Mulheres no mercado de commodities: Conheça as vozes da Hedgepoint – Thais Italiani

No mercado financeiro, e especialmente no universo das commodities, a presença feminina tem ganhado cada vez mais destaque. Essas profissionais estão traze

Lavinia Pereira
Mar 24, 2025 12:00:00 AM

No mercado financeiro, e especialmente no universo das commodities, a presença feminina tem ganhado cada vez mais destaque. Essas profissionais estão trazendo novas perspectivas, olhar estratégico e inovação em um contexto que pode ser o ponto de virada para o setor.  

Para celebrar o mês da mulher, destacamos as histórias, desafios e conquistas dessas mulheres que fazem a diferença no mercado de commodities. Em uma conversa aberta, Thais Italiani – Gerente de Inteligência de Mercado, compartilhou sua trajetória, insights sobre a profissão e sua visão sobre o futuro da participação feminina no setor. 

Acompanhe esta série especial e conheça as vozes que fazem parte da Hedgepoint Global Markets. 

 

Qual é o seu nome completo e qual é a sua função na Hedgepoint?

Thais Italiani – Gerente de Inteligência de Mercado.

Como começou a sua trajetória no mercado financeiro/commodities? 

Comecei como Trainee em Inteligência de Mercado em Grãos na Stonex após meu mestrado em Economia Aplicada na ESALQ. 

Qual foi o maior aprendizado que você teve atuando no mercado de commodities?

O maior aprendizado que tive foi compreender o ambiente de comercialização de commodities e como os fatores de oferta e demanda exercem um papel fundamental nessa dinâmica.

 

Quais são os principais desafios que você enfrenta sendo mulher nesse mercado, que é tradicionalmente masculino?

Um dos principais desafios que enfrento é abrir espaço para outras mulheres. De fato, é um ambiente tradicionalmente masculino e, para ampliarmos a presença feminina, precisamos investir em capacitação – algo que tenho incentivado ativamente dentro do meu time.

Como você enxerga o impacto do seu trabalho na Hedgepoint, seja entre o seu time ou no relacionamento com o cliente?

Vejo meu trabalho refletindo diretamente na autoridade da nossa marca perante o mercado e nossos clientes. Produzir conteúdo de Inteligência de Mercado com qualidade e que realmente faça a diferença nas discussões estratégicas com os clientes é o que nos inspira!

Há algum projeto ou conquista na Hedgepoint que você tem orgulho de ter participado?

O lançamento do HUB é algo que me enche de orgulho! O Hedgepoint HUB nos coloca em um novo patamar no mercado, combinando em um único lugar nossas habilidades em OTC, Inteligência de Mercado e Academy.

De que maneira você acha que a Hedgepoint apoia o desenvolvimento das mulheres nesse mercado?

A Hedgepoint é exemplar ao oferecer oportunidades iguais para todos os seus profissionais. Vejo em meus colegas um desejo genuíno de atrair e reter bons talentos, independentemente do gênero, e isso nos torna cada vez mais fortes! Juntos, somos sempre mais fortes!

Que conselho você daria para mulheres que desejam entrar no mercado financeiro e trabalhar no mercado de commodities?

Meu conselho é que sempre expressem sua opinião e visão, sem receio de julgamentos ou possíveis rejeições. Quanto mais autêntica você for, mais conquistará seu espaço e sua própria voz, o que é fundamental neste ambiente!

Como atuar no mercado financeiro contribuiu para o seu crescimento profissional e pessoal?

Atuar nesse mercado me proporciona inúmeras oportunidades de aprendizado e vivências, permitindo não apenas o meu crescimento profissional, mas também o desenvolvimento das pessoas do meu time. Além disso, tem sido uma jornada de evolução pessoal constante.

Como você equilibra sua vida pessoal e o ritmo intenso do mercado financeiro?

Com a maturidade e diferentes experiências, ganhei clareza sobre onde realmente adiciono valor: gerenciando meu time com autonomia, realizando boas análises e construindo pontes para melhores decisões estratégicas. Foco minha energia nisso e, assim, consigo estar plenamente presente nos momentos com meus filhos e meu marido, sem me perder em preocupações e ansiedade.

Existe alguma história interessante ou que mais te impactou na Hedgepoint e que gostaria de compartilhar?

Um momento muito impactante para mim foi durante a pandemia, quando me vi como o principal pilar para sustentar meu time e inovar em nossas entregas. Fui convidada a assumir a gestão e confiei na minha intuição para formar um time sinérgico e colaborativo. Juntos, conquistamos excelentes resultados, contribuindo para o crescimento da empresa!

Posts Similares