O mercado de commodities é diretamente impactado pelas decisões políticas e econômicas de países do mundo inteiro. Quando ocorre um grande conflito, como o
O mercado de commodities é diretamente impactado pelas decisões políticas e econômicas de países do mundo inteiro. Quando ocorre um grande conflito, como o que está acontecendo entre Rússia e Ucrânia desde fevereiro de 2022, a produção e distribuição de produtos agrícolas podem ser afetadas, colocando em risco a segurança alimentar. Foi nesse contexto que surgiu o Corredor de Grãos, que acaba de ser renovado por mais 60 dias.
Os dois países que estão em guerra são grandes produtores principalmente de trigo, cereais, petróleo e gás natural. Com o início do conflito, as especulações já começaram a causar preocupação com aumentos de preços e a possível falta de trigo, no mundo inteiro, e gás natural, principalmente na Europa.
Os impactos desse acordo foram positivos, tanto para os países, que puderam manter suas exportações, quanto para o resto do mundo, que pode ter mais tranquilidade sobre a possibilidade de inflação e escassez desses produtos. Nesse texto, entenderemos um pouco mais sobre o que é e como funciona o Corredor de Grãos.
O corredor de grãos do Mar Negro foi estabelecido em 22 de julho de 2022, como um esforço de colaboração entre a Rússia e a Ucrânia, países que estão em guerra desde fevereiro de 2022. A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Turquia também deram seu apoio a esta iniciativa, que permitiu à Ucrânia retomar suas exportações.
A Ucrânia costumava exportar 6 milhões de toneladas de trigo por mês, em tempos de paz, de acordo com o ministro da cultura ucraniano Mykola Solskyi. Porém, quando iniciou a guerra, uma grande quantidade ficou armazenada em estoques, sem a possibilidade de sair do país, prejudicando a economia local, impactando a economia global e pondo em risco a segurança alimentar mundial.
Diante dessa situação, a ONU mediou um acordo entre Ucrânia, Rússia e Turquia, chamada Iniciativa de Grãos do Mar Negro. A oficialização ocorreu em cerimônia em Istambul, cidade neutra em relação ao conflito.
Com este acordo, tornou-se possível exportar novamente grãos, outros alimentos e fertilizantes a partir de três portos importantes da Ucrânia para o resto do mundo. As embarcações que por ali passam, devem ser inspecionadas em Istambul, para garantir a segurança da operação.
A rota possui 320 milhas náuticas e conecta três portos ucranianos – Odesa, Chornomorsk e Yuzhny, com áreas de inspeção dentro das águas do território turco.
A Ucrânia está exportando atualmente cerca de 15% do milho mundial e 7% do trigo, tendo grande importância na segurança alimentar. Destes, 22% são destinados a países de média e baixa renda, de acordo com a JCC (sigla inglesa para Centro de Coordenação Conjunta, com equipe formada por representantes dos três países e da ONU).
Com o corredor ativo, o total de embarques ucranianos de trigo, milho e cevada pode chegar a 6 milhões de toneladas por mês. Quando o corredor está fechado e o transporte é feito apenas por ferrovias, o número cai para apenas 2 milhões.
O acordo, que nasceu com um prazo de 120 dias para ser revisado, chegou agora a sua terceira rodada de renovação. Desde que foi firmado, 953 navios navegaram transportando 30 milhões de toneladas de alimentos para 45 países.
Este mês, o Acordo do Corredor de Grãos foi prorrogado, valendo por mais 60 dias. Embora a extensão exerça uma pressão de baixa sobre os preços do trigo e do milho no curto prazo, as exportações da próxima safra continuam em risco.
Ainda assim, do ponto de vista da Rússia, a não prorrogação do Acordo do Corredor de Grãos em julho parece pouco atraente, pois poderia levar a uma retaliação dos países ocidentais, possivelmente prejudicando o potencial de exportação da Rússia.
Consequentemente, a não prorrogação do acordo teria um grande impacto nos mercados de trigo, pois afetaria as exportações de dois dos maiores exportadores do mundo em um cenário de estoques globais já apertados. O mesmo não se aplica tanto para o milho, dada a maior oferta esperada para a próxima safra em diversas regiões – inclusive na Europa.
Esse cenário é um bom exemplo que não nos deixa dúvidas: o mercado de commodities é muito volátil. Mesmo quando não está sendo impactado por um conflito internacional, o cenário político e econômico do Brasil e do exterior influenciam na formação de preço. Assim como as taxas de câmbio, que também podem variar.
Por isso é imprescindível contar com um planejamento que dê segurança e mais previsibilidade para o futuro dos negócios.
Utilizar estratégias de hedge é a melhor opção para evitar surpresas desagradáveis na programação financeira de quem trabalha na cadeia de commodities.
A hEDGEpoint alia o conhecimento de especialistas com produtos de gestão de risco por meio de tecnologias e consultoria customizada para oferecer sempre a melhor experiência em operações de futuros.
Estamos presentes globalmente, sempre preparados para atender a qualquer momento e em qualquer lugar. Entre em contato para saber mais sobre como utilizar este instrumento a favor dos seus negócios.
Fale com um especialista da hEDGEpoint
Rua Funchal, 418, 18º andar - Vila Olímpia São Paulo, SP, Brasil
Contato
(00) 99999-8888 example@mail.com
Section
Home
O que Fazemos
Mercado
Quem Somos
HUB
Blog
Esta página foi preparada pela Hedgepoint Schweiz AG e suas afiliadas (“Hedgepoint”) exclusivamente para fins informativos e instrutivos, sem o objetivo de estabelecer obrigações ou compromissos com terceiros, nem de promover uma oferta ou solicitação de oferta de venda ou compra de quaisquer valores mobiliários, commodity interests ou produtos de investimento.
A Hedgepoint e suas associadas renunciam expressamente a qualquer uso das informações contidas neste documento que direta ou indiretamente resulte em danos ou prejuízos de qualquer natureza. As informações são obtidas de fontes que acreditamos serem confiáveis, mas não garantimos a atualidade ou precisão dessas informações.
O trading de commodity interests, como futuros, opções e swaps, envolve um risco substancial de perda e pode não ser adequado para todos os investidores. Você deve considerar cuidadosamente se esse tipo de negociação é adequado para você, levando em conta sua situação financeira. O desempenho passado não é necessariamente indicativo de resultados futuros. Os clientes devem confiar em seu próprio julgamento independente e/ou consultores antes de realizar qualquer transação.
A Hedgepoint não fornece consultoria jurídica, tributária ou contábil, sendo de sua responsabilidade buscar essas orientações separadamente.
A Hedgepoint Schweiz AG está organizada, constituída e existente sob as leis da Suíça, é afiliada à ARIF, a Associação Romande des Intermédiaires Financiers, que é uma Organização de Autorregulação autorizada pela FINMA. A Hedgepoint Commodities LLC está organizada, constituída e existente sob as leis dos Estados Unidos, sendo autorizada e regulada pela Commodity Futures Trading Commission (CFTC) e é membro da National Futures Association (NFA), atuando como Introducing Broker e Commodity Trading Advisor. A Hedgepoint Global Markets Limited é regulada pela Dubai Financial Services Authority. O conteúdo é direcionado a Clientes Profissionais e não a Clientes de Varejo. A Hedgepoint Global Markets PTE. Ltd está organizada, constituída e existente sob as leis de Singapura, isenta de obter uma licença de serviços financeiros conforme o Segundo Anexo do Securities and Futures (Licensing and Conduct of Business) Act, pela Monetary Authority of Singapore (MAS). A Hedgepoint Global Markets DTVM Ltda. é autorizada e regulada no Brasil pelo Banco Central do Brasil (BCB) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Hedgepoint Serviços Ltda. está organizada, constituída e existente sob as leis do Brasil. A Hedgepoint Global Markets S.A. está organizada, constituída e existente sob as leis do Uruguai.
Em caso de dúvidas não resolvidas no primeiro contato com o atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com o canal de ouvidoria interna (ombudsman@hedgepointglobal.com – global ou ouvidoria@hedgepointglobal.com – apenas Brasil) ou ligue para 0800-8788408 (apenas Brasil).
Integridade, ética e transparência são valores que guiam nossa cultura. Para fortalecer ainda mais nossas práticas, a Hedgepoint possui um canal de denúncias para colaboradores e terceiros via e-mail ethicline@hedgepointglobal.com ou pelo formulário Ethic Line – Hedgepoint Global Markets.
Nota de segurança: Todos os contatos com clientes e parceiros são realizados exclusivamente por meio do nosso domínio @hedgepointglobal.com. Não aceite informações, boletos, extratos ou solicitações de outros domínios e preste atenção especial a variações em letras ou grafias, pois podem indicar uma situação fraudulenta.
“Hedgepoint” e o logotipo “Hedgepoint” são marcas de uso exclusivo da Hedgepoint e/ou de suas afiliadas. O uso ou reprodução é proibido, a menos que expressamente autorizado pela HedgePoint.
Além disso, o uso de outras marcas neste documento foi autorizado apenas para fins de identificação. Isso, portanto, não implica quaisquer direitos da HedgePoint sobre essas marcas ou implica endosso, associação ou aprovação pelos proprietários dessas marcas com a Hedgepoint ou suas afiliadas.
aA Hedgepoint Global Markets é correspondente cambial do Ebury Banco de Câmbio, de acordo com a resolução CMN Nº 4.935, DE 29 DE JULHO DE 2021, Artigo 14 do Banco Central do Brasil (BACEN).
Para mais informações sobre nosso parceiro, serviços disponíveis, atendimento e ouvidoria, acesse o link a seguir: https://br.ebury.com/