitos da HedgePoint sobre essas marcas ou implica endosso, associação ou aprovação pelos proprietários dessas marcas com a Hedgepoint ou suas afiliadas.
aA Hedgepoint Global Markets é correspondente cambial do Ebury Banco de Câmbio, de acordo com a resolução CMN Nº 4.935, DE 29 DE JULHO DE 2021, Artigo 14 do Banco Central do Brasil (BACEN).
Para mais informações sobre nosso parceiro, serviços disponíveis, atendimento e ouvidoria, acesse o link a seguir: https://br.ebury.com/